Viver na era da informação significa que os clientes de determinada marca lidam diariamente com milhões de dados, seja nas redes sociais, seja em outros espaços de comunicação. Isso faz com que a concorrência se torne mais agressiva para conseguir fisgar a atenção do consumidor, como você pôde imaginar, diante de tantas informações, isso não é tarefa fácil. É necessário adotar uma curadoria de conteúdo.

A curadoria de conteúdos é uma forma estratégica de conseguir tornar a produção do seu empreendimento mais relevante para o consumidor e aos propósitos da empresa. Esse processo envolve edição, redação, adequação e as melhores formas de divulgação. Afinal de contas, por maior que tenha havido esforço, um conteúdo de uma campanha de marketing só gera engajamento e valor se tiver sentido para o público-alvo.

Então, quer entender mais sobre a curadoria de conteúdo e como ela é importante para o crescimento da sua marca? Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona a curadoria de conteúdo no desenvolvimento de pessoas?

Um passo importante e inicial para a curadoria de conteúdo é acompanhar artigos e notícias para se informar por fontes seguras. Inclusive, há ferramentas online que facilitam esse trabalho de pesquisa, como é o caso dos alertas do Google.

Feito isso, é preciso aprender a contextualizar o conteúdo a fim de ele fazer sentido a quem o ler. Assim, é necessário que você entenda os interesses da empresa e do público-alvo para produzir conteúdo com base nesses aspectos. As métricas e feedbacks das mídias sociais são maneiras de definir isso, por exemplo.

Em um programa de treinamentos que tem como base a curadoria a lógica funciona da mesma forma: os conteúdos encontrados pelos especialistas são disponibilizados para o seu time de forma simplificada e contextualizada. Assim, você filtra o que tem de mais qualidade para sua equipe.

Quais as diferenças entre curadoria de conteúdo e criação de conteúdo?

A criação de conteúdo envolve apenas o processo de criar para seus seguidores e assinantes. A curadoria, como o próprio nome sugere, recolhe informações relevantes de diversos portais, como blogs, livros, mídias sociais etc. e compartilha com os seguidores e assinantes da marca. Ou seja, é um complemento da produção de conteúdo.

Como começar a curadoria de conteúdo?

Conforme mencionado, as redes sociais podem ser uma plataforma muito útil para filtragem e pesquisa de conteúdo. Para isso, você só precisa seguir as principais páginas do seu segmento, o que inclui a concorrência. Além do mais, existem recursos como o Search do Twitter, que filtra os conteúdos para sua pesquisa.

Ainda, não se esqueça de realizar uma curadoria de conteúdo frequente: pode ser semanal, diária ou quinzenal. Tudo para que seja possível realizar o planejamento de conteúdo e alimentar as plataformas com as melhores informações.

Quais as vantagens da curadoria de conteúdo?

Não tem data de validade

As informações estão sempre se atualizando e você não pode ficar para trás. Porém, como a quantidade de conhecimento duplica anualmente, é fundamental contar com meios que filtrem tudo isso e deixe você em pé de igualdade com os demais.

O conteúdo é testável

A educação corporativa precisa passar por um processo de testes e experimentação para ser eficaz. Por meio da curadoria, você consegue testar diferentes formatos, variadas combinações de materiais e até novos conteúdos por um custo muito baixo.

Diferentes visões abordadas

Quando você conta com poucos conteúdos de fontes sobre um assunto, há grandes chances de você ficar limitado e criar bolhas, o que não é nem um pouco benéfico para sua empresa. Assim, a curadoria te oferece variados conteúdos e diferentes pontos de vista sobre um assunto. Afinal, é preciso ir além e se desafiar.

Percebeu a importância da curadoria de conteúdo no treinamento e desenvolvimento de pessoas? O melhor de tudo é que você pode contar com empresas especializadas para isso e que podem ajudar você a potencializar as vantagens dessa estratégia. Nós da MicroPower somos exemplos disso como a melhor opção no mercado.

Então, quer conhecer mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco!