O treinamento corporativo é muito importante para capacitar os colaboradores da empresa, padronizar o trabalho e potencializar o crescimento do negócio. Para aproveitar esse momento, é importante diversificar os recursos utilizados, otimizando os períodos de capacitação.

Os vídeos são uma forma interessante de inovação nos treinamentos, pois eles contribuem para engajar a equipe e melhorar os resultados. Portanto, vale a pena investir nessa estratégia e promover uma capacitação de qualidade para os profissionais da sua organização.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre os vídeos, conferir dicas de produção e saber como implementar essa estratégia. Além disso, veremos as principais vantagens que esse método oferece para o treinamento corporativo. Confira!

Entenda o que são os vídeos de treinamento e como eles funcionam

O consumo de vídeos está em alta na internet, sendo que muitos usuários se interessam mais por esse tipo de conteúdo do que por textos ou áudios. Quando usados na estratégia de treinamento corporativo, entretanto, eles são diferentes do que as pessoas estão acostumadas a assistir.

O vídeo para treinamento é uma tática diferenciada, que visa aumentar a qualidade da capacitação dos colaboradores. Ele tem um objetivo, deve ser feito com atenção, ser bem produzido e garantir que as informações passadas chegarão com precisão para sua equipe.

É preciso ter uma boa imagem, qualidade no som, dados explicados de maneira didática, entre outros aspectos. Além disso, é necessário ser dinâmico, para atrair e engajar os colaboradores no treinamento. Com esses elementos, tal método é capaz de trazer grandes resultados e contribuir de maneira direta para o crescimento do negócio.

Saiba como implementar essa estratégia

O planejamento é muito importante para quem deseja implementar a estratégia de vídeo nos treinamentos corporativos. Veja como conduzir esse processo!

Defina um objetivo

Para que um treinamento traga os resultados esperados, é essencial definir o objetivo. Saiba para que os vídeos estão sendo produzidos, quem será o público-alvo e qual o retorno esperado. A definição da meta ajuda a direcionar a produção do conteúdo e possibilita materiais efetivos e úteis para os profissionais.

Faça um planejamento

Ao escolher investir nessa estratégia de desenvolvimento corporativo, é fundamental realizar um bom planejamento. Com o objetivo definido, é possível ter uma ideia sobre a duração dos vídeos, quantos são necessários para determinado resultado, criar um cronograma e entender quais recursos trarão mais qualidade para o material.

Acompanhe os resultados

Outro ponto fundamental para o sucesso desse método é o acompanhamento dos resultados. Não basta produzir os materiais e disponibilizá-los para a sua equipe, sem avaliar se eles vão contribuir para o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.

Por isso, estabeleça indicadores para esse monitoramento e veja como a produtividade e outros elementos estão progredindo. Isso permite corrigir erros na estratégia e possibilita criar conteúdos mais eficientes no futuro.

Veja como produzir bons vídeos

Para facilitar a produção desses conteúdos, traremos algumas dicas para que eles tenham qualidade e atinjam de forma eficiente seus colaboradores. Confira!

Escolha um formato

A primeira missão é definir um formato e um estilo para o vídeo. É necessário entender se ele será feito com animações, com apresentador interno ou externo, a duração das aulas e outros aspectos relevantes.

É claro que nem todos os conteúdos serão iguais, sendo que alguns exigem elementos diferentes, de acordo com o público ou a mensagem que será passada.

Crie um roteiro

A criação do roteiro é outro momento importante, pois ele ajuda direcionar o vídeo para que o objetivo seja atingido. Nessa etapa, é importante pedir a colaboração de profissionais internos, que mostrarão quais conteúdos devem ser abordados, de acordo com a realidade da organização.

O roteiro também evita que o vídeo se torne muito longo e fuja do tema proposto, o que prejudica o engajamento e o interesse pelo conteúdo.

Use textos

Os textos são usados para reforçar informações e garantir que os colaboradores receberão os conteúdos mais relevantes do treinamento. É possível utilizar blocos de texto curtos ou até mesmo palavras-chave para evidenciar alguns aspectos, facilitando a compreensão dos principais temas.

Conheça as vantagens dos vídeos para o treinamento corporativo

A utilização de vídeos traz alguns benefícios para o treinamento corporativo, contribuindo para que esse momento seja aproveitado da melhor maneira possível. Conheça as principais vantagens!

Facilita a compreensão

O vídeo contribui para a compreensão e retenção do conteúdo, tornando a capacitação mais eficiente. Isso acontece por diversos motivos, como a possibilidade de pausar, voltar e rever os conteúdos quantas vezes e quando quiser. Essa é uma oportunidade que não existe em um treinamento presencial, por exemplo.

Aumenta o engajamento

Em alguns casos, os treinamentos podem ser enfadonhos ou não chamarem a atenção dos colaboradores. Os vídeos, quando bem produzidos, são atraentes e aumentam o engajamento dos profissionais, que estão acostumados a consumir conteúdo dessa maneira.

Isso acontece não somente pelo formato, mas pela possibilidade de assistir em qualquer momento e local, sendo mais fácil adaptar um espaço na rotina para crescimento profissional.

Reduz os custos

Os treinamentos presenciais costumam ser de alto custo para a organização, pois é necessário encontrar um local que comporte todos os colaboradores, contratar palestrantes, pagar as despesas de profissionais de outros locais, se for o caso, além dos gastos com a impressão dos materiais de apoio.

Sendo assim, esse método reduz os custos, pois um material produzido pode ser repassado diversas vezes, atingindo colaboradores de qualquer local e em qualquer tempo. Só há necessidade de atualização, se alguma nova informação for importante.

Neste artigo, mostramos como usar vídeos em um treinamento corporativo e os benefícios que eles trazem para a capacitação dos profissionais. Encontrar uma parceria para a produção desses materiais pode ser uma saída interessante para trazer ainda mais qualidade para esse processo.

A MicroPower, por meio do Estúdio de Conteúdos, oferece o desenvolvimento de cursos on-line criativos e lúdicos que contextualizam o objetivo do aprendizado. São oferecidos vídeos com recursos como animações, ilustrações personalizadas e interações diferenciadas, trazendo modernidade para a capacitação dos seus colaboradores.

Quer saber de forma detalhada como ele funciona? Entre em contato conosco e saiba como podemos otimizar o seu processo de treinamento corporativo!