Uma empresa inovadora consegue potencializar sua produtividade e os resultados por meio de diferentes processos, sejam eles a escolha de soluções, sejam mudanças de postura. Nesse contexto, liderança e tecnologia desempenham papéis importantíssimos para o sucesso, trazendo diversos benefícios para as organizações.

Quando a liderança investe nas soluções tecnológicas corretas, é possível otimizar diferentes processos. Entre os resultados mais comuns estão a melhora da comunicação, a redução de erros e o aumento da produtividade.

Pensando nisso, trouxemos 6 soluções que podem ser adotadas para unir liderança e tecnologia na empresa da melhor forma possível. Acompanhe nossas sugestões e saiba como implementá-las em seu negócio!

1. EAD

O ensino a distância, conhecido como EAD, tem sido aplicado em diversos contextos, sendo usado na educação infantil, superior e também na corporativa. Essa modalidade traz diversos benefícios para as empresas, pois traz mais flexibilidade para o treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Por meio das diversas opções, como e-Learning, os profissionais conseguem acessar os conteúdos em qualquer horário e de qualquer local.

Com essa flexibilidade, torna-se mais fácil aumentar o engajamento dos colaboradores nos treinamentos, o que traz mais eficiência para o processo e melhora os resultados. Além disso, os custos também são reduzidos, já que não é necessário reunir os profissionais em um só ambiente para que ouçam palestras ou cursos.

2. Universidades corporativas

As universidades corporativas são locais de ensino que promovem o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. A intenção dessa estratégia é oferecer treinamentos, cursos técnicos e capacitação para os profissionais, agregando novas habilidades e competências.

Uma das vantagens dessa metodologia é a possibilidade de elaborar um programa de educação continuada. Desse modo, os colaboradores não passarão apenas por momentos de treinamentos pontuais, mas desenvolverão constantemente suas habilidades e conhecimentos.

Para aproveitar todos os benefícios dessa metodologia, é fundamental encontrar uma plataforma que hospede os cursos da sua universidade corporativa. Nesse momento, priorize uma parceria de qualidade, com os recursos necessários para a aplicação eficiente dos cursos e treinamentos.

3. Inclusão digital de PCDs

Outro ponto interessante que a liderança deve considerar é a inclusão digital de pessoas com deficiência (PCD). Algumas tecnologias facilitam o cotidiano desses profissionais, possibilitando que eles estejam em contato com os processos da companhia.

É possível, por exemplo, oferecer leitores de tela para pessoas com deficiência visual. O público PCD poderá acessar os sites, que terão dados de cada página disponíveis em texto ou áudio. Além disso, permite-se uma navegação facilitada, via teclado.

Conta-se, também, com o serviço de análise de acessibilidade. Ele garante descrições textuais em todos os elementos das telas. Com isso, um programa leitor de telas, tal qual o Virtual Vision, poderá ler tais informações para a pessoa com deficiência.

Essa é uma forma de demonstrar a importância de preparar a empresa para receber profissionais PCD. Com o auxílio da tecnologia, as pessoas com deficiência conseguem produzir com eficiência, entregando bons resultados para o negócio.

4. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho está entre as responsabilidades dos líderes, sendo uma etapa vital para o crescimento da organização e o desenvolvimento dos colaboradores. Para que ela seja eficiente, é necessário contar com dados e informações sobre as atividades realizadas, os pontos que precisam ser melhorados, as áreas que estão com falta de equipe, entre outros aspectos.

Com o auxílio de uma ferramenta para a gestão de performance, é possível administrar o desempenho da organização e planejar ações de desenvolvimento, orientação e correção.

Por meio dos dados disponibilizados pelo sistema, os líderes têm acesso a informações que possibilitam corrigir os profissionais e adequar a equipe para as demandas. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e velocidade dos processos, algo vital para a competitividade do negócio.

5. Gamificação

Tornar os processos cotidianos mais atraentes é uma ação que traz resultados. Portanto, a liderança deve encontrar estratégias que aumentem o engajamento dos colaboradores. A gamificação é uma das opções, pois ela aplica elementos e recursos comuns nos jogos em atividades do dia a dia corporativo.

Essa metodologia pode ser aplicada tanto em processos relacionados as atividades e tarefas do cotidiano quanto em programas de treinamento e capacitação. O importante é trazer dinâmica e leveza para esses momentos, o que também contribui para melhorar o clima organizacional.

Dentro dessa metodologia são usados mecanismos que promovem a competição saudável entre os colaboradores, como ranking ou quadro de medalhas. Desse modo, os profissionais se esforçam para superar os desafios e conquistar um lugar de destaque e reconhecimento dentro da estratégia.

6. Vídeos

O consumo de vídeos está em alta na internet, sendo um dos conteúdos que mais atrai as pessoas, superando textos e outros formatos. Dentro do ambiente corporativo, eles podem colaborar com a liderança de diversas maneiras.

Quando usados na estratégia de treinamento corporativo, por exemplo, trazem diversas vantagens para esse processo. Os conteúdos se tornam mais dinâmicos, interessantes, contribuindo para que o processo de aprendizagem aconteça de forma eficiente.

Para aproveitar ao máximo essa tecnologia, é preciso prestar atenção na produção dos conteúdos, para garantir que as informações passadas chegarão com precisão para sua equipe. Por isso, é importante cuidar da qualidade da imagem e do som, para que não haja ruídos nessa comunicação.

Lembre-se de que os vídeos devem trazer flexibilidade para o processo, por isso, eles precisam ser direcionados para o consumo em diferentes dispositivos eletrônicos. Desse modo, os profissionais poderão acessar os treinamentos e cursos em qualquer momento e lugar, precisando apenas de internet.

Neste artigo, vimos como liderança e tecnologia são elementos que podem beneficiar uma gestão. Se a sua empresa tem interesse em investir nessa área, vale a pena conhecer as soluções oferecidas pela MicroPower. As plataformas e sistemas contribuem para que os líderes tenham uma visão geral sobre o desempenho dos colaboradores no cotidiano, além de promover um processo de desenvolvimento profissional mais completo.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer todos os benefícios que a MicroPower pode oferecer para a sua empresa!