Falar da transformação digital nas empresas é falar de uma estratégia para ser aplicada agora. Afinal, essa é uma técnica que usa as tecnologias para otimizar processos, desempenho e os resultados do negócio. Entretanto, é importante destacar que isso não significa focar apenas no tecnológico, é preciso ter um posicionamento estratégico, uma nova mentalidade.

Neste artigo, mostramos os principais pontos que você deve considerar para conseguir fazer uma mudança em todos os setores da empresa, seja adotando a transformação digital no RH, seja trazendo novas soluções estruturais.

Entenda como fazer para ter essa vantagem competitiva beneficiando a rotina da organização, impulsionando a performance e trazendo novas perspectivas. Boa leitura!

Entenda a realidade da transformação digital nas empresas

O primeiro ponto para conseguir adotar novas estratégias mantendo as operações é apostando na mudança de cultura. Mesmo usando estratégias como treinamentos para auxiliar todo o processo, um ponto crítico é que nem sempre gestores e CEOs estão a par de como tudo acontece. É fundamental observar dois pontos antes de começar tudo.

Um deles é que a transformação digital está conectada com o processo de melhoria contínua da empresa. Não estamos falando apenas das soluções digitais, mas da inteligência do pessoal para entender o que a empresa precisa e como tais soluções podem somar no processo. Justamente nessa parte entra o outro ponto: as ações que a empresa vai adotar devem estar relacionadas a ela e não a um esforço de seguir o que o mercado faz.

Lembre que a transformação digital vai além das tecnologias

Imagine que a sua empresa não tem uma gestão de performance, mas as outras marcas do segmento investem pesado em ferramentas para digitalizar um determinado setor. Investigar a concorrência faz parte do trabalho de quem quer implementar a transformação digital, entretanto, não se resume a isso. Você precisa descobrir o que tem maior potencial de crescimento. Por isso, vale a pena:

  • descobrir o que o mercado oferece;
  • analisar quais são as solicitações da empresa;
  • buscar soluções que se encaixem aos pontos críticos encontrados;
  • entender que a transformação digital proporciona um crescimento disruptivo e pode não se ligar a um contexto do mercado ou com o histórico da empresa.

Evite a estagnação da sua empresa

Talvez sua empresa já adote metodologias para promover o crescimento contínuo. O PDCA (planejar, fazer, checar e agir em livre tradução para o português) é um dos exemplos mais populares no mundo. A questão é que é comum encontrarmos organizações que passam por processos de implementação de novas tecnologias, mas param nessa etapa.

Para mexer na mentalidade da empresa, vale começar pela visão de que a organização é um organismo vivo. Por isso, é preciso ter sempre um olhar para o desenvolvimento do negócio. Uma plataforma de treinamento pode ser uma excelente ferramenta para isso, pois ajuda a lembrar que independentemente da performance que a empresa atingiu, todos precisam se movimentar, seguir em capacitação e crescimento.

Mude o mindset para adotar a transformação e resolver problemas

O setor empresarial provavelmente nunca passou por tantas mudanças em tão curto período de tempo. Ao longo de um ano surgem tantas inovações e técnicas que às vezes é difícil acompanhar tudo o que acontece. Entretanto, a mentalidade adequada para esse novo tipo de cenário não está relacionado a ter todas as informações sempre, e sim desenvolver determinadas habilidades.

Algumas competências fundamentais para mudar o mindset tradicional:

  • estar aberto ao novo;
  • desconstruir a visão centralizadora e contar com a participação de todos os colaboradores com sugestões que podem otimizar a rotina;
  • ter o foco não apenas nas máquinas, mas também no employee experience (experiência do funcionário).

Tenha uma orientação para deixar os processos mais eficientes

Pense no quanto uma tecnologia pode contribuir para deixar a rotina mais fácil. Para a sua empresa aproveitar as melhores oportunidades, é importante desenvolver uma gestão de processos, mapeando toda a operação da empresa. Em seguida, faça a pergunta do que poderia ser melhorado. Para isso, é interessante contar com a participação de todos envolvidos. Afinal, quem executa a ação pode ter sugestões importantes.

Por um lado a automação é uma peça-chave na transformação digital, contribuindo para que as máquinas efetuem ações repetitivas. Entretanto, você deve estar sempre atento às operações para encontrar quais são as questões que precisam de atenção. Vale lembrar que a transformação digital nas empresas não é apenas implementar o que já existe, pode ser inovar com a proposta de novas soluções.

Priorize a vantagem competitiva com a transformação digital

Você já pensou no quanto é possível melhorar o desempenho do time, fazendo com que seu negócio cresça de maneira disruptiva? A transformação digital tem o papel de deixar os processos mais ágeis, menos burocráticos e trabalhar a acessibilidade dentro da própria empresa. Os colaboradores se sentem valorizados e motivados para oferecer resultados com maior qualidade.

Para isso, também é importante estar atento ao treinamento de pessoas, garantindo uma coerência entre o que é implementado e a capacidade de uso das novas tecnologias. Assim, você percebe uma excelente vantagem competitiva que é o aumento da produtividade aliado ao impulso por parte dos funcionários em contribuir para o crescimento da empresa.

Explore novas ideias para transformação digital nas empresas

Além dos processos, as tecnologias podem ser facilitadoras na difusão do conhecimento dentro da organização. Talvez você já considere o papel do RH na transformação digital. Nesse sentido, também é possível apostar em soluções para o treinamento e capacitação de pessoal.

Dessa forma, além de garantir estratégias que têm sido sucesso para a educação corporativa, como a gamificação, você estabelece ferramentas digitais que contribuem para o acompanhamento coletivo e de cada funcionário, analisando métricas relevantes como produtividade e nível de satisfação.

Se interessou em implementar novas estratégias com base na transformação digital nas empresas? Você deve ter percebido que esse é um novo formato de perceber as empresas dentro de um contexto que tem a tecnologia à disposição e precisa da inteligência como diferencial para encontrar as melhores soluções.

Se você gostou deste artigo, então sugerimos que você leia nosso texto sobre o cenário digital e como sua empresa pode se adaptar!

Saiba como realizar a Gestão do Conhecimento em sua organização
ebook_amarelo