Devido ao avanço da tecnologia e ao aumento considerável de pessoas com acesso à internet, ficou muito mais fácil realizar a educação corporativa dos colaboradores. Entre as principais ferramentas que podem ser aplicadas nesse processo, está o treinamento EAD, que se trata de uma forma estratégica de capacitar os funcionários a distância.

Ou seja, contribui para que os profissionais se capacitem de forma contínua e desenvolvam suas habilidades, competências e função exercida no negócio, principalmente nos processos de vendas, por meio de um aprendizado mais acessível, dinâmico e moderno, por intermédio de plataformas de treinamento.

Quer entender as principais vantagens do treinamento EAD nos processos de venda e capacitação? Então, continue a sua leitura!

Estimula a aprendizagem

Uma das principais vantagens do treinamento EAD é a autonomia proporcionada por esse formato. Isso porque, mesmo sem cobranças externas, o colaborador consegue entender a importância de adquirir novos conhecimento para desenvolver melhor o seu papel na organização, fazendo com que ele se engaje a estudar todos os materiais disponibilizados.

Otimiza o tempo

Pelo fato de o treinamento ser realizado a distância, não será preciso repetir os cursos de capacitação para os funcionários que não puderem comparecer no dia agendado. Isso ocorre pelo fato de que, como os conteúdos estão na plataforma, é possível acessar várias vezes e na hora mais apropriada e adequada à rotina de cada um, o que também simplifica a retenção dos temas abordados.

Torna a aprendizagem mais flexível

Não é segredo para ninguém que a rotina de uma empresa é composta de várias tarefas a serem realizadas, e nem sempre sobra tempo para investir na capacitação dos profissionais.

A boa notícia é que o treinamento EAD viabiliza a flexibilidade no processo de aprendizagem, pois os materiais podem ser acessados na hora e local que forem mais convenientes, colaborando para o desenvolvimento dos colaboradores acontecer independentemente do dia a dia corrido que faz parte de quase todas as pessoas.

Reduz custos

Pelo fato de não haver a necessidade de imprimir apostilas, contratar palestrantes, pagar despesas com deslocamento, entre outros, o treinamento EAD proporciona uma redução de custos relevante, já que todos os conteúdos são integrados e centralizados de forma online, podendo ser consumidos na própria empresa ou na residência dos funcionários.

Assim, todos os valores que seriam gastos com treinamentos presenciais poderão ser aplicados em outros setores importantes para o crescimento da companhia.

Apresenta um formato atrativo

As plataformas permitem suporte a vários tipos de conteúdos multimídia, como textos, áudios, vídeos, infográficos e demais, o que simplifica o aprendizado das pessoas que apresentam certas dificuldades, além de gerar uma experiência única e tornar o processo mais dinâmico.

Uma alternativa é usar, quando for adequado aos objetivos e características do negócio, as metodologias de gamificação e microlearning para proporcionar maior interatividade nos conteúdos aplicados.

Acompanha a performance do time

Por meio da aplicação de treinamento EAD fica mais fácil acompanhar o progresso dos integrantes do time, principalmente por meio da plataforma LMS, que disponibiliza todo o suporte necessário, além de permitir a reunião do histórico dos funcionários, com dados como notas, assuntos aprendidos e demais aspectos que ajudam no desempenho do processo de aprendizagem em um único local.

Agora que você entende as principais vantagens do treinamento EAD, saiba que, para os resultados pretendidos serem alcançados, inclusive o aprimoramento nos processos de vendas e capacitação contínua, o ideal é contar com a solução certa para oferecer armazenamento, distribuição, comunicação e monitoramento necessários, além de avaliar os objetivos e necessidades da empresa.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite para fazer a leitura “Saiba por que é importante e como treinar equipe de vendas” e entenda mais sobre o tema”!