O gamification (ou, em português, Gamificação) na educação corporativa é uma estratégia fundamental para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa.

Na prática, ela utiliza elementos dos jogos para envolver, motivar e engajar as pessoas para desenvolverem determinadas ações.

Muitas organizações encontraram no gamification a resposta para atrair seus colaboradores aos treinamentos. Eles estão usando mecanismos de jogos como rankings, badges, lista de eventos e até loja virtual para resgate de pontos e milhagens, tudo para envolver os colaboradores, aumentar a produtividade e impulsionar o sucesso dos negócios.

Nem é preciso dizer como isso pode ser valioso par o RH, concorda? Pensando nisso, elaboramos este artigo para detalhar os pontos que envolvem esse conceito. Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Afinal, o que é gamification?

O Gamification, ou Gamificação, proporciona o uso de recursos de games em soluções educacionais para estimular o engajamento dos colaboradores de maneira divertida e descontraída, instigando duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento, acompanhados de prêmios e recompensas aos colaboradores por alcançar os objetivos.

Quando o aluno consegue concluir as etapas necessárias, há um impulso em sua autoestima, especialmente quando é um curso desafiador. A aprendizagem baseada em jogos pode ensinar novas habilidades aos colaboradores de forma efetiva.

Quais as vantagens do gamification para a organização e colaboradores?

A solução oferece oportunidades para que os alunos possam cometer erros, aprender com eles, analisar o impacto de suas decisões para ai então tentar novamente.

Uma pontuação ruim não significa que os alunos falharam ou não podem tentar novamente. Os mecanismos de jogos são projetados para que os alunos estejam motivados para começar novamente e melhorar seu desempenho. Este é um fator crucial na aprendizagem.

Com o gamification é possível levar ao colaborador  situações praticas afim de encontrar soluções simulando a realidade. Isso permite uma experiência muito mais significativa. Não apenas as necessidades técnicas e teóricas podem ser sanadas com a proposta, mas também transmitir os valores da empresa, estimular a competição sadia, incentivar a troca de experiências e promover o trabalho em equipe. Abaixo, alguns benefícios com o uso do gamification:

  • Estimula a criatividade
  • Auxilia na pratica do feedback
  • Atrai diferentes gerações
  • Trabalho colaborativo
  • Aprendizagem de forma lúdica
  • Retenção do conhecimento
  • Estimulo a persistência
  •  Motivação intrínseca

Como aplicar essa estratégia na organização?

O dinamismo que as estratégias de jogos trazem para a aprendizagem e o engajamento de pessoas é enorme. As possibilidades de Recompensar, Reconhecer e Premiar trazem motivação e competitividade sadia, em que todos ganham.

Os colaboradores ganham duas vezes: aprendendo e sendo reconhecidos e recompensados – e as empresas ganham por ter funcionários mais capacitados e, consequentemente, com maiores possibilidades de melhorar continuamente seu desempenho, aumentando a produtividade de seu posto de trabalho.

Para que a estratégia de gamification cumpra o seu papel, alguns pontos são fundamentais.

“A aplicação via plataformas de treinamento, para ser eficaz, depende totalmente de que o sistema educacional esteja preparado para atribuir pontos, gerar ranking e premiar os participantes. Sem tais funcionalidades, a aplicação da gamificação online não é possível”, informou a Especialista em Educação Corporativa da MicroPower, Juliana Trivellato Rodrigues,  na última terça-feira, 09 de junho, durante o webinar “Games e Gamificação como estratégias de capacitação “.

Por isso, a importância em contar com plataformas que estejam prontas para receber estratégias e conteúdos gamificados nativamente dentro do sistema, contribuindo, assim, para o aumento e o engajamento dos colaboradores e suas respectivas adesões aos planos de treinamento.

Ficou interessado em conhecer mais sobre essa estratégia e em como escolher uma plataforma gamificada? Então temos uma ótima oportunidade para que você tire todas as suas dúvidas.

Devido à grande procura pelo tema, realizaremos a 4ª edição do webinar “Games e Gamificação como estratégias de capacitação ” no dia 18/08/2020.

Neste webinar serão apresentadas as diferenças entre tais conceitos no âmbito educacional corporativo e a melhor opção para capacitar as pessoas e potencializar os resultados. Clique no banner abaixo e faça a sua inscrição: