Em um ambiente de mudanças, tão dinâmico e competitivo quanto o mercado atual, os profissionais precisam desenvolver um mindset de crescimento se quiserem ser capazes de se adaptar e superar desafios constantemente.
Essa maneira de pensar tem se tornado um diferencial para que gestores e colaboradores possam lidar com as situações inesperadas que se impõem. Mas afinal, você sabe o que essa mentalidade realmente significa e como colocá-la em prática?
Se a sua resposta é não, não se preocupe. Hoje vamos te contar. Veja!
O que é mindset?
Em tradução literal a expressão mindset pode ser definida como mentalidade. Trata-se do conjunto de disposições mentais — personalidade, crenças, vivências, conhecimentos etc — que embasam a forma de pensar e guiam a maneira como uma pessoa lida com seu cotidiano.
Mindset de crescimento x mindset fixo: qual a diferença?
Do ponto de vista acadêmico, foram identificados e estabelecidos dois tipos de mindset: crescimento ou fixo. As diferenças entre essas duas vertentes impactam o cotidiano das pessoas. Entenda!
Mindset fixo
A principal influência para que uma pessoa tenha um mindset fixo são as crenças do indivíduo, que limitam sua busca por desenvolvimento. Quem pensa dessa forma tende a ficar estagnado, pois acredita que:
- capacidades e talentos são natos e pré-determinados;
- o mundo é dividido entre capazes e incapazes ou aptos e inaptos;
- falham porque não tem predisposição para aquela tarefa;
- habilidades não podem ser desenvolvidas;
- devem se dedicar somente às atividades para as quais têm maior facilidade;
- precisam se provar o tempo todo para não serem considerados fracos;
- os desafios devem ser evitados;
- dificuldades significam que a atividade não é para eles e, portanto, desistir o quanto antes é o mais certo a se fazer.
Mindset de crescimento
O mindset de crescimento é o oposto disso. Essa mentalidade se baseia na crença de que esforço e dedicação levam ao sucesso, bem como, que o ser humano pode evoluir e ampliar suas capacidades, independentemente de suas habilidades naturais. Assim, quem tem essa forma de pensar:
- busca se aprimorar e se desenvolver constantemente;
- enxerga os desafios como oportunidades de crescimento e superação;
- aprende a partir dos erros cometidos;
- não desiste facilmente diante de obstáculos;
- toma iniciativa de evoluir;
- se responsabiliza pela própria carreira;
- é adepto do reskilling;
- vê no sucesso alheio uma inspiração.
Quais os benefícios do mindset de crescimento no ambiente de trabalho?
No ambiente de trabalho, a forma de pensar pode afetar as relações profissionais, o desenvolvimento da carreira e os resultados da empresa. Assim, ser um colaborador com mindset de crescimento gera benefícios como:
- capacidade de lidar com problemas e superaram crises;
- desenvolvimento de iniciativa, independência e autogestão em relação às funções e à carreira;
- aumento da flexibilidade cognitiva, adaptabilidade e resiliência;
- redução da ansiedade e stress diante de incertezas;
- maiores chances de crescimento.
Mas não é só o funcionário que ganha ao adotar essa mentalidade, os negócios que estimulam o desenvolvimento desse mindset e visam contratar esse perfil para compor suas equipes, também usufruem de vantagens como:
- maior índice de inovação;
- aprendizado e melhoria contínuo;
- ampliação da motivação e da produtividade;
- retenção de talentos;
- capacidade de se manter no mercado diante de desafios e crises.
Como implementar essa mentalidade?
Não importa se você é um funcionário operacional ou um gestor de RH, a implementação do mindset de crescimento passa por você. Conheça a seguir as principais atitudes para isso!
Comece por si mesmo
O exemplo é a melhor forma de causar uma mudança. Assim, o primeiro passo para estimular a adesão ao mindset de crescimento é adotá-lo. Não são só os líderes que podem influenciar a equipe, os colegas podem ser a força que inicia esse processo, inspirando os demais.
Porém, os gestores precisam ter credibilidade para tanto. Nesse caso, trata-se de colocar em prática essa mentalidade, comprometendo-se com os mesmos objetivos e desafios que o time, a fim de que a atitude seja seguida.
Mostre que a mudança é algo positivo
A resistência a mudanças é o primeiro desafio para que essa nova mentalidade seja implementada. Muitas vezes, o medo do desconhecido ou o desgaste do processo são os empecilhos.
Para reverter isso é necessário mostrar que transformações são inevitáveis e que o que gera sofrimento é lutar contra elas. Outro ponto, é explicar que mudança se torna mais fácil quanto é aceita, abraçando o novo e buscando ferramentas para estar pronto para seus efeitos.
Além disso, demonstrar que aderir ao mindset de crescimento pode ser um processo planejado transmite segurança, assim como, gerar o entendimento dos seus benefícios para o colaborador é uma forma de incentivá-los.
Envolva toda a empresa
É importante que o mindset de crescimento faça parte da cultura organizacional. A flexibilidade para mudar e a capacidade de evoluir devem ser aplicadas também à empresa. Criando um modelo de trabalho em que o desenvolvimento seja incentivado, apoiado e reconhecido.
A postura dos gestores diante de desafios ou a forma como exercem a liderança entre outros elementos do comportamento empresarial podem contribuir para isso. Desse modo, atitudes que reforçam essa mentalidade devem começar no processo de recrutamento e seleção e se estender para o dia a dia do negócio, envolvendo toda a empresa.
Aposte em programas de treinamento e desenvolvimento
Se esse mindset propõe a evolução constante, oferecer meios para isso é fundamental. Ou seja, é necessário apostar em programas de treinamento e desenvolvimento. Isso deve ser parte de uma cultura de aprendizado instituída e praticada pela empresa.
Para que essas iniciativas realmente agreguem à carreira do profissional e ao negócio, o perfil do funcionário precisa ser levado em conta tanto quanto sua função dentro da organização.
Outro ponto que não pode ser negligenciado é o modelo de estudos, que deve se adequar a realidade de cada membro da equipe. O e-Learning e outras estratégias de ensino à distância são ideais para isso. Além do mais, optar por uma metodologia de estudos atrativa será um grande diferencial. Nesse sentido, a gamificação e o microlearning se destacam.
Use as ferramentas adequadas
Como visto, as ferramentas para apoiar e incentivar o mindset de crescimento fazem diferença em uma empresa. Buscar meios de desenvolver essa mentalidade passa pela tecnologia aplicada ao aprendizado.
Soluções educacionais, como o modelo e-Learning e as plataformas de aprendizado digital voltadas para o Learning Experience Platform, são canais de distribuição de conhecimento empresarial que dão autonomia para o colaborador, ao mesmo tempo que permitem ao RH acompanhar o progresso do time.
O mindset de crescimento pode mudar o rumo de uma carreira e os resultados de uma empresa, gerando benefícios para ambos — colaborador e empreendimento — quando abraçam essa mentalidade. Implementá-la deve ser uma ação conjunta, em que todos se envolvem, a fim de garantir os melhores efeitos.