O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Entre as diversas alternativas de capacitação, a universidade corporativa se mostra uma opção interessante, capaz de dar resultados sólidos para a organização.

Com um programa contínuo de aprendizado, essa estratégia colabora para que a empresa crie um ciclo vicioso de evolução e crescimento profissional. Além disso, ajuda a engajar os profissionais nas aulas e cursos, contribuindo para melhorar os resultados dos treinamentos.

Neste guia, explicaremos o que é uma universidade corporativa, a importância dela para a capacitação, as vantagens que oferece, entre outros aspectos relevantes sobre o tema. Confira as informações e saiba como implementar essa estratégia na sua empresa!

Entenda o que é a universidade corporativa

A universidade corporativa é um ambiente de desenvolvimento profissional vinculado a uma ou mais empresas. O objetivo dessa estratégia é oferecer treinamentos, cursos técnicos e capacitações para os colaboradores da organização.

Muitas empresas têm programas de treinamentos pontuais, sem visar a um desenvolvimento mais completo dos profissionais. Por outro lado, a universidade oferece um programa de educação corporativa completo, que tem como objetivo a aprendizagem contínua e a evolução profissional dos colaboradores.

Os cursos e treinamentos estão ligados às atividades, interesses e estratégias da empresa responsável por ela. Desse modo, aulas e conteúdos disponibilizados promovem a formação dos colaboradores, de acordo com atividades que serão aplicadas no ambiente de trabalho.

Sendo assim, ela não é apenas um departamento de treinamento, mas visa ao desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades relacionadas a possíveis desafios organizacionais. Ela aborda estratégias direcionadas, trazendo conhecimento sobre a área de atuação e dando materiais para que os colaboradores se tornem profissionais mais capacitados para entrega de resultados.

Veja a importância da universidade corporativa na capacitação profissional

A capacitação profissional é um processo essencial para o crescimento do negócio. Uma empresa que pretende se tornar mais competitiva e capaz de se destacar no mercado de trabalho precisa ter profissionais altamente qualificados, que consigam produzir com excelência.

Para que o processo de capacitação seja eficiente, entretanto, ele não deve ser apenas pontual ou acontecer em eventos esporádicos. É preciso criar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento de pessoas no intuito de haver um crescimento contínuo e progressivo, pois isso trará resultados duradouros.

É nesse contexto que a universidade corporativa se mostra importante para a capacitação profissional. O objetivo desse método é oferecer cursos e treinamentos continuados, complementares e que possibilitem um aprendizado constante para os profissionais da organização.

A estratégia também é um exercício de empowerment na gestão de pessoas. Isso acontece porque o colaborador tem liberdade e controle sobre o seu desenvolvimento e aprendizado. Quando aplicada corretamente, é uma estratégia importante e eficiente para a capacitação dos funcionários. Dessa forma, eles estarão mais preparados para contribuir com o sucesso do negócio.

Conheça as diferenças entre universidade corporativa tradicional e ampliada

Dentro do conceito de universidades corporativas, existem opções diferentes de modelo, sendo importante conhecer mais sobre elas. O modelo tradicional reúne cursos que podem ser presenciais e a distância, oferecendo aos colaboradores oportunidades de crescimento profissional.

Nessa possibilidade, encontram-se conteúdos técnicos direcionados às diferentes áreas. Além disso, são utilizados métodos tradicionais, como dinâmicas entre as equipes, visitas de campo e atividades de imersão, entre outras metodologias de treinamento.

A Universidade Corporativa Ampliada (UCA), entretanto, vai além das fronteiras da tradicional não somente na questão metodológica, mas numa visão mais completa sobre o desenvolvimento profissional. Ela busca integrar a gestão de desempenho em relação aos objetivos e às competências, ao ambiente de educação continuada. Desse modo, é possível olhar para os demais subsistemas de gestão de pessoas, e pensar no acompanhamento do colaborador como um todo.

As capacitações são desenvolvidas com foco no desenvolvimento de competências. Sendo assim, a UCA vai além das Universidades tradicionais, focando sua estrutura nas competências, valores e especialidades. Ela tem o objetivo de implantar a Prática da Alta Performance, utilizando as fontes de conhecimento e as tecnologias disponíveis no mercado, otimizando os investimentos em desenvolvimento de pessoas, estimulando a permanência de seus talentos e potencializando os resultados.

A ideia da universidade corporativa ampliada é oferecer soluções de aprendizagem mais completas. Desse modo, ela integra programas de treinamento presenciais com o e-Learning, incorporando a aprendizagem digital, em complemento à sala de aula.

Sendo assim, os colaboradores têm acesso aos repositórios de informação com ferramentas de busca, comunidades e redes, entre outros recursos. Isso torna o processo de capacitação mais atraente e permite que o profissional seja capaz de se desenvolver por conta própria e com a ajuda de colegas.

Além da preocupação com a capacitação e o desenvolvimento das pessoas, a UCA considera aspectos relacionados ao desempenho dos colaboradores e coloca foco nas oportunidades de desenvolvimento que vão além dos métodos tradicionais. Ao considerar o desempenho em toda sua amplitude, ela suporta os processos de gestão estratégica de pessoas de uma forma integrada, possibilitando à organização identificar e atuar nas questões que levam as pessoas à alta performance.

O processo de desenvolvimento se divide em três etapas principais, sendo que a experiência equivale a 70%, a interação 20% e os cursos 10%. Desse modo, o trabalho realizado traz uma progressão integral ao colaborador, não focando apenas nos treinamentos, mas em todo o seu mundo corporativo.

Confira as vantagens da universidade corporativa

Adotar essa solução na sua empresa traz diversas vantagens para o desenvolvimento e resultados da organização. Confira algumas delas!

Contribui para um treinamento mais eficiente

Muitas vezes, os treinamentos não oferecem os resultados esperados pela empresa. Isso acontece porque os cursos não são feitos sob medida, trazendo conteúdos que não contribuem de forma direta para a atuação dos profissionais.

Ao estabelecer a estratégia de universidade corporativa, a empresa ganha um treinamento mais eficiente. Os cursos e materiais são preparados de acordo com as necessidades do negócio, trazendo conhecimentos sobre processos cotidianos e contribuindo para o desenvolvimento completo dos colaboradores.

Proporciona economia de recursos

Uma vantagem muito significativa dessa estratégia é a economia de recursos, pois oferece uma capacitação mais ágil, eficiente e focada. Desse modo, a organização não tem a necessidade de investir em treinamentos e cursos externos, que geram custos altos para aluguel de espaço e contratação de profissionais para ministrar as aulas.

Além disso, a personalização evita gastos com conteúdos e materiais que não atendem as necessidades do negócio. Com isso, é possível enxugar a matriz curricular ou otimizá-la, aproveitando melhor o tempo e proporcionando um curso de qualidade.

Potencializa a retenção de talentos

Encontrar bons profissionais não é algo fácil em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Desse modo, é preciso criar estratégias para a retenção de talentos da sua empresa. Eles procuram organizações que ofereçam mais do que um bom salário.

A busca é por empresas que ofereçam aprendizado constante e crescimento profissional. Sendo assim, é preciso oferecer oportunidade de estudar e de aprofundamento em sua área de atuação. Diante disso, essa estratégia funciona como um benefício importante, tendo como consequência o fortalecimento na atração e retenção de talentos.

Proporciona flexibilidade de acesso

A falta de tempo é um dos principais entraves para o treinamento corporativo, pois a rotina dos profissionais impede que haja espaço para treinamentos presenciais, já que é necessário estar no local e no horário determinado para a capacitação.

A universidade corporativa ampliada contribui para flexibilizar o tempo, possibilitando o acesso aos cursos online no momento e no local mais oportuno, o que otimiza o processo de aprendizagem.

Nesse sentido, há uma flexibilidade muito maior, pois não é preciso coordenar com a equipe o melhor horário para cada treinamento. Por conta própria, cada profissional pode reservar um momento para aprendizado.

Possibilita a qualificação de toda a equipe

Treinar todos os profissionais da equipe não é uma tarefa fácil, visto que é preciso definir horários compatíveis, pois a maioria dos colaboradores atua em locais distintos, entre outros motivos.. Além disso, parar a empresa para treinamentos prejudica a produtividade, não sendo uma estratégia muito positiva quando é recorrente.

Com a universidade corporativa ampliada, esse problema costuma ser resolvido, pois cada colaborador escolhe o local, o horário e a quantidade de conteúdo que pode consumir. Desse modo, ninguém é excluído do processo, trazendo grande retorno em desenvolvimento para a empresa.

Colabora na disseminação da cultura organizacional

A cultura organizacional é muito importante para a empresa, pois representa o conjunto de valores e hábitos que a organização deseja ver em seus profissionais. Desse modo, é importante encontrar maneiras de disseminar esse pensamento.

Ao elaborar seus cursos para a universidade corporativa, é possível disseminar com eficiência a identidade da companhia. O resultado disso é engajamento dos colaboradores na cultura organizacional de forma natural.

Saiba como fazer o processo de implementação na empresa

Depois de conhecer as principais vantagens desse método, é interessante saber como implementar essa metodologia na sua empresa. Saiba o que deve ser feito!

Avalie a estrutura da empresa o defina os objetivos

A primeira etapa deve ser entender a situação da empresa e definir os objetivos da universidade corporativa. Dependendo do número de colaboradores e do orçamento disponível, as metas e proporções serão variadas. Portanto, é essencial compreender quanto pode ser investido e qual será o retorno.

Além disso, é necessário avaliar quais são as necessidades de treinamento. Nesse momento, é interessante entender quais cursos precisam ser técnicos e como os conteúdos sobre comportamento podem contribuir. Essa avaliação é uma oportunidade de encontrar pontos fracos e criar materiais que ajudarão a otimizar esses aspectos.

Priorize o planejamento

Depois de definir os objetivos e os recursos que serão utilizados, é hora de fazer todo o planejamento da estratégia. Os próprios colaboradores podem contribuir com a construção do conhecimento, mas nada impede a organização de contar com profissionais externos e especialistas em determinadas áreas.

Avalie quais cursos serão ofertados, se eles serão terceirizados ou produzidos internamente. Além disso, defina a estrutura, quais serão suas trilhas de aprendizagem e se os conteúdos serão presenciais, online ou nas duas modalidades.

Escolha uma plataforma

Outro ponto importante é a escolha de uma plataforma para compartilhar os conteúdos e realizar a gestão da sua universidade corporativa. É preciso encontrar a parceria correta, que ofereça um serviço de qualidade. Afinal, é no sistema que os treinamentos serão produzidos e disponibilizados.

Não tenha preguiça de pesquisar a melhor opção para o seu negócio, priorizando encontrar uma ferramenta amigável. Verifique se é dinâmica, acessível e com ampla capacidade de gestão, além de possibilitar personalizações de acordo com a sua identidade. Esses elementos contribuem para aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar os resultados.

Crie o conteúdo

Essa talvez seja a etapa mais importante, pois todo o investimento será justificado quando as capacitações trouxerem aprendizagem aos colaboradores. Para tal, é preciso oferecer conteúdo de qualidade para seu time.

Alguns conteúdos podem ser ensinados pelos próprios membros das equipes, que conhecem as técnicas empregadas no cotidiano e têm experiência para ensinar os processos aos colegas, melhorando o fluxo de trabalho.

Outros assuntos precisam de colaboração externa, como a capacitação para a utilização de uma nova ferramenta, um conhecimento específico em uma área, entre outras necessidades. O importante é avaliar quem está capacitado para oferecer um ensinamento útil para os profissionais.

Divulgue para os colaboradores

Depois de tudo pronto, esse é o momento de divulgação da estratégia. Ele precisa ser feito com muita dedicação, pois é uma forma de chamar atenção para o programa e engajar os profissionais nesse aprendizado.

De nada adianta criar uma universidade corporativa e não conseguir o engajamento. Por isso, desenvolva uma divulgação inicial e mantenha a comunicação sobre o que será oferecido, mostrando que contribuirá para a carreira do profissional, trazendo conhecimento e qualificação.

Acompanhe o desenvolvimento dos colaboradores

Se toda a estratégia foi montada, é preciso saber quais resultados ela vai oferecer. Para isso, é essencial acompanhar o desenvolvimento dos profissionais, entendendo o quanto eles estão interessados na proposta e o engajamento gerado pelas capacitações.

Além disso, é importante recolher o feedback dos colaboradores após os treinamentos, pois eles podem apontar erros e mostrar quais estratégias foram mais interessantes. Essa análise ajuda a verificar o desenvolvimento dos alunos e garantir que os objetivos vêm sendo alcançados.

Compreenda a importância da análise de métricas

Não há como saber se a universidade corporativa trouxe resultados sem fazer a análise de métricas. Esse é um passo fundamental, que deve ser feito com atenção. É interessante lembrar que nem tudo pode ser visto nas estatísticas, sendo que boa parte das melhorias são percebidas no cotidiano da empresa, analisando o clima organizacional, a convivência dos colaboradores e a satisfação dos clientes. Veja como fazer esse processo!

Peça o feedback dos colaboradores

É interessante conversar com os colaboradores antes do início dos cursos, entender o que eles esperam e como acreditam que podem melhorar com o treinamento. Essa é uma medida para entender se, no final, as expectativas ficaram abaixo, foram cumpridas ou superadas.

Depois, ao terminarem os cursos, é hora de perguntar se o conteúdo foi relevante, se o método de ensino foi adequado, se a plataforma funcionou bem, entre outras questões. Essas respostas funcionam para identificar se o modelo de ensino está adequado e se há pontos que precisam ser melhorados, visando a novas capacitações.

Avalie os dados da plataforma

A própria plataforma traz dados e informações importantes sobre o desenvolvimento dos colaboradores. Eles não são a única forma de medição, visto que algumas pessoas aprendem mais rápido, outros têm dificuldade mesmo com longas horas de estudo, entre outras variáveis.

Apesar disso, a plataforma consegue demonstrar aspectos interessantes sobre o engajamento dos colaboradores, sobre o desempenho em determinados cursos e o quanto houve de evolução.

Faça avaliações técnicas

Alguns cursos e capacitações abordam conhecimentos técnicos, sendo interessante fazer uma avaliação mais objetiva para descobrir se, de fato, houve aprendizado. Esse tipo de comprovação é mais tradicional, mas contribui de forma clara para entender se determinado conteúdo trouxe o resultado esperado.

Observe a prática

Outro modo de entender a efetividade dos cursos e treinamentos é por meio da observação do dia a dia da empresa. É possível acompanhar como os profissionais aproveitaram os conteúdos oferecidos para melhorar seus hábitos e entregar um serviço de mais qualidade.

Se alguma das aulas foi sobre atendimento ao cliente, por exemplo, é possível observar se os ensinamentos foram utilizados durante o cotidiano. Essa observação mostrará se o colaborador entendeu o que foi passado e foi capaz de inserir o conhecimento em sua prática.

Avalie a longo prazo

Nem sempre os resultados obtidos durante os cursos podem ser percebidos imediatamente, sendo que muitas mudanças só serão sentidas a longo prazo. Portanto, é importante fazer comparações entre o antes e o depois e ver como a estratégia completa trouxe melhorias.

A universidade corporativa é um programa de treinamento contínuo, ou seja, o crescimento também não acontece de uma hora para outra. Sendo assim, quanto mais tempo um colaborador permanecer na empresa, mais treinamento e capacitação ele receberá. O resultado disso pode ser o aumento de produtividade, o relacionamento mais amigável com colegas, uma percepção maior sobre o clima organizacional, entre outros pontos.

Entenda o que é uma plataforma LMS

Como falamos, essa escolha é fundamental para otimizar a utilização da universidade corporativa. A plataforma LMS (Learning Management System) é um software que visa auxiliar o processo de aprendizagem por meio da internet.

Ela contém todas as ferramentas necessárias para que a empresa consiga desenvolver, implantar e acompanhar uma proposta de aprendizagem online, funcionando como a central da universidade corporativa.

A utilização de uma plataforma LMS traz diversos benefícios para a empresa, pois entrega mais acessibilidade aos colaboradores, melhorando a dinâmica de desenvolvimento. Além disso, também garante à empresa dados e informações que facilitam a gestão de desempenho dos profissionais.

Elas são muito utilizadas no mundo corporativo porque ajudam a capacitar colaboradores de forma dinâmica, rápida e eficiente, além de permitirem que eles tenham a autonomia para decidir qual o melhor horário para estudar. Adotar um LMS completo também ajuda reduzir os custos, já que não é necessário investir em outros softwares para complementar as ações de educação corporativa.

As plataformas tecnológicas costumam usar informações para tornar suas operações mais efetivas. O LMS é capaz de monitorar a atividade dos colaboradores no sistema e gerar relatórios detalhados de desempenho, ajudando a organização a identificar quais funcionários estão com dificuldades de aprendizado, quais temas precisam ser mais bem trabalhados e quais pontos vêm sendo aceitos.

Além disso, a plataforma oferece suporte a alguns recursos que não são possíveis em um curso presencial, como a gamificação e o acompanhamento de desempenho em tempo real. Também oferece recursos como biblioteca e sistemas de avaliação, trazendo mais qualidade para o processo.

Conheça os diferenciais da MicroPower

A MicroPower é uma empresa líder em soluções educacionais tecnológicas e consultivas para organizações interessadas em implementar e aprimorar processos de desenvolvimento de talentos, gestão de performance, e-Learning, universidades corporativas, entre outras ferramentas.

Ela oferece diversas soluções que contribuem para melhorar os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas. A MicroPower Performa, por exemplo, é uma plataforma de treinamento (LMS). Ela traz funcionalidades condizentes com as melhores práticas de gamificação, metodologias, tendências globais e apoio para as pessoas que estão em capacitação.

Um dos grandes diferenciais está na possibilidade de acessar os conteúdos off-line, ou seja, o colaborador não precisa de conexão com a internet para fazer os cursos e treinamentos disponibilizados.

A plataforma também garante o acompanhamento do desempenho durante os treinamentos. São dashboards exclusivos para o colaborador, gestor e o administrador, que trazem as principais informações sobre cada profissional, equipe e de toda a empresa.

Outro diferencial interessante é a possibilidade de oferecer treinamento para toda a cadeia da empresa. Desse modo, colaboradores, terceirizados, franqueados e outros grupos também conseguem acessar materiais disponibilizados para eles. Cada grupo terá sua própria trilha de aprendizagem, contribuindo para melhorar os resultados do negócio.

A MicroPower também conta com um suporte de qualidade, permitindo que todas as operações estejam em funcionamento. Isso é feito, entre outras opções, pelo atendimento direto por telefone e e-mail para os usuários finais da plataforma, oferecendo suporte para o esclarecimento de dúvidas e problemas técnicos.

Neste guia, trouxemos diversas informações sobre a universidade corporativa, mostrando como ela é uma opção de excelência para empresas que desejam promover o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Com uma metodologia de treinamento contínuo, os profissionais crescem com o passar do tempo, oferecendo um serviço de mais qualidade.

Para aproveitar ao máximo essa metodologia, é preciso encontrar uma plataforma que ofereça diversos recursos para os profissionais. Dessa maneira, seus colaboradores terão flexibilidade para estudar, o que aumenta o engajamento no treinamento e também contribui para um aprendizado mais eficiente.

Quer saber mais de perto como colocar essa metodologia em ação na sua empresa? Então, entre em contato conosco e veja como iniciar uma universidade corporativa!

Que tal alavancar os resultados de sua empresa?