Um bom gestor sabe que, para uma empresa funcionar, é necessário que todos os processos estejam alinhados e bem definidos. Em outras palavras, é necessária uma gestão por processos para que sua corporação consiga entender como seus objetivos estão diretamente relacionados à capacidade de produção e seus recursos. E ainda, que todas as aspirações podem ser realizadas por meio do desempenho em cada atividade diária.

Então, quando uma empresa consegue identificar e monitorar todos os processos existentes, fica mais fácil gerenciá-lo e pensar em maneiras de reduzir custos operacionais e erros, aumentar a qualidade, produtividade e ganhos. Afinal, do mesmo modo que um carro não funciona sem que a engrenagem trabalhe junto, uma corporação precisa que todos os seus processos estão alinhados.

Então, quer entender mais sobre a gestão por processos empresariais, como é importante o setor de RH entender isso e quais etapas se devem seguir? Continue a leitura e saiba mais!

O que é gestão por processos?

Conforme mencionado, a gestão de processos é a interação entre todos os setores de uma empresa, já que é necessário isso funcionar em conjunto para que possa haver sucesso. Assim, a gestão deve ser capaz de desenhar, identificar, documentar, medir, executar, monitorar e controlar os processos do negócio para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

Como realizar uma boa gestão por processos?

Agora que você entendeu do que se trata a gestão por processos e qual a sua importância para o ambiente corporativo — redução de custos, otimização da rotina da equipe, melhor desempenho etc. — é preciso entender como colocar isso em prática.

Mapeamento

A primeira etapa do processo de gestão consiste no levantamento do processo atual, sua estrutura, o fluxo de informações e seus participantes. Para ter informações mais verídicas, é necessário realizar entrevistas com os executores do processo.

Essa é uma etapa fundamental para o sucesso da gestão, já que definir tarefas que não estão alinhadas com o contexto e as reais necessidades da organização não é nem um pouco benéfico.

Modelagem

Modelagem é o desenho do fluxo dos processos. Em outras palavras, é o caminho que as matérias-primas e informações devem seguir até se transformarem nas ofertas da empresa, que são os produtos e serviços.

Monitoramento

O primeiro passo quando você começar a implantar melhorias em prol da otimização dos processos é realizar o monitoramento para evitar que ocorram desvios e se, ainda assim, ocorrerem, aplicar as medidas corretivas durante a execução de modo rápido.

Não contar com um sistema de controle de qualidade nos processos pode fazer você perder mercado, já que sua corporação não conhece a visão dos seus clientes sobre seus serviços e produtos.

Melhoria

Após o cumprimento das etapas já mencionadas, chegou o momento de fazer as alterações nos processos para otimizá-los. Isso tudo depois de compreender o histórico até a finalização, que é o momento em que se pode analisar mais objetivamente o impacto das mudanças.

Implantação

Por fim, chega o momento em que é necessário descrever cada uma das tarefas a serem executadas no processo e a rotina de trabalho de cada profissional para que se possa seguir o passo a passo conforme o orientado.

Percebeu a importância da gestão por processos nas empresas? É isso que vai permitir o bom andamento do seu negócio e influenciar os resultados dos objetivos e metas estabelecidos.

Gostou do nosso post? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude seus familiares e amigos a também entenderem mais sobre o assunto!