Qual é a melhor estratégia para alinhar seus colaboradores aos objetivos da empresa ao mesmo tempo em que os motiva a alcançar seus sonhos? Certamente o PDI — Plano de Desenvolvimento Individual — é uma excelente ferramenta para essa meta. Afinal, ele auxilia a pessoa a definir o melhor caminho para seu desenvolvimento pessoal.

Neste artigo, explicaremos melhor sobre o que é um Plano de Desenvolvimento Individual, a importância dessa técnica e como fazer para implementá-la. Saiba mais sobre essa técnica, que é uma verdadeira aliada à gestão de RH e garanta que seus funcionários terão um fit cultural cada vez maior. Boa leitura!

Entenda o que é e para que serve um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Qual é o preceito básico para realizar qualquer sonho? Por mais simples que seja, como o planejamento de uma viagem, ou algo grande, como a contenção de uma pandemia, é necessário ter um plano. O planejamento ajuda a encontrar o caminho ideal, visualizando as oportunidades e desafios que serão encontrados, preparando para cada etapa da jornada.

O PDI é a metodologia para o desenvolvimento de pessoas que ajuda o profissional a desenvolver seu planejamento profissional individualmente. Com isso, além de o funcionário ficar mais motivado, ele consegue identificar competências que já tem e habilidades que precisarão ser desenvolvidas para suas necessidades futuras.

Veja os principais benefícios ao desenvolver PDIs na sua empresa

A empresa ganha muito ao entender a que ponto cada um deseja chegar, pois pode alinhar o propósito dos colaboradores às suas metas, gerando um ambiente de ajuda mútua. Os PDIs fortalecem as lideranças corporativas, que se sentem acolhidas pelas empresas, além de ser uma excelente ferramenta para que os líderes entendam melhor as necessidades do seu time.

Descubra como montar um Plano de Desenvolvimento Individual eficiente

Alguns passos são importantes no desenvolvimento de um PDI. Separamos alguns deles para você montar para seus funcionários.

Definir os principais objetivos

Como toda a metodologia para desenvolvimento humano, só é possível ajudar seus empregados se você souber qual é a necessidade de cada um. Talvez um bom funcionário deseja se tornar líder da sua equipe, enquanto outro sonha em fazer uma formação e mudar de cargo.

Fazer o diagnóstico do estágio dos funcionários

Essa é uma etapa muito importante para fazer o PDI. Enquanto alguns talvez estejam mais próximos dos seus sonhos, outros precisem de muitas etapas para alcançar o objetivo e, ainda, há aqueles que não se sintam tão motivados para isso. Avalie o caso de cada um e faça um mapeamento dos pontos fortes e fracos.

Usar ferramentas certas para análise

Algumas plataformas possibilitam um acompanhamento adequado na gestão de desenvolvimento dos funcionários. Escolha uma ferramenta que ofereça indicadores adequados e estabeleça uma periodicidade para fazer o monitoramento do desenvolvimento. Assim, você pode oferecer feedbacks adequados para cada situação, propondo melhorias para cada um.

Você deve ter percebido que o Plano de Desenvolvimento Individual é uma excelente oportunidade para mostrar aos empregados como seus maiores objetivos podem ir de encontro às metas da empresa. Para que a execução desse tipo de planejamento aconteça com sucesso, o ideal é contar com soluções educacionais corporativas.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso guia completo sobre Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas!