Ter uma equipe com iniciativa, motivação e capaz de resolver problemas é um sonho de grande parte dos gestores e administradores das empresas. O conceito de empowerment pode contribuir para que esse desejo se torne realidade.

E essa deve ser uma tendência dentro das empresas que desejam contar com profissionais engajados e dedicados ao negócio. Colaboradores motivados conseguem ser mais produtivos e percebem a importância que têm nos planejamentos, estratégias e decisões empresariais.

Neste artigo, mostraremos o que é empowerment, quais são suas bases principais e como ele pode ser aplicado. Acompanhe a leitura!

O que é empowerment na gestão de pessoas?

O termo empowerment vem do verbo inglês “empower”, e significa dar poder ou a autoridade para que alguém faça algo. No caso das empresas, é o fato de delegar poder aos colaboradores.

Quando aplicada corretamente, é uma estratégia importante e eficiente para a capacitação e desenvolvimento dos funcionários. Dessa forma, eles estarão mais preparados para contribuir com o sucesso do negócio.

Quais suas bases principais?

Essa estratégia é dividida em quatro bases principais. Vamos conhecê-las!

Poder

Significa dar poder às pessoas em todos os níveis da organização, de forma que elas obtenham autoridade com responsabilidade. Sendo assim, estabelece-se a confiança baseada na autonomia do desempenho das tarefas e decisões.

Motivação

É a tarefa motivar os colaboradores, incentivando-os continuamente, de maneira que sejam ouvidos, reconhecidos pelo seu desempenho e possam participar dos resultados.

Desenvolvimento

Acontece no estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Desse modo, a organização se preocupa com os treinamentos, cursos de capacitação e desenvolve os talentos dos profissionais.

Liderança

É abrir espaço para a liderança por parte das pessoas na empresa. Isso implica orientá-las para que possam desenvolver essa habilidade. É importante definir objetivos e metas, avaliar o desempenho e dar feedback.

Como aplicar o empowerment na empresa?

As empresas precisam saber explorar o potencial dos seus colaboradores, sendo que a atribuição de responsabilidade e delegação de poderes viabiliza essa condição. Veja como aplicar esse conceito!

Mudar o estilo de gestão

Para que a estratégia funcione, é importante mudar o estilo de gestão, dando mais espaço para o colaborador participar das decisões. Dê espaço para sua equipe deixar suas ideias, sugestões e observações sobre o que acontece na empresa.

Explicar a importância da autonomia

Dê a eles autoridade, responsabilidade, autonomia e independência para realizarem suas tarefas. Permita que eles tomem suas próprias decisões em relação ao trabalho que lhes compete, ensinando a importância dessa postura.

Investir em educação corporativa

Invista e promova a educação corporativa dentro da organização. Incentive a realização de cursos, treinamentos e capacitações que desenvolvam características importantes nos profissionais e aumentem a capacidade de liderança e decisão.

Neste artigo, vimos como o empowerment é importante para desenvolver os colaboradores. Os benefícios dessa estratégia são variados, pois ela estimula a proatividade, a autonomia, o desenvolvimento profissional, entre outras características importantes no ambiente de trabalho. Ao promover esse conceito, você terá uma equipe mais engajada e produtiva, trazendo excelentes resultados para a empresa.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir a nossa página do Facebook e receber outras informações importantes para a sua empresa!