Treinar e capacitar colaboradores é fundamental para manter a empresa competitiva no mercado, e em cenário de pandemia causada pelo novo coronavírus, aproveitar as vantagens dos cursos corporativos online é uma solução bastante inteligente para otimizar recursos da companhia e motivar os funcionários.

De acordo com pesquisa do Public Personnel Management Journal, o investimento em treinamento online é capaz de elevar em até 22,5% a produtividade dos colaboradores. Portanto, investir nessa estratégia é uma ótima forma de garantir os resultados da empresa, mas, para isso, você precisa contar com as ferramentas e os parceiros certos.

Quer saber mais sobre as vantagens dos cursos corporativos online? Então, continue e leitura!

O que são os cursos corporativos online?

Trata-se de aulas e treinamentos ministrados a distância, facilitados pelo uso da tecnologia. As atividades acontecem no ambiente virtual, sendo que professores e alunos interagem por meio de plataformas que usam o recurso de vídeo.

A ferramenta também dispõe de outros recursos, como espaço para atividades online, disponibilização de conteúdos por meio de arquivos, entre outros. O modelo de cursos corporativos online é ideal para diminuir distâncias e reduzir custos, principalmente diante do atual cenário, no qual o isolamento social é necessário.

Quais as vantagens que os cursos corporativos podem oferecer?

Os resultados das empresas dependem das pessoas que fazem parte dela. Nesse cenário, contar com cursos corporativos online ajuda a gestão da companhia a capacitar e atualizar o conhecimento da equipe, ao mesmo tempo em que eleva a motivação deles para o trabalho, já que as pessoas se sentem gratas pelo fato de a empresa investir nelas. Mas os benefícios não param por aí!

Veja a seguir as principais vantagens de se investir em cursos online nas empresas!

1. Redução de gastos

Diferentemente do treinamento presencial, em que a empresa tem de arcar com custos, como aluguel de sala, material impresso, coffee break e, até, deslocamentos de funcionários ou estadias em hotéis. Com o treinamento corporativo online, todos esses gastos são eliminados.

Com isso, esse recurso pode ser direcionado para outras ações que possam colaborar para o desenvolvimento da empresa no mercado, como o investimento no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Mas engana-se quem imagina que a qualidade dos cursos é comprometida com as aulas online. É possível oferecer um conteúdo de alto valor utilizando as plataformas digitais de ensino e direcionar a atenção do colaborador para a mensagem a ser transmitida. Isso tudo sem se preocupar com fatores externos, como trânsito que pode atrasar o início das atividades.

2. Potencializa o alcance do treinamento

Com o uso das ferramentas tecnológicas, é possível encurtar as distâncias, ao mesmo tempo em que se amplia o alcance da sua audiência. Para empresas que têm várias filiais, por exemplo, é possível integrar toda a equipe em um treinamento corporativo online.

Isso otimiza o custo-benefício da operação, já que o mesmo treinamento é ministrado para o máximo de colaboradores possível. Além disso, quando o curso corporativo online é transmitido via plataformas digitais, isso eleva o engajamento das equipes, aumenta a satisfação no trabalho e melhora o clima organizacional, o que culmina em um aumento da produtividade.

3. Torna possível contratar os melhores instrutores

Com os treinamentos online para empresas, é possível convidar palestrantes renomados para ministrar conteúdos de alto valor para a sua equipe.

Como as distâncias são eliminadas com a ajuda da tecnologia, é possível contar com a presença de instrutores de qualquer lugar do mundo, eliminando os gastos com a viagem, hotel, alimentação, transporte terrestre e outros custos.

Um bom exemplo são os webinars, que possibilitam que o curso seja realizado a distância, de forma mais conveniente para os alunos e para a empresa e o instrutor.

4. Conteúdo pode ser replicado

Um mesmo treinamento pode ser usado para várias turmas, até que o conteúdo precise ser atualizado. Mas, como os assuntos corporativos tendem a demorar mais para serem atualizados, o investimento sempre vale a pena. Os cursos online corporativos também podem ser usados para a capacitação de novos colaboradores, no chamado processo de onboarding.

Isso é altamente interessante para o treinamento de novos colaboradores e pode ser usado para reforçar conhecimentos transmitidos em momentos anteriores.

Caso a empresa opte por disponibilizar o conteúdo em plataformas internas, como a intranet, os empregados também poderão fazer a consulta dos materiais sempre que houver alguma situação ou dúvida que demande o acesso. Dessa forma, o investimento em cursos corporativos online pode ter um retorno a curto e longo prazo.

5. Ambiente completo de ensino

As ferramentas de ensino a distância são sistemas completos que trazem muitas funcionalidades, o que permite uma plena gestão do conteúdo no ambiente virtual, ao mesmo tempo em que proporciona experiências valiosas para seus usuários.

As plataformas online têm uma interface interativa e flexível, o que possibilita a adaptação para futuras necessidades, conforme as especificidades das empresas contratantes. O conjunto dessas facilidades colabora para que o aprendizado seja mais interessante e atrativo para os colaboradores.

6. Colabora para a motivação dos funcionários

Tendo acesso a um conteúdo de qualidade e em um ambiente virtual interativo, que segue as melhores práticas de transmissão, os colaboradores tendem a se sentir satisfeitos pela experiência proporcionada, além de adquirirem competências que elevarão as suas competências técnicas e comportamentais, contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

Além disso, os cursos corporativos online tornam possível o aprendizado com autoridades do assunto, de maneira flexível, autônoma, que ainda permite aos colaboradores revisitarem o conteúdo em caso de dúvida e no conforto de sua residência ou local de trabalho.

Diante disso, fica evidente que investir em cursos corporativos online é uma ótima estratégia para a capacitação dos colaboradores, além de proporcionar a redução de custos e a motivação da equipe, entre outros fatores.

Para ministrar cursos corporativos online, você pode contar com a ajuda do nosso Estúdio de Conteúdos. Somos uma equipe preparada para desenvolver cursos online criativos e lúdicos, que contextualizam o objetivo do aprendizado.

A equipe do Estúdio de Conteúdos conta com designers instrucionais, de interfaces e de interação, ilustradores, animadores, programadores e gestores de qualidade e todo o time necessário para entregar os melhores cursos de forma personalizada.

Se você gostou deste artigo sobre vantagens dos cursos corporativos online para os colaboradores, conheça mais sobre os nossos serviços!

Conte com os melhores especialistas em soluções educacionais