Não sabe como fazer webinar? Confira 4 dicas para produzir!

Você sabe como fazer webinar? Essas transmissões de vídeo ao vivo ou gravadas previamente são uma excelente estratégia para atrair e envolver o público. Normalmente usadas por empreendedores do marketing digital, elas têm o diferencial de trazer um conteúdo valioso para a audiência, enquanto se faz uma oferta irresistível (seja da venda de um produto/serviço ou do pedido de uma ação).

Apesar de ser uma tática amplamente usada para alcançar o público externo, por exemplo, atraindo alunos para um novo curso, também é possível desenvolver webinars para motivar e engajar o time. Afinal, nem sempre os colaboradores se encontram na mesma localização geográfica, além de haver possíveis trabalhadores remotos.

Seja para seus potenciais clientes, seja para os colaboradores, descubra os segredos para fazer um webinar de sucesso. Boa leitura!

 

1. Conheça bem o público do seu webinar

Saber com quem você está falando é a chave para o sucesso de uma transmissão. Diferentemente de uma palestra, nem sempre é possível acompanhar o envolvimento do público. Entretanto, com o planejamento adequado, você pode prever a reação dos espectadores. Tente definir quais são as dores e necessidades da audiência e veja como você pode usá-las a seu favor.

No caso de um webinar para possíveis clientes, por exemplo, é fundamental que o assunto se relacione de alguma forma com a solução que a sua empresa oferece. Já para os webinars com o público interno, o objetivo pode ser aumentar o employee experience alinhando a cultura da empresa e, ao mesmo tempo, oferecer mais conhecimentos como capacitações ou um microlearning.

2. Planeje as estratégias de interação com a audiência

Seja um teatro, show ao vivo ou palestra, a conexão com a plateia deve ser pensada com antecedência. Existem dois grandes motivos para isso. Primeiro, para evitar que o apresentador perca o script e, segundo, para aumentar a sinergia com o público.

Um webinar precisa ter início, meio e fim. Pense no roteiro da sua transmissão, levando em conta o tempo para cada fala e crie pontos de respiro, nos quais o público tem espaço para se manifestar. Com isso, você garante uma experiência mais rica. Usar estratégias como a gamificação pode ajudar o público a ficar alerta. Você pode oferecer um brinde para os X primeiros que tiverem uma ação, por exemplo. 

3. Selecione a ferramenta adequada para a sua transmissão

Talvez você conheça ferramentas como o Zoom ou Microsoft Teams. É importante definir uma plataforma de vídeo adequada para fazer o webinar. Pense nos recursos de que você precisa, como chat, transmissão ao vivo, se qualquer um que tiver o link pode entrar ou se é necessário ter autorização para acessar a sala.

4. Pense como fazer webinar com a estrutura necessária

Outro ponto bastante relevante é a qualidade do vídeo que você produz com o webinar. Para isso, lembre-se de escolher um ambiente no qual você dificilmente será interrompido por ruídos ou outros fatores externos. Além disso, cuide de detalhes como iluminação, equipamento de captura de imagem e som. A qualidade da internet também é fundamental se a transmissão for de um vídeo ao vivo.

Viu como fazer webinar? Essa solução pode ser usada tanto para conquistar o público externo quanto para realizar treinamentos eficientes. Você deve ter percebido que o planejamento torna a transmissão mais atrativa. Apesar de uma das características do webinar ser ele ocorrer em um horário programado, o vídeo pode ser gravado ou acontecer ao vivo.

Gostou das dicas? Então, conte para a gente nos comentários que estratégia você acha mais importante para manter o público engajado!

Compartilhe: