O setor de recursos humanos tem impacto nos demais setores de um negócio. Por isso, desempenha uma grande função estratégia dentro da empresa. A transformação digital no RH é fundamental para que a mudança atinja a organização de forma completa, trazendo benefícios para cada área de atuação.

Dessa maneira, o RH deve ser o protagonista da transformação digital de uma companhia. Como o setor é o responsável pelas relações humanas, ele pode se aliar aos colaboradores de TI, que detêm o conhecimento da tecnologia, e promover uma mudança de pensamento na organização.

Neste texto, vamos entender o que é a transformação digital e sua importância para as empresas. Além disso, veremos como começar esse processo no RH. Fique conosco!

O que é a transformação digital e qual sua importância para as empresas?

A transformação digital é o processo de integração das tecnologias digitais, sociais, móveis e emergentes em todas as áreas da empresa, ocasionando mudanças significativas nos processos de trabalho da companhia, na forma de liderar e na geração de valor aos clientes.

Essa transformação não diz respeito apenas aos equipamentos e recursos tecnológicos utilizados, pois é mudança cultural na empresa. É preciso que todos da organização, inclusive os colaboradores, pensem em melhorias de processos, experimentando novas ideias.

Com isso, alguns procedimentos, feitos sempre da mesma maneira, passam por novas experiências. O resultado é a otimização dos processos, o que melhora o clima organizacional e possibilita resultados mais eficientes.

A importância dessa transformação

Além da utilização de ferramentas e softwares, a transformação digital requer uma mudança de pensamento por parte da administração e dos colaboradores. Isso proporciona uma mentalidade inovadora, que traz benefícios internos e para os clientes.

O setor de recursos humanos tem como uma de suas missões valorizar o capital humano das empresas, melhorando a experiência da equipe e os processos internos. Desse modo, ele é capaz de trazer mais eficácia, precisão e rapidez em tarefas fundamentais para a organização, como a captação, o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Como fazer a transformação digital no RH?

Para que o processo de transformação digital no RH seja um sucesso e influencie os demais setores, é necessário seguir alguns passos importantes. Confira nossas sugestões!

Estabelecer objetivos

Para que esse processo atinja os resultados esperados, é fundamental estabelecer objetivos. É preciso saber que o processo de mudança deve estar focado no colaborador, permitindo que eles testem novas tecnologias e oferecendo melhorias nos processos.

Saber aonde se quer chegar contribui para direcionar as demais ações da equipe, permitindo, também, que se estabeleçam métricas e indicadores de performance para monitorar os resultados obtidos. A intenção é saber exatamente como a tecnologia deve fazer parte do cotidiano e quais ganhos ela pode trazer.

Promover o engajamento da equipe

Além disso, é importante promover o engajamento da equipe, demonstrando para todos a importância desse processo. É preciso deixar claro que ele reunirá um conjunto de ações que afetará toda a organização. Sendo assim, é necessário todo apoio para que a iniciativa seja um sucesso.

Todos os colaboradores devem estar envolvidos, conscientes dos benefícios e das adaptações que serão necessárias. Para tal, dê atenção para a comunicação interna, sendo transparente e verdadeiro. O exemplo dos cargos mais altos contribui para que os outros profissionais se envolvam de forma integral.

Investir em treinamento e desenvolvimento

A equipe de RH precisa estar preparada para lidar com as novas tecnologias e mudanças de processos, sendo essencial investir em treinamento e desenvolvimento. Também é necessário mudar a mentalidade das pessoas, que precisam aceitar bem as mudanças organizacionais.

Além disso, a adaptação aos novos recursos tecnológicos não é simples para todos, sendo necessário respeitar o tempo de cada colaborador. Portanto, o treinamento é uma forma de ensinar o que deve ser feito e possibilitar que cada um se adapte de maneira mais rápida às mudanças.

Integrar dados

Uma parte relevante desse processo de mudança é a integração dos dados. Isso não significa apenas a junção de sistemas diferentes, mas representa a possibilidade de analisar todas as informações em somente um contexto.

Com os dados consolidados, é possível fazer uma análise mais aprofundada sobre o cenário em que a empresa está inserida. Isso pode ser feito por meio do Big Data, por exemplo, que é capaz de relacionar uma enorme quantidade de informação rapidamente, gerando insights que um ser humano seria incapaz de captar sem o uso dessa tecnologia.

Dessa maneira, o RH consegue detectar comportamentos e atividades que estejam causando falhas ao processo produtivo, sendo mais fácil encontrar maneiras de corrigir tais problemas.

Incorporar ferramentas inovadoras gradativamente

Realizar todas as mudanças ao mesmo tempo pode atrapalhar o sucesso da estratégia. Portanto, é interessante incorporar ferramentas inovadoras gradativamente. Para isso, determine os processos que são prioritários, como recrutamento e seleção, folha de pagamento, controle de ponto e desligamento, e comece por eles.

Você pode estabelecer um plano de ação que contemple todas as mudanças que precisam ser realizadas, assim como as tecnologias que serão adquiridas. Faça um cronograma para que a adaptação ocorra em etapas, pois, assim, os resultados serão mais satisfatórios.

Utilizar métricas para acompanhamento

Outro ponto importantíssimo para o RH e a definição e o acompanhamento de indicadores de desempenho. Os resultados desse setor têm relação direta com a performance da organização de modo geral.

Nesse cenário, a adoção de uma cultura digital traz para o setor mais facilidade e objetividade na mensuração de desempenho. Verifique quais ferramentas contribuem para obter uma análise fácil e eficiente de métricas.

Durante o texto, vimos como a transformação digital no RH é fundamental para o sucesso de uma empresa. Colocar em prática as mudanças citadas acima possibilita a ampliação de resultados e eficiência nos processos produtivos. Desse modo, a organização se coloca como inovadora e ágil, pronta para se adaptar aos recursos tecnológicos e oferecer o melhor para os colaboradores e clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e demonstrar para mais pessoas a importância da transformação digital no setor de recursos humanos!