Nas últimas décadas vivenciamos uma rápida transformação tecnológica que impactou a forma como as empresas atuam, independentemente do mercado. Estar pronto para o cenário digital poderia parecer algo visionário, mas, com eventos como o isolamento social devido à Covid-19, todos foram levados a repensar nos modelos de negócio e como é possível se adaptar.

Várias empresas foram forçadas a adotar o trabalho remoto em que colaboradores passaram a atuar no formato home office sem um treinamento prévio. A transformação digital chegou para todos. O que fazer para garantir que a sua empresa aproveite as vantagens desse fator e esteja pronta para as mudanças que surgirem?

Continue a leitura e confira as principais dicas para essa transformação!

Faça um planejamento para se adaptar ao cenário digital

 

O planejamento estratégico é essencial em momentos de transição. Com ele, você foca no objetivo da empresa e desenvolve uma visão acertada de todos os passos para conseguir alcançar sua meta. Para isso, é importante definir prazos, elaborar um cronograma de ações e delegar aos responsáveis cada etapa do projeto. Lembre-se também de que nem tudo precisa ter resultados de curto prazo.

Adapte seu modelo de negócios às transformações

Para minimizar o impacto das mudanças, é preciso estar atento ao mercado. Talvez uma inovação que você pensou para sua empresa hoje já tenha sido testada por outras. Assim, é possível descobrir se a ideia funciona ou não. Para acompanhar a transformação digital no RH, por exemplo, é bem possível que você precise atualizar a cultura empresarial, trazendo conceitos de coletividade e descentralização.

Prepare a infraestrutura e ajuste processos

Imagine que você decida que alguns de seus funcionários trabalharão remotamente ou que as vendas também acontecerão on-line. São processos que podem impulsionar os resultados da empresa e certamente precisarão de estratégias de employee experience para engajar sua equipe à nova realidade. Além disso, você também precisará pensar:

  • na estrutura necessária para atender à transição — como notebooks, um e-commerce;
  • em uma plataforma para o treinamento dos funcionários;
  • na nova rotina adotada pela empresa, códigos de conduta e autonomia delegada a cada um;
  • na definição de métricas para monitorar o novo modelo.

Tenha uma mentalidade tecnológica com foco no humano

Outro ponto fundamental quando o assunto é a adaptação ao cenário digital é entender o que deve ser adaptado e o que deve ser valorizado. Nesse novo modelo, a comunicação deixa de ser unilateral, a empresa deve ter um canal de escuta. Além disso, é importante entender que a automação e digitalização de processos é válida, mas as relações humanas devem ser respeitadas também.

Como você viu, as mudanças para acompanhar o cenário digital podem acontecer de forma gradual e com planejamentos que garantam o monitoramento adequado e sucesso de cada etapa. Pensar em tecnologia é fundamental em um mercado que cada vez mais se apropria das inovações para encontrar oportunidades e diferenciais. Entretanto, o treinamento e desenvolvimento de pessoas nunca foi tão importante.

Gostou deste artigo? Compartilhe o texto nas redes sociais e ajude mais empresas a adotar o mindset tecnológico junto de um olhar para o desenvolvimento humano!