Realizar a gestão de aprendizagem é algo importantíssimo para as empresas, pois oferece capacitação para os profissionais e vantagens para o negócio. Mesmo sendo algo relevante, nem todas as organizações aproveitam os benefícios recorrentes dessa estratégia, pois não sabem implementá-la de modo eficiente.

A implementação dessa estratégia traz alguns desafios para a empresa, pois o processo requer a participação ativa dos colaboradores e um investimento. Por isso, é importante fazer um planejamento minucioso das ações, contar com um bom sistema de gestão de aprendizagem e saber analisar os resultados.

Neste artigo, vamos trazer diversas informações importantes sobre a gestão de aprendizagem, seus desafios e vantagens. Além disso, mostraremos como ela pode ser implementada na sua empresa. Continue a leitura!

Quais os desafios de aprendizagem nas empresas?

A aprendizagem nos ambientes corporativos apresenta alguns desafios, sendo importante conhecê-los para saber como implementar uma estratégia eficiente na sua empresa. Vamos conhecer os principais!

Tempo

O profissional que se ausenta de sua função por alguns dias para uma capacitação gera, a curto prazo, perda para a organização. Isso porque ele sobrecarrega os colegas ou prejudica a entrega de suas tarefas no prazo.

Por outro lado, um colaborador mais capacitado traz ganhos reais para o negócio, oferecendo um serviço de maior qualidade. É preciso encontrar um modelo que permita o treinamento de vários profissionais, sem prejudicar o andamento dos processos e o funcionamento da empresa, promovendo que o tempo seja mais bem aproveitado.

Portanto, é fundamental equilibrar essa equação, ou seja, oferecer treinamentos e capacitações, sem prejudicar o momento atual. Dessa forma, a empresa será beneficiada no longo prazo, sem comprometer o presente.

Investimento

Outro desafio está relacionado com o investimento que será feito para colocar essa estratégia em funcionamento. É preciso encontrar um equilíbrio que permita treinar os colaboradores sem comprometer as despesas da empresa, de maneira que o aprimoramento contínuo ofereça um bom custo-benefício para o negócio.

As capacitações podem ser um investimento alto, especialmente quando a empresa pretende capacitar muitos profissionais. Uma solução é investir nos chamados treinamentos in company, que são customizados segundo as necessidades de cada organização.

Nessa estratégia, a empresa promove o treinamento em suas dependências, trazendo economia de recursos e de tempo, otimizando esse processo.

Engajamento

De nada adianta criar uma cultura de aprendizagem se os profissionais não estão interessados no oferecido. É preciso habilidade para melhorar o engajamento dos colaboradores e demonstrar que os cursos e capacitações são importantes para a empresa e para a carreira.

Muitas vezes, os profissionais não sabem como esses conhecimentos vão contribuir para o cotidiano ou não entendem a importância de continuar se desenvolvendo, criando uma resistência à aprendizagem online, por exemplo.

A organização deve demonstrar a relevância de cada capacitação, além de oferecer estratégias atrativas. Dessa maneira, os colaboradores tendem a participar com mais vontade e a atingir o crescimento desejado.

O que é gestão de aprendizagem?

A gestão da aprendizagem é importante dentro das empresas para aumentar a produtividade e satisfação da equipe. Ela deve avaliar todas as estratégias de desenvolvimento que podem ser aplicadas dentro da organização, escolhendo as que trazem melhores resultados.

O aprendizado acontece de inúmeras maneiras, não sendo algo fácil de ser monitorado. É possível aprender pelas experiências do dia a dia, com a convivência, por sistemas tradicionais, como cursos e treinamento, entre outras formas.

Dessa maneira, gerenciar não é uma tarefa simples, mas é muito importante. A empresa precisa saber de que maneira seus colaboradores aprendem com mais eficiência e quais estratégias trazem resultados satisfatórios, pois essa compreensão permite a produção de conteúdos e materiais adequados para o público.

Por meio do acompanhamento, a empresa consegue produzir treinamentos e capacitações mais eficientes e acompanhar de forma detalhada o desenvolvimento de cada profissional. Desse modo, o investimento será aplicado de maneira estratégica, trazendo inúmeros benefícios para o negócio.

A gestão de aprendizagem está baseada em um conjunto de serviços e tecnologias que garantem eficácia e elevado retorno. Uma das características é a habilidade para garantir o alinhamento eficaz entre os três principais pilares de sustentação de um projeto de e-Learning: tecnologia, conteúdos e metodologia.

Como funciona?

A gestão de aprendizagem funciona com a ajuda da tecnologia, pois por meio do uso de um sistema é possível acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores nos cursos e capacitações oferecidos.

O gestor, de qualquer organização responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas, precisa saber se o colaborador está estudando, se reteve conhecimento e se está evoluindo em sua trilha de aprendizagem. Esse acompanhamento é facilitando quando os recursos tecnológicos são utilizados.

As tecnologias mais utilizadas para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores são as plataformas de Learning Management System (LMS). Por meio desse recurso, é possível monitorar aspectos como dedicação, nota e a evolução em cada conteúdo.

O LMS disponibiliza uma série de recursos, em tempo real ou não, que dão suporte ao processo, permitindo seu planejamento, implementação e avaliação. Portanto, ele é necessário para que a condução seja ágil e eficiente, trazendo benefícios para o negócio.

Diferentemente do processo de ensino convencional, a plataforma LMS foi desenvolvida para transportar o ambiente educativo presencial para o espaço virtual. Desse modo, é possível oferecer mais flexibilidade para os colaboradores e para quem está produzindo os cursos.

Com o auxílio de recursos e ferramentas tecnológicas, a plataforma LMS transforma o processo de aprendizagem em algo dinâmico, completo e acessível. Essa renovação dos métodos contribui para potencializar o engajamento e facilitar o controle do progresso entre as trilhas de conhecimento.

Com a utilização da tecnologia, o processo de aprendizagem em tempo real é cada vez mais comum, sendo importante ter controle sobre a evolução dos profissionais nesse meio. A vantagem está na fácil visualização dos principais dados existentes por meio do sistema, que reúne a evolução de cada usuário e estatísticas gerais sobre os conteúdos.

Os diversos meios utilizados dificultam o acompanhamento. Por isso, é importante ter um sistema que centralize a evolução e demonstre o caminho percorrido por cada colaborador. Desse modo, informações importantes não são perdidas no meio de tantos dados desencontrados.

Quais as características da gestão de aprendizagem?

A gestão de aprendizagem apresenta algumas características que contribuem para as estratégias funcionarem de forma eficiente, dando mais controle para a empresa sobre o desenvolvimento dos colaboradores. Vamos conhecer algumas delas!

Utilização do e-Learning

O e-Learning é etapa fundamental para que a gestão de aprendizagem seja produtiva no ambiente empresarial. Essa estratégia permite que os colaboradores tenham contato com diferentes métodos de capacitação.

A aprendizagem móvel é uma das necessidades no cotidiano, trazendo mais flexibilidade para os colaboradores e para a organização. Por meio desse recurso, os profissionais podem consumir conteúdos em diversos formatos, sendo mais fácil encontrar os que são mais atraentes e eficientes.

Tecnologia como aliada

Qualquer estratégia de desenvolvimento profissional deve ter a tecnologia como aliada, pois os dispositivos tecnológicos são elementos importantes no cotidiano. Dessa maneira, o processo se torna mais natural para os profissionais, que já estão acostumados com esse ambiente.

A utilização de vídeos na aprendizagem, gamificação e outros recursos é essencial para otimizar esse processo. Essas estratégias contribuem para aumentar o engajamento dos colaboradores nas capacitações e cursos, melhorando os resultados e trazendo vantagens para a empresa.

Diversificação dos métodos

Por muito tempo, o processo de capacitação e treinamento dos colaboradores se resumia a encontros presenciais, palestras e cursos formais. Entretanto, existem diversos métodos que podem ser aplicados atualmente para qualificar a capacitação dos colaboradores, oferecendo materiais e conteúdos mais atrativos.

A aprendizagem social é um dos recursos que podem ser aplicados com grande sucesso nas empresas. Ela permite que os profissionais utilizem mecanismo que são comuns no cotidiano, pois fazem parte das redes sociais. Desse modo, a adesão tende a ser maior e o progresso positivo.

Oferecimento de informações estratégicas

Outra característica relevante é o oferecimento de informações estratégicas que ela possibilita. O treinamento e o desenvolvimento de profissionais é um processo importante dentro de uma organização. Por isso, precisa ser planejado com seriedade e atenção.

Esse gerenciamento traz para a equipe informações e dados relevantes sobre o que está sendo oferecido aos colaboradores e como eles estão reagindo. Dessa maneira, é possível encontrar pontos que necessitam de aperfeiçoamento e corrigir as falhas que prejudicam esse processo.

Quais as vantagens de sua implementação?

A implementação de uma estratégia de gestão de aprendizagem traz diversos benefícios para uma organização. Confira as principais vantagens que ela oferece!

Aumento da produtividade

O principal objetivo de um programa de desenvolvimento profissional dentro da empresa é o aumento da produtividade. Ele acontece porque os colaboradores adquirem conhecimento e técnicas novas que são úteis para as diversas atividades realizadas no cotidiano, tornando a atuação deles mais eficiente e ágil.

Com um sistema de gestão de aprendizagem, a empresa consegue potencializar as estratégias de treinamento, colhendo resultados mais rápido. Dessa forma, a produtividade será influenciada positivamente, melhorando o fluxo de trabalho e o clima organizacional.

Redução de custos a longo prazo

Outra vantagem de investir nesse método é reduzir os custos a longo prazo. Muitas vezes, a empresa não consegue gerenciar o desenvolvimento dos colaboradores, pois não tem controle sobre todos os cursos e capacitações de que eles participaram.

Dessa maneira, é normal investir de forma errada, sem trazer o retorno esperado para a estratégia. Com o controle maior sobre esse processo, os investimentos serão estratégicos, gerando menos custos e mais resultados.

Facilidade na adaptação às novas tecnologias

Com a aplicação de uma cultura de aprendizagem corporativa, os colaboradores têm a oportunidade de se tornarem cada vez mais criativos, algo que oferece inúmeras vantagens para a empresa. O crescimento da tecnologia exige que os profissionais tenham familiaridade com esses recursos, potencializando a produtividade coletiva.

Investir nessa conscientização melhora a compreensão de que é necessário evoluir constantemente, deixando os colaboradores mais confortáveis para aprender novos conceitos e técnicas. Isso diminui as dificuldades para a implementação de novas tecnologias, trazendo agilidade para o processo.

Estabelecimento de uma cultura de aprendizagem contínua

O estabelecimento de uma cultura de aprendizagem contínua é essencial para o sucesso de uma organização. Essa é uma forma de garantir que os profissionais estarão sempre dispostos a evoluir e entregar um serviço de mais qualidade.

Por meio da gestão desse processo, a empresa consegue melhorar o engajamento dos colaboradores nos treinamentos e capacitações. Dessa forma, o aprendizado se torna algo natural para eles, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades.

Obtenção de resultados mais satisfatórios

Com profissionais mais capacitados, motivados e o aumento da produtividade nos processos cotidianos, a empresa também consegue resultados satisfatórios. Essa vantagem é alcançada de modo natural, pois as novas habilidades adquiridas contribuem para a melhorar a qualidade dos serviços.

As equipes alinhadas e preparadas para os desafios do mercado são capazes de entregar um serviço de excelência, trazendo mais competitividade ao negócio. Além disso, essa otimização também contribui para aumentar a satisfação dos clientes, melhorando a reputação do negócio.

Como aplicar no contexto de aprendizagem corporativa?

A gestão de aprendizagem é bastante aplicada no contexto educacional, mas também pode ser utilizada no ambiente corporativo. Veja como implementar essa estratégia na sua empresa!

Defina os objetivos

O primeiro ponto deve ser a definição dos objetivos de aprendizagem da empresa. É importante saber o que se espera dos colaboradores, de que maneira a evolução deles deve acontecer, entre outros aspectos.

Dessa forma, a empresa entenderá melhor o que é necessário para a aprendizagem ser conduzida de forma eficiente. Com os objetivos definidos, é mais fácil pensar no que deve ser apresentado e como medir a efetividade das estratégias.

Priorize o planejamento

Outra etapa muito importante é o planejamento da gestão de aprendizagem. É preciso entender o que é necessário em cada estágio, como o investimento será aplicado, de que maneira a empresa pode incentivar os colaboradores a participar dos treinamentos, entre outros pontos.

Avalie quais cursos serão ofertados, se eles serão terceirizados ou produzidos internamente. Além disso, defina a estrutura das aulas, quais serão suas trilhas de conhecimento e se os conteúdos serão presenciais, online ou nas duas modalidades.

Escolha uma plataforma

A escolha de uma plataforma para gestão de aprendizagem também é fundamental, pois ela oferece os dados necessários para o acompanhamento da estratégia. É preciso encontrar a parceria correta, que ofereça um serviço de qualidade, afinal, é no sistema que é possível gerenciar a evolução dos profissionais.

Essa decisão é muito importante para que todo o processo seja conduzido da forma correta, portanto, não hesite em procurar a melhorar opção para o seu negócio. Com uma pesquisa detalhada, é possível garantir que a empresa terá controle total sobre esse processo.

Tenha paciência com a implementação

A implementação de uma estratégia nova requer tempo e paciência, afinal, é preciso que os colaboradores se acostumem com os novos recursos para que o processo funcione da maneira esperada.

Portanto, é importante fazer esse processo de forma gradual, dando o espaço necessário para que as adaptações sejam feitas. Dessa maneira, os resultados serão recolhidos rapidamente, sem grandes prejuízos e desconfortos.

Acompanhe o desenvolvimento

Se toda a estratégia foi montada, é preciso saber quais resultados ela está oferecendo. Para isso, é essencial acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e entender como eles estão evoluindo nas estratégias de capacitação que estão sendo oferecidas.

Uma atitude importante é recolher o feedback dos colaboradores após os treinamentos, pois eles podem apontar erros e mostrar quais estratégias foram mais interessantes. Essa análise ajuda a verificar o crescimento dos profissionais e entender se objetivos estão sendo alcançados.

Como escolher um sistema de gestão de aprendizagem?

A escolha de um sistema de gestão de aprendizagem é fundamental para aproveitar ao máximo esse recurso, trazendo mais agilidade e eficiência ao processo. Veja quais pontos devem ser avaliados!

Verifique as funcionalidades

Um dos principais aspectos que devem ser conferidos são as funcionalidades oferecidas. Entenda quais recursos são necessários para que as estratégias de treinamento e capacitação sejam aplicadas com eficiência, pois dessa maneira a empresa evita ser surpreendida pela falta de uma função importante.

Priorize a simplicidade

O sistema também precisa ser de fácil utilização, o que não significa falta de recursos ou defasagem. Quando a plataforma não é simples de ser operada, é normal aumentar os níveis de rejeição, prejudicando o processo de aprendizado dos profissionais.

Dessa forma, investir em uma plataforma intuitiva é uma forma de facilitar o acesso e levar o conhecimento para o máximo de pessoas possível. Verifique se o menu é objetivo, se os recursos estão dispostos de uma maneira coerente e facilmente visível e se a linguagem utilizada é adequada para seu público.

Confira a qualidade do suporte

A implementação de qualquer sistema requer tempo para adaptação, esforço e um investimento. Por isso, é importante verificar como a empresa que oferece a solução atua para guiar esse processo de forma eficiente.

É importante conferir qual é o funcionamento do suporte, como é a forma de contato mais rápida em caso de necessidade, se há uma pessoa específica para cuidar da parceria, entre outros aspectos. Dessa forma, você terá a segurança necessária para implementa a estratégia, sabendo a quem e como recorrer quando for preciso.

Como analisar os resultados?

Uma gestão de aprendizagem eficiente precisa fazer análise de resultados de forma correta. É necessário entender a evolução dos colaboradores e oferecer base para que correções e melhorias sejam feitas. Saiba como cuidar dessa etapa!

Defina os objetivos

Para avaliar os resultados, primeiro é preciso definir quais são os objetivos e metas em curto, médio e longo prazo, entendendo o que é necessário para o desenvolvimento de cada colaborador. Dessa maneira, a avaliação tende a ser mais realista, verificando de forma eficiente o desempenho e o crescimento dos profissionais.

Estabeleça indicadores

O estabelecimento de indicadores é fundamental para mensurar os dados de forma correta. Com a definição das metas e os objetivos, é necessário definir quais são os dados que são relevantes para monitorar a evolução profissional na organização.

A plataforma LMS oferece informações relevantes sobre vários aspectos, sendo a fonte para os principais dados. Se o objetivo é o desenvolvimento de determinada competência, por exemplo, é possível acompanhar como cada colaborador se comportou nas trilhas de aprendizado e conferir o aproveitamento desse conteúdo.

Monitore regularmente os resultados

Os indicadores são importantes e devem ser acompanhados de forma regular. Não existe um período correto para esse monitoramento, pois cada organização deve definir o intervalo que faz sentido para seu negócio. Algumas empresas fazem esse levantamento semestralmente, para que as medidas necessárias sejam tomadas com de forma ágil, contribuindo para otimizar a aprendizagem.

Gere relatórios

A geração de relatórios é fundamental para embasar as decisões e ter um controle completo sobre os processos de desenvolvimento. Esses documentos trazem base para análises posteriores, facilitando a consulta dos indicadores mais relevantes sempre que for necessário.

Além de apresentar os resultados, o documento também deve apontar tendências e contribuir para a definição de novas metas. Por meio do relatório, é possível estruturar o plano de ação para otimizar o que está sendo feito na empresa e corrigir aspectos que estão defasados.

Proponha soluções

Além de analisar as informações, também é essencial buscar soluções. O monitoramento tem o objetivo de facilitar a tomada de decisão para melhorar o processo de aprendizado e reduzir os erros encontrados.

Quando a análise encontra aspectos que devem ser aperfeiçoados, é importante buscar soluções para corrigir esse ponto. Quando isso é feito, os resultados são otimizados, trazendo benefícios importantes para o negócio, a curto, médio e longo prazo.

Neste artigo, trouxemos um guia completo para implementar a gestão de aprendizagem na sua empresa. Como demonstramos, ela é muito importante para que a organização tenha um programa eficiente de desenvolvimento e treinamento dos colaboradores. Com a ajuda da tecnologia, é possível promover novas habilidades e aumentar a produtividade dos profissionais, além de conseguir bons resultados para o negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e contribua para que outras pessoas compreendam mais sobre este tema tão relevante!

Saiba como realizar a Gestão do Conhecimento em sua organização
ebook_amarelo