Uma empresa precisa de propósito e metas para direcionar o seu crescimento de forma organizada. Os objetivos SMART são interessantes para que a organização tenha consciência do caminho que será trilhado e o que deve ser feito para alcançar os resultados desejados.

Muitas empresas se perdem com o alto número de processos e acabam deixando seu propósito principal de lado para cuidar de elementos periféricos. O estabelecimento de objetivos e metas é uma forma de deixar claro as prioridades do negócio e buscar estratégias para alcançar o que foi estipulado.

Neste artigo, vamos entender o que são os objetivos SMART e a importância deles para as empresas. Além disso, mostraremos como defini-los de acordo com a estratégia da organização. Confira!

O que são os objetivos SMART?

Os objetivos SMART são uma ferramenta que auxilia as empresas e pessoas a definirem metas. Eles funcionam como uma espécie de checklist, possibilitando que cada objetivo seja verificado e avaliado. São, portanto, aspectos quantitativos que devem ser definidos em uma organização.

Eles estão baseados na sigla SMART: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time based (Temporal). A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas características!

Específicos

O primeiro passo é definir objetivos que sejam específicos. Isso significa que é necessário definir com clareza o que deve ser conquistado. Quanto mais detalhada for essa meta, mais fácil ela será compreendida, facilitando o esforço para alcançá-la.

Buscar o sucesso não deve ser considerado como uma meta, pois isso não é claro e nem indica como pode ser alcançado. Por isso, especifique exatamente o que deve ser atingido, como um resultado nas vendas, o desenvolvimento dos colaboradores, entre outros.

Mensuráveis

Além de específicos, eles também devem ser mensuráveis. Isso significa que é preciso ter uma forma de medir o seu progresso, o que pode ser um número, uma porcentagem. Esse indicador vai demonstrar se os objetivos estão sendo alcançados ou não.

Alcançáveis

Outro aspecto importante é que os objetivos precisam ser alcançáveis. É importante ser ambicioso, entretanto, definir metas impossíveis não é um bom caminho. Quando elas são muito difíceis, é normal perder a motivação no meio da jornada, o que é ruim para a moral da sua equipe.

Portanto, procure elementos que sejam desafiadores e possíveis de serem atingidos. Isso manterá a equipe engajada e motivada, contribuindo para que os resultados sejam favoráveis para o negócio.

Relevantes

Esse é outro ponto que também é importante. Os objetivos precisam ter importância estratégica para seu negócio, serem relevantes. De nada adianta estabelecer metas que não contribuem com o crescimento do seu negócio, que sejam apenas vaidades.

Por isso, é preciso direcioná-las de acordo com as prioridades da empresa. Desse modo, elas contribuirão para que a organização chegue onde deseja, crescendo de forma consistente.

Temporais

Por último, os objetivos precisam ser temporais, ou seja, cumpridos dentro de um prazo determinado. Definir esse tempo vai permitir que eles se tornem prioridades na sua empresa. Afinal, se não houver um prazo, outras tarefas podem tomar o espaço e prejudicar o cumprimento.

Essa estratégia é fundamental para as empresas que buscam crescer constantemente. Ter clareza do que se está buscando atingir, planejar o que, quando e como as coisas serão feitas, facilita muito o alcance dessas metas. Assim, as estratégias e ações terão sempre um sentido, contribuindo para o sucesso do negócio.

Como defini-los de acordo com a estratégia da empresa?

Algumas práticas contribuem para que os objetivos SMART sejam definidos de acordo com a estratégia da empresa. Confira como fazer esse processo!

Analise a missão e visão

O primeiro passo para definir os SMART é saber a missão e a visão da sua empresa. Com base nisso, você pode começar a pensar quais metas podem ser estratégicas para a sua organização e o que precisa ser feito para alcançá-las.

A missão indica o porquê a empresa existe e a visão mostra qual é o objetivo a longo prazo da organização. Com esses princípios em mente, é possível definir metas que vão contribuir para alcançar o objetivo principal.

Considere os aspectos prioritários

Para que a definição dos objetivos seja eficiente, também é importante considerar os aspectos prioritários da empresa no momento. Isso ajuda a resolver os problemas mais sérios e a conquistar os resultados que são necessários para que o crescimento seja sólido e duradouro.

Diversas metas mais simples e superficiais podem ser traçadas, entretanto, o cumprimento delas não trará os resultados que a organização precisa. Portanto, é fundamental focar no que é prioritário para que o desafio seja motivador e relevante.

Identifique os pontos fortes e fracos

Outro ponto fundamental para conseguir o alinhamento com a estratégia da empresa é identificar os pontos fortes e fracos do negócio. Essa percepção sobre as características da organização ajuda a entender o que precisa ser mais explorado e o que necessita de modificação.

Ao identificar uma fraqueza, é possível trabalhar para corrigir esse processo de modo que ele não prejudique os resultados. Do mesmo modo, as forças podem indicar quais elementos devem ser mais explorados, visando potencializar o desempenho do negócio.

Envolva os colaboradores

Uma forma de conseguir sucesso nessas estratégias é envolver a sua equipe. Na hora de definir suas metas e objetivos, inclua seus colaboradores no processo, delegue funções e responsabilidades. Desse modo, o engajamento e motivação para cumprir o que foi estipulado tende a aumentar.

Esse é o momento para demonstrar a importância do envolvimento de cada um para que as metas sejam alcançadas. Agindo dessa maneira, os colaboradores se sentirão mais motivados e contribuirão de maneira determinante para o seu negócio.

Neste artigo, explicamos o que são os objetivos SMART e como eles podem ser definidos de acordo com a estratégia da empresa. Os resultados devem ser monitorados de perto, pois isso permite reestruturar as metas e propor as melhorias necessárias de acordo com as informações. Desse modo, a organização estará sempre em busca do crescimento e motivada para otimizar seus processos.

Gostou das nossas dicas sobre este tema? Então, aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a compreender como essa estratégia é importante para os negócios!