Quem tem uma empresa, independentemente de seu porte, sabe como é importante acompanhar os resultados para aperfeiçoar os seus processos. A ferramenta mais conhecida nessa questão são os indicadores de desempenho. No entanto, com a necessidade de uma visão mais completa, surgiu o Balanced Scorecard (BSC), que significa Indicadores Balanceados de Desempenho.

Com essa metodologia, a empresa amplia sua visão de negócio e tem mais clareza de como alcançar os seus objetivos. Apesar de ser uma ferramenta criada em 1992 e estar no mercado há um tempo considerável, muitos empreendedores ainda não conhecem e não sabem como ela pode ajudar a potencializar os seus resultados e alcançar os seus objetivos.

Pensando nisso, fizemos este post para que você saiba o que é o Balanced Scorecard, como aplicá-lo no seu negócio e quais as suas vantagens. Boa leitura!

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho que mudou muito a percepção tradicional referente à receita e saúde financeira das organizações. Ela concede mais equilíbrio às funções empresariais por meio de um quadro estratégico. Isso permite uma visão ampla e completa do negócio, fazendo com que as empresas deixem de definir suas estratégias baseadas apenas em métricas e objetivos financeiros.

A ideia é ter uma gestão que ajude a compreender e equilibrar o crescimento da empresa de forma abundante, tirando o foco total do faturamento e abrangência de mercado. Esses resultados continuam importantes, mas não são os únicos, sendo necessário focar em outras áreas para que a empresa aperfeiçoe todos os seus departamentos, e que cada setor contribua para o sucesso da organização como um todo.

Essa metodologia é baseada no gerenciamento das metas estabelecidas, permitindo o remanejamento de recursos financeiros e humanos para atingi-las. Ela vai além de medir o desempenho, também revela as melhores estratégias e comunica a performance da empresa.

Como aplicá-lo na empresa?

A seguir, listamos as principais medidas a serem adotadas para implementar essa metodologia no seu negócio. Confira!

Determine os objetivos

Traçar a melhor estratégia de acordo com os propósitos do negócio é essencial para que o processo de implementação do Balanced Scorecard dê certo. Por isso, determinar os objetivos de cada área, como a financeira, a do aprendizado e crescimento, a dos clientes e a dos processos internos, é o primeiro passo para conseguir. Relacione todas as necessidades levantadas para que a sua estratégia seja eficiente para todos os setores — e para que a sua empresa consiga mensurar os resultados.

Conheça as quatro perspectivas

Há quatro áreas de implementação do Balanced Scorecard, que devem ser trabalhadas de forma integrada para que possam ajudar umas as outras. São elas:

Financeira

São definidas as metas financeiras da empresa, em curto, médio e longo prazos. Essa etapa gera a possibilidade de identificar resultados importantes para o desenvolvimento do negócio e aperfeiçoá-los cada vez mais com o passar do tempo.

Clientes

A satisfação dos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, tem grande valor e deve ser considerada. É preciso entender o que eles esperam, precisam e querem ao longo do tempo, para promover a sua fidelização. Para isso, é preciso estudá-los e conhecê-los melhor, determinar metas para garantir a satisfação e atrair novos clientes.

Processos internos

O Balanced Scorecard também considera a parte operacional, já que os processos internos são essenciais para entregar um produto ou serviço de qualidade e alcançar bons resultados. É necessário identificar quais pontos precisam ser melhorados durante esses processos.

Aprendizado e crescimento

Essa perspectiva é fundamental para direcionar as novas ações da empresa, como implantação de novos sistemas, novos equipamentos, novas metodologias de processo e o que mais for necessário para atingir as metas estabelecidas anteriormente.

Tenha uma visão estratégica

Essa etapa consiste na elaboração do mapa estratégico, que determina os principais pontos para a concretização do plano na organização, relacionando cada um deles e determinando como os resultados serão mensurados. É muito importante incluir todos os colaboradores nessa fase, pra que possam entender o processo e o seu valor na empresa.

Alinhe as estratégias

É preciso alinhar as estratégias com todos os departamentos e, se for o caso, com todas as unidades da empresa. Assim, é possível criar valores comuns e usufruir dos benefícios do Balanced Scorecard com mais facilidade e agilidade.

Analise os indicadores-chave

Primeiramente, é preciso definir os indicadores de desempenho, pois eles contribuem para que as melhorias sejam mensuradas periodicamente. Eles precisam ser claros, de fácil coleta e mensuráveis. Afinal, o método do Balanced Scorecard permite que a empresa faça mudanças ao longo do tempo, mas precisa saber de forma clara e objetiva o que é preciso melhorar.

Compartilhe as decisões

Compartilhar as decisões com toda a equipe também é fundamental, já que todos deverão seguir o mapa estratégico para os resultados serem alcançados. É importante explicar a metodologia a ser adotada e incluir os colaboradores e suas atividades nos planos da organização.

Quais as vantagens dessa metodologia?

São muitas as vantagens do Balanced Scorecard para as empresas que querem melhorar o seu desempenho e alinhar as suas estratégias de negócio. Entre elas, podemos citar a compreensão do planejamento, que tem uma representação visual clara, simples e intuitiva de todos os pontos relevantes para o desenvolvimento da empresa; e a melhora na comunicação interna, já que os planos são repassados a todos os colaboradores de forma acessível e eficiente, não sendo restritos aos líderes e gestores.

No entanto, para uma gestão efetiva de uma organização é de fundamental importância um acompanhamento ágil da metas organizacionais. Isso pode ser feito por meio de uma ferramenta tecnológica desenvolvida para gestão dos KPIS, como o MicroPower Performa, que otimiza o processo, tornando-o mais fácil e prático. ​O módulo de objetivos do Performa foi desenvolvido para que as empresas consigam acompanhar os indicadores chaves da organização de forma prática e visual, considerando conceitos como BSC e OKR.

Como visto, o Balanced Scorecard traz inúmeros benefícios para uma empresa e é uma das melhores metodologias para organizar o planejamento estratégico e direcionar a gestão de acordo com os objetivos do negócio. Isso porque ela simplifica e possibilita enxergar além dos indicadores financeiros.

Não implantar essa ferramenta pode trazer inúmeros prejuízos para a organização, como ficar obsoleta no mercado, adotar estratégias incoerentes com seus objetivos, obter resultados ruins, empregar erroneamente seus recursos humanos e financeiros, perder sua notoriedade e competitividade.

E aí, gostou do nosso post? Então compartilhe-o agora nas suas redes sociais e permita que os seus amigos também conheçam essa poderosa metodologia.