Para que uma empresa consiga destacar-se no mercado e alcance o sucesso esperado, é preciso que ela foque no seu core business. Mas como fazer isso com tantas tarefas a serem realizadas? Nesse caso, é importante contar com práticas estratégicas para aprimorar a gestão, como a implementação do Business Process Outsourcing (BPO).

Trata-se da terceirização de processos de negócio, em que tarefas gerenciais são transmitidas a uma empresa terceirizada, que vai auxiliar a tratar de processos e recursos, enquanto a organização pode trabalhar em sua atividade principal.

É diferente da consultoria, que está ligada à orientação na solução de problemas e decisões a serem tomadas, e da assessoria, que é a ajuda técnica que acompanha determinado processo do início ao fim, sem grande interferência nas decisões. Quer saber quais são as principais vantagens do BPO? Então, continue a sua leitura!

Custo-benefício

A terceirização de certos projetos pode ser bastante lucrativa para a organização. Por exemplo, é possível economizar com aplicações em ativos e custos fixos, que podem ser utilizadas em suas atividades principais, o que vai impactar diretamente nos resultados obtidos.

Agilidade dos processos

Outro benefício de implementar o BPO é que ele eleva a velocidade dos processos, já que as funções terceirizadas são feitas com bastante eficiência e colaboram para a aceleração de todo o processo — por exemplo, nos setores responsáveis por atendimento aos Clientes.

Segurança

Contar com uma equipe especializada proporciona maior segurança para a continuidade do negócio. Afinal, ter profissionais especializados para tratar de determinada área evita falhas graves que podem gerar prejuízos, promovendo a saúde financeira da companhia.

Otimização do tempo

Essa é uma vantagem que está ligada, também, ao aumento da produtividade, tendo em vista que o BPO é capaz de otimizar, de forma relevante, as tarefas do dia a dia. Sendo assim, é possível economizar várias horas dedicadas à busca de documentos, à realização de digitalização, ao arquivamento e a demais tarefas correspondentes, o que pode ser transformado em dedicação para funções mais estratégicas.

Conhecimentos específicos

Os profissionais terceirizados são qualificados e experientes no ramo de atuação, altamente capazes de lidar com as atividades delegadas. Isso quer dizer que eles podem ter maior facilidade para tratar de certos assuntos, gerando mais agilidade. 

É importante ter em mente que, se a equipe da empresa fosse tratar de tal tarefa, seria necessário contratar novos colaboradores ou investir em treinamento e capacitação. Isso poderia provocar uma sobrecarga nos funcionários, além de exigir um alto planejamento e investimento em desenvolvimento, que não está diretamente ligado ao foco do negócio.

Aumento da produtividade

Muitas vezes, os funcionários da empresa perdem muito tempo procurando documentos físicos pelos armários ou arquivos da empresa. Ao contar com uma empresa de BPO especializada, eles podem realizar essa busca sem sair do lugar, por meio de dispositivos digitais. Dessa forma, ganham tempo para executar as tarefas da rotina com mais calma, agilidade e eficiência.

Minimização dos custos

Ao terceirizar algumas tarefas, a empresa não precisa cuidar de tantos processos relacionados a apoio ou suporte e pode até gastar valores menores do que se executasse essas tarefas por conta própria. Isso acontece, principalmente, pelo fato de que alguns custos variam de acordo com o crescimento do negócio.

Flexibilidade

Ao apostar no BPO, há uma diminuição significativa na necessidade de investir em ativos fixos, o que proporciona maior flexibilidade na gestão de recursos da companhia. Isso vai ajudar na adequação às mudanças do ambiente de trabalho, de forma muito mais rápida.

Planejamento estratégico

Ao contar com a terceirização dos serviços, também é possível fazer com que os setores se tornem mais estratégicos, principalmente em empresas de pequeno e médio portes, que ainda apresentam dificuldades para gerenciar tantas tarefas ao mesmo tempo e, ainda, cuidar das atividades principais do negócio.

Isso ocorre pelo fato de que, nessas situações, as companhias estão mais focadas no gerenciamento em geral, inclusive em conquistar mais Clientes, treinar a equipa e mantê-la produtiva, entre outras obrigações. Sendo assim, a colaboração do BPO deve-se a profissionais qualificados estruturarem melhor os departamentos para os quais foram contratados. 

Melhor utilização do espaço

Como várias tarefas passam a ser executadas na empresa terceirizada, isso proporciona a sobra de espaço, o que também é bastante positivo, considerando que o local que não é ocupado pode ser utilizado para diversas outras funções. Por exemplo, pode tornar-se um ambiente para treinamento da equipe, uma área de convivência, estoque e armazenamento de produtos ou materiais, entre outras opções.

Essa vantagem também leva à minimização de despesas, já que a empresa vai ocupar menos ambientes. Dessa forma, gastos com aluguéis e instalações físicas são reduzidos.

A implementação do BPO na empresa também vai ocasionar uma menor necessidade de contratação de mão de obra. É claro que os colaboradores da prestadora de serviços precisam ter seus direitos garantidos, mas essa parte será responsabilidade da terceirizada.

No entanto, é importante estar atento quanto a isso. Por esse motivo, é preciso averiguar se a empresa contratada atende aos direitos trabalhistas previstos dos seus profissionais e disponibiliza boas condições de trabalho e oferece um bom tratamento. Afinal, quando uma empresa não cuida de seus colaboradores, a tendência é que eles fiquem desmotivados e improdutivos, o que leva à perda da qualidade e à ineficiência nos serviços e nas tarefas a serem desempenhadas.

Agora que você entende melhor sobre o que é e como funciona o BPO, saiba que a MicroPower pode auxiliar bastante nesse sentido. Isso porque os serviços de Business Process Outsourcing são executados por intermédio de um time de profissionais especialistas e altamente capacitados no MicroPower Performa, o que vai gerar a otimização de recursos aplicados em treinamento da companhia.

Entre os principais benefícios desse serviço, estão: maior eficiência operacional, qualidade dos serviços, aumento da agilidade, minimização do impacto gerado pelo turnover de colaboradores treinados, foco dos Clientes na estratégia do negócio e não na operação.

Achou o conteúdo interessante e quer entender melhor como as nossas soluções funcionam? Então, acesse a nossa página e esclareça suas dúvidas!