O microlearning é uma modalidade de educação a distância focada em conteúdo de curta duração. Nessa estratégia, os cursos demandam menos tempo de aprendizado. Com a finalidade de proporcionar uma aplicação eficiente de suporte de desempenho, é um formato que tem ocupado cada vez espaço no mercado.

Ou seja, trata-se de um processo de aprendizagem que realiza a divisão dos temas em blocos pequenos (pílulas) direcionadas, que tornam a retenção de conhecimento mais simples.

Mesmo sendo uma capacitação com menor período de duração, sua efetividade é comprovada. Isso acontece, entre outros fatores, pelo aumento de engajamento dos colaboradores, que não precisam dedicar muitas horas ou dias no processo de aprendizagem.

Neste artigo, vamos conhecer os principais benefícios do microlearning e como usá-lo. Acompanhe a leitura!

Quais são os benefícios do microlearning?

A utilização dessa estratégia oferece vários benefícios para as empresas. Confira os principais!

Agilidade

O treinamento com tamanho reduzido oferece a possibilidade de aplicação mais rápida, trazendo agilidade para o processo e permitindo que os resultados apareçam em curto prazo. Desse modo, ele acelera a aprendizagem na sua empresa, dando autonomia para os colaboradores, minimizando os impactos dos treinamentos e não alterando a rotina de trabalho.

Impacto nos resultados

Como o processo de aprendizagem não é longo, a empresa consegue ver os resultados do programa rapidamente. Assim que determinados conteúdos forem disponibilizados, os colaboradores já conseguem aplicá-los no cotidiano, trazendo benefícios para o fluxo de trabalho.

Redução de custos

Esse é outro dos benefícios do microlearning, já que o curso menor também contribui na redução dos gastos de produção, tanto para quem terceiriza o serviço quanto para as empresas que elaboram a própria capacitação.

Como o colaborador fica menos tempo afastado de suas atividades diárias, isso também gera economia para o negócio. Além disso, os custos são inferiores comparados às capacitações presenciais.

Produção sob demanda

Para que os treinamentos sejam efetivos, eles precisam abordar materiais que façam sentido para cada situação. Por oferecer um conteúdo mais compacto, é possível criar aulas sempre que alguma necessidade for identificada. Desse modo, a empresa consegue resolver rapidamente seus problemas, e os colaboradores ficam preparados para aplicar o que foi aprendido.

Maior envolvimento da equipe

Devido ao processo de aprendizagem e treinamento curto, que utiliza vários recursos como gamificação e multimídia, os funcionários ficam mais engajados, já que os resultados são percebidos de forma rápida.

Outra vantagem é que esse método envolve melhor os alunos, tendo em vista ser voltado para a finalidade de aprendizado específico com uma duração mais curta. Sendo assim, os blocos de estudo não costumam exceder muitos minutos, evitando que o os funcionários sintam-se impacientes ou cansados, como pode ocorrer em cursos mais prolongados.

Sendo assim, eles realizam o curso de microlearning, compreendem os conceitos e assuntos a serem abordados e continuam com o processo de aprendizagem. Mesmo que sejam vários módulos, eles não ficam tão fadigados ou desmotivados e conseguem finalizar o curso completo de uma maneira ágil.

Por esse motivo, o ideal é sempre manter módulos específicos e mais cursos, que consigam atender uma necessidade determinada de uma meta, em vez de ter uma quantidade menor de blocos, mas que duram muito mais tempo para a sua conclusão.

Clareza dos resultados

Ao adotar um objetivo único e treinamento em um plano de aulas curtas, a organização entende que é preciso mensurar cada período, o que proporciona aos profissionais uma direção mais clara das metas esperadas ou os propósitos do aprendizado que precisa ser alcançado, fazendo com que a estratégia implementada seja mais eficaz.

Personalização

Pelo fato de o método envolver materiais curtos, a empresa pode segmentar seu público de uma forma mais particular. Por exemplo, existem dois perfis distintos para profissionais com diferentes aptidões e dificuldades. Então, é possível criar duas mídias com conceitos alinhados para cada um deles.

Simplicidade

Os treinamentos com base no microlearning também são mais simples de desenvolver, atualizar e compartilhar quando comparados com os cursos mais tradicionais, além de contar com um índice de conclusão bem mais satisfatório.

Mídia rica

Outro benefício importante é que os materiais de microlearning têm como base mídias ricas, por exemplo, vídeos, infográficos, animações, atividades gamificadas, textos, pequenas simulações, cases para tomada de decisão, entre outras opções. Esses são somente alguns exemplos do que viabiliza um melhor engajamento dos alunos, o que contribui bastante para o sucesso da metodologia.

Como o microlearning pode ser usado?

A utilização do microlearning é bastante ampla, pois ele é uma estratégia que permite diferentes abordagens. Para que ele seja aproveitado da maneira correta, é fundamental saber quais são os objetivos e direcionar os conteúdos nesse sentido. Algumas formas de uso são:

  • corrigir falta de informações específicas: usar a estratégia para uma nova orientação, para a correção de uma atitude ou comportamentos impróprios;
  • ações pontuais: disponibilizar um ou poucos materiais assim que se detecte a falta de conhecimento sobre algo;
  • séries: criar uma série de materiais focando em características complementares para determinada função;
  • ações contínuas: nesse modo, ele se torna parte da rotina diária dos seus colaboradores. É só disponibilizar diariamente um pequeno conteúdo seguido de um teste de única pergunta.

Neste artigo, trouxemos os principais benefícios do microlearning e como você pode usá-lo. Essa é uma estratégia muito importante para as empresas, pois permite capacitar os colaboradores de forma rápida e eficiente, sem prejudicar o cotidiano. Dessa maneira, o engajamento e os resultados são maiores, trazendo grande crescimento para a organização.

Para auxiliar no sucesso da estratégia aplicada pela empresa, você pode contar com a MicroPower, que oferece a melhor plataforma com essa funcionalidade, tendo em vista os seus diferenciais no desenvolvimento e gestão de aprendizagem e desempenho.

Percebemos, então, os benefícios do microlearning ao proporcionar uma melhor experiência na busca pelo aprimoramento de habilidades e competências, com a aplicação de um método de aprendizagem exclusivo e que busca meios engajadores e diferenciados para estimular e motivar os colaboradores, levando a resultados mais rápidos e efetivos.

Deseja implementar um processo de aprendizagem de sucesso no seu negócio? Então, acesse nossa página e conheça melhor as soluções oferecidas e seus diferenciais!