Para alcançar os melhores resultados e se destacar no mercado, é importante que a empresa elabore uma estratégia eficiente para manter uma equipe qualificada, produtiva e eficiente. Para isso, contar com uma solução educacional é uma excelente alternativa.

Isso porque, ao contar com a educação corporativa, a empresa consegue desenvolver seus próprios programas de capacitação dos colaboradores, alinhados com a cultura, objetivo e metas da empresa. Isso visa aumentar as chances de qualificação e adequação dos profissionais para exercer suas funções com a aplicação das habilidades e competências desenvolvidas.

Devido à importância desse assunto, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais questões!

O que é educação corporativa?

Você sabe o que é educação corporativa? Trata-se de um conjunto de práticas que uma organização implementa para gerar uma formação continuada de seus funcionários, trabalhando seus potenciais junto aos princípios da empresa.

Sua diferença em relação aos treinamentos corporativos é esse recurso não ser direcionado para transmitir conhecimentos específicos de uma função, mas fortalecer aptidões por meio do aprendizado estratégico. O treinamento tem a finalidade de proporcionar conhecimento tático, orientando o time a realizar suas atividades rotineiras.

A base da educação corporativa é a gestão do conhecimento, por meio do incentivo à troca de informações entre os integrantes da equipe, de forma que todos possam aprender e evoluir uns com os outros, alavancando as possibilidades de sucesso. Entre os principais objetivos, estão:

  • aprimorar as habilidades dos funcionários;
  • estabelecer comportamento e atitudes que devem ser observados;
  • elevar a produtividade de todos na companhia;
  • integrar o time com a cultura da organização;
  • aprimorar o gerenciamento de tempo;
  • engajar as competências dos gestores;
  • direcionar os colaboradores para que possam desempenhar suas funções de forma correta e eficaz;
  • ensinar os colaboradores a operar os equipamentos de forma eficiente e adequada;
  • instruir aos colaboradores a realizarem funções de forma correta e efetiva;
  • promover a qualificação do time de maneira contínua, entre outros.

Por que implementar na empresa?

Um dos intuitos da educação corporativa na empresa é desenvolver os profissionais e orientá-los sobre a melhor forma de aplicar seus conhecimentos no exercício das atividades.

Existem alguns casos em que a organização ainda não consegue identificar a relevância dessa prática. No entanto, essa realidade vem sofrendo alterações entre empresas de todos os portes e ramos de atuação, tendo em vista que, com o avanço da tecnologia, diversos formatos, como educação a distância, gamificação e demais tendências têm sido vistas como ferramentas capazes de estimular o conhecimento empresarial.

Diversas vantagens podem ser usufruídas pela empresa e funcionários com a adoção dessa metodologia estratégica. Conheça as principais a seguir!

Identificação de novos talentos

Motivar a equipe é fundamental. Mesmo os colaboradores mais antigos podem identificar novas afinidades, seja por meio de uma capacitação com temas atualizados, seja por práticas dentro da atividade que eles já dominam. Com isso, podem ter contato com visões diversas, além de desenvolver aptidões que antes não conseguiam identificar.

Conteúdo personalizado

Promover a capacitação é diferente de somente realizar a matrícula dos profissionais da empresa em um curso, tendo em vista que, na educação corporativa, as organizações precisam trabalhar as dificuldades encontradas junto ao time.

Nesse caso, o ideal é dialogar com todos para estabelecer as qualificações mais adequadas para criar um bom curso, com material relevante e rico, focado no que foi encontrado no levantamento. Essa ferramenta tem a capacidade de mudar o dia a dia da organização, por meio da criação de uma cultura de qualificação

Redução do turnover

A educação corporativa também ajuda com relação à minimização do índice de rotatividade dos profissionais, chamada turnover. Quando um colaborador faz parte de um treinamento efetivo, fica mais fácil ele se motivar e se sentir valorizado. Ele se vê como parte essencial para os resultados do negócio, o que vai reduzir as possibilidades de optar por outras empresas.

Desenvolvimento de carreira

Mostrar para o time a preocupação da companhia com o crescimento profissional de cada integrante vai gerar um retorno considerável. Isso porque, quando os trabalhadores estão motivados, há reflexo não apenas na produtividade, mas também no ambiente laboral, promovendo o engajamento de todos com os objetivos e metas do negócio e, consequentemente, a retenção de talentos.

Incentivo à inovação

Por meio da inserção das mais variadas ferramentas disponíveis no mercado para a aplicação da educação corporativa, é importante ressaltar que os funcionários começam a dominar suas tarefas em geral, entendem melhor o valor do seu trabalho e se tornam confiantes com a implementação de processos mais modernos e adequados à realidade.

Padronização das atitudes e comportamentos

No ambiente corporativo, cada organização tem a sua própria identidade, estabelecida por meio da consideração de seus valores, crenças, hábitos e objetivos. Deve haver total respeito pelas diferenças aliado a um clima organizacional em que as regras sejam definidas com o intuito de direcionar o comportamento dos membros do time dentro da companhia.

Esse gerenciamento comportamental é desenvolvido por intermédio da educação corporativa. Assim, fica mais fácil para os gestores identificarem os diferentes tipos de personalidade dos funcionários e os fatores que criam as barreiras que afetam a comunicação e a integração das equipes.

Como forma de solucionar esse problema, é necessário ensinar os colaboradores sobre a importância de um bom trabalho em equipe, tanto para a empresa quanto para a carreira de cada um. Sendo assim, é preciso criar um programa eficiente, que vai inserir técnicas e métodos capazes de proporcionar educação para os profissionais.

Aumento da produtividade

Quando um plano de educação corporativa é implementado, o funcionário consegue desenvolver suas funções de maneira qualificada e com agilidade, já que ele aprende como realizar suas tarefas da melhor forma possível e, ainda, recebe as melhores orientações de como evoluir sempre.

Tudo isso vai fazer com que ele gaste menos tempo ao fazer suas funções e minimize as chances de cometer erros que podem prejudicar os resultados do negócio. Assim, quando o profissional é inserido em um treinamento da educação corporativa, conquistará uma maior compreensão, o que vai permitir a avaliação de novos processos com mais crítica e implementação de melhorias.

Atendimento de qualidade

Não há dúvida de que qualificar os funcionários da empresa vai levar a melhoras significativas em toda a cadeia de produção. Além da otimização dos procedimentos internos e de um melhor preparo para o atendimento das necessidades do mercado, os responsáveis pelo atendimento final, que lidam de forma direta com os clientes, estão disponíveis e seguros para propiciar uma experiência cada vez mais satisfatória.

Isso vai levar ao aumento da captação e fidelização de novos consumidores, além da elevação da lucratividade.

Integração dos funcionários com a cultura da empresa

A cultura da empresa é o motivo que leva os colaboradores a se motivarem ou não com as estratégias do negócio. Quando não existe essa identificação e alinhamento, a equipe se torna improdutiva e a taxa de rotatividade de profissionais aumenta. Dessa forma, alinhar o time interno é um dos pilares que sustentam a organização.

No entanto, muitas companhias não sabem como engajar os funcionários com a cultura do negócio. Apesar de alguns gestores optarem pelo uso de incentivos financeiros ou demais benefícios, que não deixam de ser importantes, a educação corporativa é a chave para promover mudanças no modo de pensar e agir com os propósitos da empresa.

Mas como isso pode ser implementado? Nos dias atuais, a organização deve contar com a tecnologia e inovação como um dos principais pilares da sua cultura. Por esse motivo, o ambiente interno precisa ser modelado para engajar a equipe a adquirirem o costume de reinventar demandas e processos, e a educação corporativa pode desempenhar um papel importante nesse pensamento mais inovador.

Melhora da autoconfiança

É necessário proporcionar aos profissionais ferramentas nas quais eles se sintam confortáveis em utilizá-las. Com o conhecimento adquirido no treinamento, terão uma participação confiante e com mais autonomia, fazendo com que o gestor não precise gastar tanto tempo acompanhando todos os passos desenvolvidos por cada um.

Como pode perceber, as ações de educação corporativa nas empresas podem gerar uma série de benefícios importantes para o crescimento da empresa e valorização da carreira de sua equipe.

Qual a importância de contar com uma empresa especialista?

Ao implementar a solução educacional no negócio, o primeiro passo é o departamento de Recursos Humanos procurar identificar, junto aos gestores, as principais necessidades de qualificação e atualização dos colaboradores.

Após essa análise, fica mais fácil realizar o escopo e contar com parceiros que vão ajudar no treinamento e o desenvolvimento dos conteúdos e oferecer as melhores soluções para serem compartilhadas com os funcionários, além de realizar um monitoramento dos resultados. Tudo isso é fundamental nesse processo.

A fase inicial de identificação das necessidades também pode ser executada com o auxílio de uma empresa especialista, que vai realizar uma análise precisa do perfil dos profissionais da empresa e, dessa forma, entender os melhores métodos e soluções tecnológicas que possam atender as expectativas e solucionar os problemas do negócio, o que pode ser realizado de três formas:

  • presencial: nesse caso, o investimento pode ser maior;
  • a distância (EAD): tem um menor custo para organização e muitos benefícios, tendo em vista que os funcionários podem acessar os materiais nos horários que mais se ajustem às suas rotinas;
  • atividades mistas: há uma integração entre presencial e o EAD.

Como desenvolver a melhor solução educacional?

Para aplicar a educação corporativa por meio de uma solução educacional, é muito importante que a empresa estabeleça um plano estratégico de como esse processo será desenvolvido e transmitido aos profissionais.

Por exemplo, é preciso pensar sobre a escolha da ferramenta mais adequada, levando em conta suas vantagens e custos, além das funcionalidades que mais se ajustam às necessidades e demandas do negócio.

Apesar das opções de poder realizar as aulas de forma presencial, a distância ou mista, o segundo formato tem se mostrado bastante benéfico nos últimos tempos para a maior parte das companhias, não apenas pela possibilidade de economia, como também pelas facilidades oferecidas.

Algumas vantagens que o ensino EAD proporciona são a flexibilidade de horário, possibilidade de acesso em qualquer lugar, autonomia gerada aos alunos, boa estrutura de fases e processos.

Sendo assim, a educação a distância tem se tornado uma das principais alternativas para as empresas, devido a todos os ganhos que pode proporcionar. Nesse caso, é importante contar com uma plataforma EAD, tendo em vista ser um sistema voltado para o aprendizado remoto e com várias ferramentas para gestão de conhecimento dos colaboradores, por exemplo, chats, infográficos, videoaulas, biblioteca virtual, webnários, entre outros.

Outra questão que não pode deixar de ser observada antes de colocar em prática a educação corporativa é identificar quais são os reais problemas enfrentados pela empresa, para, a partir dessa compreensão, ficar mais simples projetar o formato como a solução educacional poderá ser aplicada para solucionar esses gargalos. Veja a seguir alguns métodos que podem ser usados.

e-Learning

Trata-se de um novo formato de educação corporativa de ensino a distância, que possibilita aos funcionários a autoaprendizagem, com cursos bem estruturados, que podem ser oferecidos nos mais variados suportes tecnológicos em um ambiente virtual.

Além disso, proporciona todo auxílio necessário para a execução das atividades, com a finalidade de tornar o processo de aprendizagem corporativa mais prático e fácil. Todo conteúdo é disponibilizado pelo sistema. Por esse motivo, é possível acessar de qualquer lugar, fazendo com que esse modelo adaptável à rotina do aluno gere muitos pontos positivos.

Plataformas educacionais

Normalmente, esse tipo de solução tecnológica disponibiliza uma única entrega no formato de uma plataforma educacional ou administrativa. Um exemplo é o LMS, ou sistema de gerenciamento de aprendizado. Entre os seus objetivos, está a otimização de vários pontos da gestão educacional.

Universidade corporativa

A universidade corporativa  é um ambiente de desenvolvimento profissional vinculado a uma empresa. O objetivo dessa estratégia é oferecer treinamentos, cursos técnicos e capacitações para os colaboradores da organização.

Mais do que gerar somente um treinamento pontual, esse tipo de solução pode ser vista como uma grande aliada estratégica do negócio, viabilizando a formação continuada e o aperfeiçoamento de competência a longo prazo.

O que é e como funciona o CHACAP?

Por meio da junção de conhecimento e experiência de um time multidisciplinar e recursos de análise, desenvolvimento e prática capazes de fortificar e simplificar o processo de aprendizagem dos profissionais, a MicroPower criou um novo jeito de pensar e fazer educação.

A linha de aprendizagem foi criada através de anos de experiência e o know-how na produção eficiente de centenas de casos de sucesso, o que consolidou no desenvolvimento de uma metodologia exclusiva, flexível e focada em soluções educacionais cada vez mais personalizadas e adaptativas frente à realidade da organização. É o caminho pelo qual as organizações conseguem encontrar soluções inovadoras para transformar:

  • A experiência do Cliente;
  • Os Processos Organizacionais;
  • Os Modelos de Negócios.

Esse tipo de aprendizagem ocorre quando uma nova proposta é aplicada ao funcionário com a finalidade de estimular o desenvolvimento de uma habilidade, competência ou, até mesmo, uma ação. Então, é preciso que aconteça a interação entre a pessoa que está aprendendo e o material transmitido para ser estudado.

Sendo assim, o CHACAP reúne as ideias e teorias educacionais às soluções de aprendizagem mais atuais no que tange à implementação da educação corporativa.

Na categoria do desempenho, entendemos que, para o progresso das habilidades, é preciso que seja feita a reunião de conhecimentos, competências e atos para o aperfeiçoamento e obtenção dos resultados propostos na companhia.

Já no item da aprendizagem, o método tem como bases três comandos importantes da mente, de acordo com a Taxonomia de Bloom: afetivo, cognitivo e psicomotor.

Esses dois fundamentos levam às conexões — Querer, Saber, Fazer — que levaram ao desenvolvimento de uma nova metodologia educacional atemporal. Então, é por meio dessa correlação que instrução e desempenho se integram.

É importante ressaltar que, ao se falar de uma solução educacional, as conexões são independentes ou não, devendo ser criado conforme dos objetivos educacionais encontrados para nortearem a solução.

Quais são os benefícios?

Com a finalidade de gerar uma melhor experiência no processo de aprendizagem e competências a serem fortalecidas pelos colaboradores da empresa, a MicroPower elabora um briefing utilizando seu método exclusivo, o CHACAP, que engloba uma séria de vantagens, por exemplo:

  • proposta da estratégia didática;
  • análise do contexto atual, demandas e objetivos desse processo de aprendizagem, em que serão considerados o público e as limitações técnicas, culturais e administrativas;
  • estabelecimento do propósito a ser alcançado, utilizando o mapeamento feito nas fases anteriores como fundamento;
  • avaliação dos resultados adquiridos para o aprimoramento contínuo e prática em gaps identificados para aumentar o grau de retenção do conhecimento.

Quais os melhores objetos educacionais?

Vários objetos educacionais podem ser desenvolvidos ao longo desse processo. Por esse motivo, vamos mostrar os principais a seguir.

Consultoria

Presta um olhar educacional particularizado, por meio das etapas de: diagnóstico, criação das estratégias, mapeamento das habilidades a serem desenvolvidas e desenvolvimento das trilhas de aprendizagem, em que um time qualificado providencia junto aos clientes uma arquitetura educacional com atuação imediata e monitoramento do progresso das ações implementadas na organização continuamente.

Free Way Learning

Referência em autonomia no aprendizado, já que tem a finalidade de disponibilizar eficiência e praticidade na capacitação. Nesse sentido, a proposta educacional aparece com o intuito de propor que o profissional seja o responsável por seu próprio desenvolvimento, auxiliando de forma mais objetiva a integrar o aprendizado às suas necessidades do dia a dia.

My Curation Learning

Está ligado à busca do início de mudanças na educação digital, que integra autonomia e flexibilidade no processo de conhecimento, apoio e conteúdo ajustável ao período disponível do colaborador. Ou seja, o aluno tem a tranquilidade de aprender no seu tempo e do seu jeito.

Gamificação

É um conceito aplicado com o fito de transformar a aprendizagem do aluno, tendo em vista que propicia o uso de mecanismo de games em soluções educacionais com o intuito de promover o interesse dos funcionários de maneira recreativa e descontraída, estimulando habilidades importantes para a execução do trabalho, como a competitividade e cooperação.

O processo envolve o estabelecimento de atividades que estejam em conformidade com os propósitos da organização, a elaboração de normas e a aplicação de ferramentas de monitoramento, acompanhados de recompensas aos funcionários por atingir os objetivos e metas.

Como implementar essas soluções?

Caso tenha interesse em contar com a melhor solução educacional para a sua empresa, você pode entrar em contato com nossos especialistas e apresentar as necessidades e objetivos do negócio. Afinal, a MicroPower é especialista no desenvolvimento dessa metodologia para oferecer a melhor ferramenta conforme a demanda e busca de capacitação dos clientes.

Como pode perceber, por intermédio de uma boa solução educacional, é possível alinhar as aptidões dos colaboradores com os interesses da organização a curto, médio e longo prazos, já que é uma estratégia eficiente que estimula a busca por conhecimento e desenvolvimento dos integrantes da equipe, que serão aplicados na rotina de trabalho, gerando a melhora dos resultados.

Adotar a educação corporativa não é uma tarefa tão complicada. No entanto, requer muito planejamento, para que tempo, dinheiro e capacitações investidas nos funcionários proporcionem o retorno esperado. Por isso, entenda quais são as reais necessidade do negócio, suas particularidades e acerte na escolha das ferramentas mais adequadas.

Quer saber quais são as melhores soluções para a sua empresa? Então, entre em contato com a gente e conheça um pouco mais sobre as opções disponíveis!