A atual crise causada pelo coronavírus promoveu grandes mudanças na rotina das empresas, já que a principal recomendação para prevenção é o isolamento social. Novos desafios foram surgindo e, com eles, alternativas para manter as equipes engajadas durante esse período. Uma das principais e mais eficientes soluções são as plataformas educacionais.

Pensando nisso, fizemos este post para que você saiba o que são e como funcionam as plataformas educacionais, bem como seus principais desafios e as 4 principais vantagens desse recurso. Confira!

O que são as plataformas educacionais?

O crescente avanço da tecnologia permitiu a expansão de diversas áreas, e com a educação corporativa não foi diferente. As plataformas educacionais são uma das inovações e facilidades oferecidas pela tecnologia, em que o ensino é oferecido a distância.

Com elas, é possível oferecer materiais de qualidade e alcançar resultados significativos. Nelas podem ser oferecidos diversos treinamentos e cursos de capacitação, de acordo com os interesses da empresa. Todo o aprendizado é feito de forma on-line, de forma prática, dinâmica e eficiente. Os materiais podem ser acessados pelos colaboradores de qualquer lugar e a qualquer hora, tornando o ensino mais simples e acessível.

A internet permitiu o desenvolvimento dessas ferramentas inovadoras e eficientes, em que as pessoas podem adquirir conhecimento em diversos segmentos com apenas alguns cliques. Os treinamentos também foram beneficiados com essa facilidade, tornando esse processo mais simples e agradável.

Como funcionam?

As plataformas educacionais são poderosas ferramentas que se fundamentam em recursos tecnológicos voltados para a educação. Elas são hospedadas na web e permitem que diversas pessoas acessem o mesmo conteúdo, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Dessa forma, tem-se uma grande flexibilidade e autonomia no processo de aprendizagem, podendo os alunos montarem os seus próprios horários sem comprometer a sua rotina e de acordo com o seu ritmo de estudo. Além disso, os ensinamentos tornam-se mais dinâmicos e interessantes, pois o conteúdo pode ser oferecido em formatos variados, como vídeo, chat, gamificação, animações, fórum, entre outros. 

As empresas também podem optar por avaliações periódicas para acompanhar os avanços dos colaboradores e possibilitar melhorias constantes para aperfeiçoar os conhecimentos oferecidos na plataforma.

Quais os principais desafios para implantação e como vencê-los?

Conservadorismo

Apesar de a tecnologia ter ganhado um espaço significativo no dia a dia da maioria das pessoas, muitas ainda mantêm uma mentalidade conservadora. Elas acreditam que apenas os cursos e treinamentos presenciais são eficientes, o que é uma ideia equivocada.

Com as plataformas educacionais, é possível ter um maior índice de concentração, já que o aluno acessa no horário e dia que for mais conveniente. Isso aumenta os rendimentos e torna o processo de aprendizado ainda mais proveitoso.

Qualidade das plataformas

Esse também é outro grande desafio para a implantação das plataformas educacionais. É imprescindível que a escolha dessa ferramenta seja bem planejada a fim de atender todas as necessidades e expectativas da empresa.

Apesar do alto número de opções ser vantajosos para os usuários, as chances de escolher uma opção que não satisfaz os seus objetivos também são grandes. Por isso, é fundamental se informar sobre todos os recursos e limitações das alternativas, além da reputação da empresa que oferece a plataforma.

Estrutura inadequada

A estrutura web também é fundamental na fase de implementação dessa ferramenta em uma empresa, pois o processo pode ser trabalhoso e demorado. Para isso, é fundamental que a empresa invista em equipamentos e capacitação constante de seus colaboradores, para que possam alimentar e atualizar as soluções de forma correta e eficiente.

Os usuários da plataforma também precisam ter uma internet rápida e equipamentos atualizados para que possam acessá-la sem grandes dificuldades. É fundamental que eles saibam utilizar todas as funções disponíveis e tirar o maior proveito possível dessa poderosa ferramenta.

Como garantir eficiência nos treinamentos?

Para que os treinamentos e cursos oferecidos por plataformas educacionais sejam eficientes e tragam bons resultados para o negócio, é fundamental dispor de uma plataforma estruturada e eficaz, que ofereça todos os recursos técnicos e pedagógicos necessários para que tudo funcione bem.

Também é essencial ter bons tutores para conduzir o processo de aprendizagem da melhor forma possível, mantendo todas as ferramentas alinhadas com os seus métodos de ensino. Além disso, o conteúdo disponibilizado deve ser de qualidade e apresentar formatos diversificados para facilitar os estudos. 

Quais as 4 principais vantagens das plataformas educacionais?

Essas ferramentas oferecem diversas vantagens tanto para os colaboradores quanto para as empresas. A seguir, listamos as 4 principais. Confira!

1. Economia

A economia de recursos é uma ótima vantagem que as plataformas educacionais trazem para a empresa. A metodologia on-line dispensa aluguel ou reserva de um espaço físico para as atividades e gastos com o deslocamento de seus colaboradores durante o horário de trabalho. Isso aumenta a produtividade e reduz os custos. Além disso, não há limites de participantes, ao contrário dos cursos e treinamentos presenciais.

2. Autonomia

A autonomia de estudar a qualquer hora e de qualquer lugar é uma grande vantagem para os colaboradores, pois podem incluir esse processo de aprendizagem de acordo com o seu ritmo e de forma que não afete a sua rotina. O ensino a distância também permite que os participantes busquem mais informações sobre os assuntos relacionados aos cursos, enriquecendo o aprendizado.

3. Interatividade

 

Essa ferramenta também possibilita uma maior interação entre os participantes, melhorando o engajamento nas atividades e facilitando a troca de conhecimento. Os alunos podem contactar diretamente os tutores e tirar suas dúvidas.

4. Métricas

Acompanhar o progresso dos colaboradores por meio de relatórios detalhados também é outra grande vantagem das plataformas educacionais. Além de facilitar a averiguação da performance de cada participante, eles apresentam informações relevantes para aprimorar os cursos e treinamentos.

Como visto, as plataformas educacionais são muito eficientes e oferecem diversas vantagens tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Com elas, é possível desenvolver as competências e habilidades da equipe, mantendo-a atualizada, engajada e alinhada com os objetivos da organização. Tudo isso impacta positivamente os resultados obtidos, sendo a melhor opção do mercado para educação corporativa.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer saber como implantar as plataformas educacionais e qual a melhor opção de acordo as particularidades do seu negócio? A MicroPower tem as melhores soluções! Entre em contato conosco