O investimento em treinamento e capacitação da equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa. As plataformas de e-Learning são uma boa alternativa para essa estratégia, trazendo mais interatividade e flexibilidade para os treinamentos.

Uma organização que investe em melhorar a qualificação profissional de seus colaboradores garante diferenciação competitiva e seu espaço no mercado. Portanto, vale a pena escolher uma solução que traga benefícios para o desenvolvimento dos colaboradores.

Neste artigo, veremos o que é o e-Learning e como essa estratégia funciona na prática. Além disso, mostraremos que pontos devem ser considerados para escolher a plataforma ideal. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é o e-Learning

O termo e-Learning vem do inglês e significa aprendizagem eletrônica. Ele é uma metodologia de ensino online não presencial que utiliza a tecnologia por meio da internet para o seu funcionamento.

Ele é bastante usado para treinamentos empresariais e acontece por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma de e-Learning oferece interação, gestão e distribuição de conteúdos digitais, facilitando o processo de desenvolvimento do colaborador.

Ele se tornou uma tendência a partir do grande aumento da demanda por cursos online e treinamentos, pois as empresas estão preocupadas com a educação corporativa.

As pessoas buscam maneiras mais dinâmicas e interativas de aprendizagem, além de considerar a flexibilidade de cada alternativa. O avanço tecnológico alterou profundamente a forma como as pessoas interagem entre si, tornando os treinamentos convencionais menos atrativos.

Esse modelo traz diversos benefícios para o treinamento dos colaboradores, como a flexibilidade de tempo e espaço, já que permite o acesso a qualquer momento, desde que o usuário esteja conectado à internet. O ritmo de aprendizagem é definido pelo próprio colaborador, o que também facilita o processo de aprendizagem.

Ele também permite a personalização e atualização dos conteúdos, o treinamento de muitas pessoas ao mesmo tempo e o acompanhamento do rendimento de cada colaborador. Além disso, o custo dessa iniciativa é menor se comparado às aulas tradicionais e presenciais, trazendo economia para a empresa.

Saiba como as plataformas de e-Learning funcionam na prática

O e-Learning funciona por meio de um sistema de gestão de aprendizagem, caracterizado como uma plataforma e-Learning, também conhecido como Learning Management System ou LMS.

A tecnologia e-Learning simula uma sala de aula, permitindo que o colaborador acesse os conteúdos necessários para agregar conhecimento. Nas plataformas, ele pode participar de fóruns de discussão, chat em aulas, além de ter acesso a materiais auxiliares.

Com essa plataforma, é possível utilizar diversos recursos e funcionalidades que tornam o processo de treinamento inovador e dinâmico. Os conteúdos são acessados pela internet e no horário de preferência do colaborador, o que também contribui para aumentar o interesse dele no processo de desenvolvimento.

Os treinamentos oferecidos por esse modelo são úteis para acompanhar de perto o desempenho dos colaboradores. As plataformas LMS são boas para dar assistência ao colaborador, já que é possível acompanhar individualmente o crescimento dos usuários.

Confira como escolher a plataforma ideal

Alguns pontos devem ser considerados no momento de escolher a plataforma ideal. Vamos ver o que ela deve oferecer!

LMS intuitivo

Por meio do LMS são disponibilizados os diferentes recursos para o treinamento dos colaboradores. Portanto, é essencial trabalhar com um ambiente intuitivo e de uso fácil, facilitando o acesso aos conteúdos e o desenvolvimento dos profissionais.

O treinamento será feito inteiramente dentro do sistema, o que inclui planejamento e avaliação das atividades da maneira mais interessante para cada organização. A escolha de uma plataforma com qualidade impacta a interação e os resultados.

Personalização do ambiente virtual do aluno

O ambiente virtual do aluno é a interface que será disponibilizada para todos os usuários. Ele deve ter funcionalidades que permitam o gerenciamento do conteúdo e a customização dos elementos visuais.

Informações estruturadas e elementos disponibilizados de forma estratégica influenciam a experiência dos usuários e, consequentemente, a efetividade do treinamento.

Ao buscar uma plataforma para a sua empresa, verifique se ela oferece a possibilidade de personalizar o ambiente de estudo. Assim, é possível entregar uma experiência agradável e atrativa para seus colaboradores.

Modo de certificação

A emissão de certificados para os participantes é uma ferramenta essencial. Por isso, ela deve oferecer a certificação digital. Com essa opção, é possível criar tarefas para a obtenção do documento, como desempenho nas provas e frequência mínima.

Dessa maneira, quando o usuário cumpre as regras exigidas, o sistema emite o certificado de modo online. Isso proporciona economia de tempo e dinheiro, pois não serão mais necessários gastos com impressão e envio, além de trazer mais profissionalismo para o processo de treinamento.

Segurança

A segurança da plataforma precisa ser avaliada, pois, além de entregar conteúdo de qualidade, é preciso cuidar da propriedade desse material. Por isso, confira se a ela oferece proteção adequada contra invasores. Em um site confiável, o conteúdo é todo criptografado, dificultando as ações de hackers.

Lembre-se de que dados sobre os seus colaboradores e sobre a sua empresa estão disponíveis nesse ambiente. Portanto, o cuidado com a segurança é imprescindível.

Modalidade de vídeos

O vídeo é um dos recursos mais importantes dentro do e-Learning. Ele é uma opção importantíssima, pois transmite o conteúdo de maneira mais didática e dinâmica, tornando o aprendizado envolvente.

Uma boa plataforma deve oferecer uma base simples e profissional para o funcionamento dos vídeos. Outro fator que deve ser analisado é a possibilidade de transmiti-los ao vivo, pois isso permite o contato com os colaboradores, a exploração de conteúdos mais específicos e a possibilidade de tirar dúvidas.

Neste artigo, vimos como as plataformas de e-Learning podem ser úteis para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa e conhecemos os principais aspectos que devem ser considerados nessa decisão. Ao seguir nossas dicas, você terá a garantia de um bom resultado com a sua decisão. Desse modo, o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores será otimizado, o que também gera resultados melhores e aumenta a competitividade do negócio.

Quer conhecer uma solução de e-Learning para a sua empresa? Então, entre em contato conosco e veja como a MicroPower pode oferecer um serviço de qualidade!