As empresas estão descobrindo que a Gamificação na Educação Corporativa, ou seja, usar mecanismos de jogos, pode ser a melhor estratégia para treinar e engajar seus colaboradores

Ao contrário de jogos comuns, a Gamificação na Educação Corporativa proporciona o uso de recursos de games em soluções educacionais para estimular o engajamento dos colaboradores de maneira divertida e descontraída, instigando duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

Desta forma, a estratégia tem se mostrado bastante atrativa na educação corporativa. A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento, acompanhados de prêmios e recompensas aos colaboradores por alcançar os objetivos.

Como a Gamificação pode ajudar no treinamento dos colaboradores?

Você percebe na sua equipe uma aparência de tédio quando novos treinamentos surgem? A participação nos treinamentos despencou? Há pouca ou nenhuma melhoria após um curso?

Então todos os sinais estão aí: sua estratégia de treinamento não está funcionando. Algo está faltando.

Se os colaboradores não apontaram problemas com o conteúdo do treinamento, talvez o problema seja o treinamento em si.

É verdade que os colaboradores das novas gerações são defensores da aprendizagem ao longo da vida. Porém, isso não significa que eles não se cansem de treinar ocasionalmente ou que todos compartilhem a mesma paixão por aprender.

Quando a motivação no processo de aprendizagem é escassa, você precisa oferecer aos funcionários algo mais atrativo do que um certificado.

Sendo assim, é aqui que entra a gamificação. Muito se discute sobre como a gamificação no trabalho aumenta a motivação e até a retenção de talentos. Neste post, você descobrirá que os benefícios da gamificação no treinamento são impressionantes. Veja abaixo alguns pontos importantes:

As recompensas aumentam a motivação

O que é mais motivador do que obter reconhecimento e recompensas por suas realizações? Com pontos e níveis, os colaboradores são instantaneamente recompensados por suas conquistas, como concluir uma unidade de aprendizado ou participar da discussão do curso. Ao mesmo tempo, visualizam seu progresso, o que é ainda mais motivador.

Melhor retenção do conhecimento

Um dos principais desafios do treinamento corporativo é a retenção de conhecimento. Dois fatores que muitas vezes impedem o aprendizado são o tédio e a falta de motivação.

Ao recompensar frequentemente os colaboradores ao longo de sua jornada de aprendizado, você reabastece a motivação deles quando começa a ficar fraca.

Criar uma comunidade de aprendizagem

Não são apenas os especialistas ou líderes que têm algo importante a dizer. Cada um dos membros de sua equipe desempenha um papel vital na criação de uma cultura de aprendizagem informal.

Isso é importante porque a aprendizagem informal é responsável por muito do que sabemos. Inclui tudo o que aprendemos das interações sociais.

No entanto, nutrir esses processos sociais pode ser um desafio. Mas você pode incentivar o compartilhamento de conhecimento em todos os níveis de negócios.

A Gamificação na Educação Corporativa possibilita que à medida que cada funcionário interage com a plataforma e conclui os treinamentos, as conquistas ficam visíveis (ou não) para a equipe. O feedback dos colegas impulsiona o envolvimento com a plataforma.

Vale o investimento

Uma das tarefas mais importantes de qualquer departamento de gestão de Pessoas é mostrar que o treinamento vale o investimento contínuo. Mostre evidências claras de retorno do investimento. Mas como?

As ferramentas de gamificação permitem que você identifique padrões de engajamento. Portanto, à medida que seus colaboradores concluírem o treinamento e interagirem com a plataforma, eles receberão recompensas virtuais, subirão na ranking e de nível.

Observar os recursos gamificados é uma maneira simples de ver se o treinamento é envolvente e funcional. Quanto mais alto o nível de sua equipe, mais engajados estarão com o conteúdo.

São muitos os benefícios que a Gamificação na Educação Corporativa pode proporcionar à sua equipe.

Entretanto, a Especialista em Educação Corporativa da MicroPower, Juliana Trivellato Rodrigues, destacou, na última terça-feira, 31, durante o webinar “Game x Gamificação” que, de nada vale uma ótima estratégia de gamificação, se a implementação não for possível.

“A aplicação via plataformas de treinamento, para se eficaz, depende totalmente de que seu sistema educacional esteja preparado para atribuir ponto gerar ranking e premiar os participantes. Sem tais funcionalidades, a aplicação da gamificação online não é possível”.

Ficou interessado em conhecer mais sobre essa estratégia e em como escolher uma plataforma gamificada? Então temos uma ótima oportunidade para que você tire todas as suas dúvidas.

Devido à grande procura pelo webinar “Game x Gamificação”, realizaremos a 2ª edição do Game e Gamificação para capacitar as pessoas e potencializar os resultado, no dia 23/04/2020.

Neste webinar serão apresentadas as diferenças entre tais conceitos no âmbito educacional corporativo e a melhor opção para capacitar as pessoas e potencializar os resultados.

Faça aqui a sua inscrição.

Veja também:
Nissan explica como utiliza técnicas de jogos para engajar seus funcionários
Oi, Vivo e Claro compartilham suas experiências com o uso da gamificação