A aprendizagem corporativa é uma ferramenta importante para as empresas, pois possibilita o desenvolvimento dos colaboradores. A tecnologia ajuda a qualificar esse cenário, trazendo ferramentas que contribuem para otimizar esse processo.

Com a ajuda da tecnologia, é possível elaborar estratégias mais ágeis e que aumentem o engajamento dos profissionais. Desse modo, os resultados serão otimizados, trazendo diversos benefícios para o negócio.

Pensando nisso, trouxemos 5 inovações na aprendizagem corporativa que podem ser aplicadas na sua empresa. Confira nossas sugestões!

1. Microlearning

O microlearning é uma estratégia muito aplicada no contexto da aprendizagem corporativa. Nesse método, são utilizados conteúdos de curta duração, como vídeos rápidos e textos condensados.

A ideia é que o colaborador se desenvolva gradativamente, de acordo com os materiais disponibilizados. Dessa maneira, o profissional tem mais tempo para refletir e assimilar o conteúdo ministrado nos treinamentos e cursos.

2. E-Learning

O ambiente digital faz parte do cotidiano das pessoas. Portanto, é interessante saber utilizá-lo para o desenvolvimento dos profissionais da sua organização. O e-Learning é o método que utiliza uma plataforma digital para transmitir e disponibilizar o conteúdo aos colaboradores.

Os profissionais têm o acesso à plataforma digital, que reúne os cursos e treinamentos. Essa estratégia traz flexibilidade e engajamento, pois os colaboradores conseguem acessar os conteúdos em qualquer hora e lugar, desde que estejam conectados à internet.

3. Gamificação

A gamificação traz recursos interessantes para explorar nesse contexto. O principal objetivo desse método é aumentar a adesão dos colaboradores às ações de treinamento e desenvolvimento, utilizando mecanismos de jogos para engajá-los.

Por meio desse método, o processo se torna mais divertido, leve e atraente. Entretanto, não deixa de entregar os resultados esperados. Ele pode ser aplicado com sucesso no ambiente digital, por exemplo, por meio de jogos, tarefas e desafios que devem ser cumpridos pelos profissionais.

4. Personalização da aprendizagem corporativa

Essa inovação está baseada no trabalho individual com cada colaborador da empresa. Sendo assim, o conteúdo é passado de forma direta para o profissional, de acordo com objetivos e necessidades de aprendizado específicos.

Desse modo, o profissional consegue aprender no seu próprio ritmo, sem depender do avanço dos colegas. Isso contribui para que ele desenvolva as competências necessárias para a realização de suas atividades.

5. Educação híbrida

A educação híbrida visa à aprendizagem por meio de técnicas de ensino a distância aliadas às atividades presenciais, como palestras, atividade, entre outras. Isso traz praticidade e flexibilidade para o treinamento.

Desse modo, a empresa consegue otimizar o tempo e recursos de treinamento, além de estimular a interação e integração de colaboradores de uma equipe por troca de conhecimento e experiências.

Neste artigo, trouxemos algumas inovações na aprendizagem corporativa que podem ser aplicadas em sua empresa. Para implementar essas estratégias, é preciso fazer uma análise das necessidades do negócio e entender qual método será mais eficiente de acordo com a realidade. Além disso, é essencial acompanhar os resultados e verificar o desenvolvimento dos profissionais.

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Então, aproveite para ler outro artigo do nosso blog que explica o que é educação corporativa!