Se você se interessa por novidades do mercado educacional, sabe que a ideia de aliar novas tecnologias aos processos educacionais é uma tendência definitiva. Os métodos, meios e processos que proporcionam o casamento entre as tecnologias típicas do cenário digital e a educação são chamados de edtechs.
O conceito é tão promissor que gigantes como a Microsoft e a Google não param de investir nele. Para que você tenha uma ideia, o relatório EdTechXGlobal mostra que as edtechs voltadas tanto à educação básica quanto ao treinamento corporativo crescem 17% ao ano em nível mundial.
De acordo com o documento, o movimento é ainda mais promissor no contexto da pandemia de Covid-19, pois houve uma mudança sísmica no modo como a tecnologia é utilizada para acelerar o ensino a distância. Para descobrir mais sobre o conceito de edtech, o que é e quais são suas inovações, continue a leitura!
Edtech: o que é e como surgiu?
As edtechs são metodologias, ferramentas e outras soluções que, por meio da junção entre tecnologias digitais e educação, promovem novas formas de explorar o aprendizado. Aplicativos, plataformas gamificadas, ambientes virtuais de aprendizagem e jogos digitais são exemplos de edtechs.
Essas soluções podem ser utilizadas desde a educação básica até a superior, além de serem muito bem-vindas na educação corporativa. Aqui, as edtechs ocorrem em capacitação de colaboradores, treinamentos e simulações que favorecem grandemente os resultados no desenvolvimento de equipes, trazendo vantagens como o engajamento, a retenção de talentos e o aumento da produtividade.
Quais são as inovações trazidas pelas edtechs?
A implementação de edtechs é um movimento natural, seja em escolas, seja em empresas. Grande parte das soluções propostas que se inserem nesse conceito já fazem parte da dinâmica de ensino-aprendizagem e ganham cada vez mais força. Veja algumas das inovações possibilitadas pelas edtechs em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Criação de recursos
As edtechs proporcionam a criação de recursos didáticos, que vão muito além de capacitações expositivas, incluindo jogos, modelos 3D, simulações em realidade virtual etc.
Facilidade de aprendizado
Com as edtechs, há um aprimoramento dos processos pedagógicos, de forma que os conteúdos se tornam mais atrativos e os objetivos de ensino são alcançados com mais eficiência.
Implementação de novos formatos
Não só os processos pedagógicos são revitalizados com as edtechs, como há a implementação de novos formatos de conteúdos didáticos, que ajudam a diversificar o ensino e a melhorar os resultados, como vídeos dinâmicos, webinars, podcasts etc.
Gamificação
A gamificação é um dos carros-chefe das edtechs e se caracteriza por trazer elementos dos jogos para tornar os processos pedagógicos mais imersivos e motivadores, incluindo rankings, badges e listas de eventos.
Plataformas digitais
As plataformas de treinamentos digitais unem metodologias e ferramentas das edtechs, proporcionando os melhores resultados para a educação corporativa por meio de funcionalidades como games, cursos online e avaliações automáticas para acompanhamento de desempenho no aprendizado.
Como implementar essas inovações na sua empresa?
Não é à toa que as edtechs têm ganhado tanta força e despertado a atenção de gigantes da tecnologia: o casamento entre educação e tecnologias digitais proporciona uma melhoria qualitativa significativa nos resultados de aprendizagem. Por isso, as empresas mais engajadas com a qualidade de sua educação corporativa devem levar em conta essa tendência.
Para implementá-la, uma boa pedida é investir em soluções completas, como as plataformas digitais de educação corporativa. Além de favorecerem o desenvolvimento dos colaboradores com as melhores metodologias de treinamento e tendências educacionais, elas são ótimos recursos de apoio à gestão, pois fornecem índices e avaliações individualizadas de progresso pedagógico.
Diante dessa leitura, deu para descobrir o conceito de edtech, o que é e quais são as vantagens das tecnologias educacionais nos processos pedagógicos, inclusive os corporativos, não é? Como você viu, trata-se de uma tendência que veio para ficar e que promete ótimos resultados.
Aproveite e leia também nosso artigo sobre quais são as vantagens da gamificação na educação corporativa e como aplicá-la!