Capacitar os profissionais é uma estratégia muito importante para as organizações, pois desenvolve habilidades e traz conhecimentos que trarão benefícios para a produtividade e resultados. O e-Learning na educação corporativa é uma possibilidade interessante, que traz agilidade e flexibilidade para esse processo.

A educação corporativa traz diversos benefícios para as organizações. Entretanto, esse processo nem sempre é simples e fácil de ser organizado. Com a ajuda da tecnologia, é possível facilitar esse procedimento, trazendo mais agilidade e flexibilidade para os colaboradores.

Neste artigo, vamos entender o que é o e-Learning na educação empresarial e quais são os maiores benefícios que ele oferece. Continue a leitura!

O que é o e-Learning na educação corporativa?

O termo e-Learning vem do inglês e significa aprendizagem eletrônica. Ele é uma estratégia de educação a distância (EAD) que utiliza recursos digitais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade.

Na educação corporativa, ele é empregado para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores por meio da tecnologia. Essa modalidade requer a utilização de dispositivos, como computadores, tablets e celulares, conectados à rede de internet. Por meio dessa tecnologia, é possível armazenar, atualizar e distribuir conhecimento com mais segurança, facilidade e alcance.

Essa estratégia funciona por meio de um sistema de gestão de aprendizagem, também conhecido como Learning Management System ou LMS. Ela é responsável por hospedar os cursos, distribuir e gerenciar os conteúdos.

O ambiente virtual simula uma sala de aula e possibilita que o colaborador acesse os conteúdos necessários para seu desenvolvimento. Nas plataformas, ele tem a possibilidade de participar de fóruns de discussão, chat em aulas e acessar materiais extras.

Essa tecnologia oferece à empresa controle total sobre os processos de capacitação, sendo possível monitorar a evolução dos colaboradores e verificar quais materiais estão trazendo mais retorno para o negócio.

Apesar de serem conceitos parecidos, o e-Learning e o EAD não são sinônimos. A educação a distância pode ser feita de diversas maneiras, não dependendo exclusivamente da tecnologia. No passado, utilizavam-se correspondências para quem deseja fazer um curso a distância, por exemplo.

Por outro lado, o e-Learning acontece somente no ambiente virtual, dependendo da tecnologia para que funcione. Sendo assim, ele pode ser classificado como uma das estratégias de EAD.

Quais são os maiores benefícios que ele oferece?

A utilização da estratégia de e-Learning traz diversos benefícios para a educação corporativa. Confira os principais!

Facilidade na realização de treinamentos

Realizar treinamentos com os colaboradores pode ser um desafio. É preciso encontrar um horário, local, professores, entre outros elementos que tornam o processo complicado e custoso. A utilização do e-Learning traz facilidade para a realização desses treinamentos.

Os colaboradores podem acessar os conteúdos diretamente pelos seus dispositivos, computadores, celulares, tablets, apenas com a conexão à internet. Além disso, não é preciso reservar um local e horário para que todos estejam juntos, sendo que cada um pode escolher o melhor momento de acordo com sua realidade.

Diminuição de custos

Por conta da flexibilidade que esse modelo oferece, os custos com a educação corporativa são reduzidos, pois não é mais necessário alugar ou reservar um ambiente para a capacitação ou deslocar os profissionais para que o processo ocorra. Os conteúdos também podem ser produzidos por especialistas da empresa, sem a necessidade de contratar um professor externo.

Além da economia com a implementação, a empresa reduz custos ao não precisar que todos os colaboradores se afastem de suas atividades para realizar o treinamento, que pode ser feito em qualquer horário ou local. Dessa forma, a capacitação não prejudica o fluxo de trabalho e a produtividade.

Autonomia

Outro benefício do e-Learning é a autonomia que ele oferece para os alunos, que podem ditar o ritmo e escolher os horários de estudo. Dentro do contexto corporativo, isso é essencial para aumentar o interesse dos colaboradores e o engajamento nos conteúdos oferecidos.

As aulas no ambiente digital também permitem que os profissionais busquem conhecimentos relacionados aos conteúdos de maneira simples, por meio da internet. Dessa forma, eles apresentam uma postura ativa de aprendizagem, o que também garante bons resultados.

Atualização das informações

Os conhecimentos e procedimentos evoluem constantemente, o que gera a necessidade de atualização das informações. Quando esse processo ocorre em um treinamento presencial, a substituição desse conteúdo é mais complicada, trazendo dificuldade para a organização.

No ambiente online, é possível revisar os conteúdos e adicionar novidades com agilidade, pois em poucos cliques as novas informações já estarão disponíveis para os colaboradores. Isso permite que os treinamentos estejam sempre atualizados, refletindo a realidade do momento.

Engajamento

Outro benefício dessa estratégia é o engajamento que ela gera nos colaboradores. Por facilitar o processo, é normal que os profissionais se sintam mais interessados e dispostos a evoluir, pois precisam apenas acessar os conteúdos nas horas que forem mais adequadas para eles.

Além disso, a possibilidade de empregar formatos diversificados nos conteúdos, como vídeos, games e questionários, traz mais interatividade para o processo de ensino. Isso contribui para aumentar o engajamento, oferecendo bons resultados para a organização.

Análise de métrica

Outro grande benefício da educação corporativa no ambiente digital é a possibilidade de acessar relatórios sobre o desempenho dos colaboradores nos treinamentos. Isso permite que a empresa tenha os dados concretos sobre a performance dos participantes, o que facilita o planejamento de novas estratégias e cursos.

Com essa informação, o departamento de recursos humanos consegue aprimorar os treinamentos e encontrar os pontos fortes e fracos de cada conteúdo. O resultado desse acompanhamento é uma capacitação mais eficiente e interessante.

Neste artigo, mostramos o que é e-Learning na educação empresarial e como ele traz benefícios para as organizações. Para que essa estratégia seja eficiente, é fundamental contar com uma ferramenta completa, que seja capaz de oferecer todos os recursos necessários. A solução da MicroPower traz todas as funcionalidades necessárias, permitindo que a empresa faça o acompanhamento do progresso dos colaboradores, além de contar com ferramentas exclusivas.

Quer conhecer como a MicroPower pode contribuir com a sua estratégia de e-Learning? Então, entre em contato conosco e confira todos os diferenciais da nossa plataforma!