Foi se o tempo em que não era relevante investir na educação corporativa de sua instituição. Atualmente, percebe-se uma maior importância em desenvolver os aspectos técnicos e intelectuais dos seus colaboradores. Empresas que não se atentam a esse tema acabam estagnando seu negócio frente ao cenário externo de transformação da concorrência, o que pode ocasionar na perda de competitividade.
Por outro lado, os empreendedores que decidem aprimorar esse quesito no seu negócio podem encontrar dúvidas e desafios, uma vez que a educação corporativa exige algumas estratégias e planejamento para que se possa cultivar bons resultados. Sendo assim, é fundamental estudar e entender temas ligados ao desenvolvimento de pessoas. Dentro desse conceito, é possível citar a importância de conhecer o capital intelectual. Você tem ideia do que seria esse termo?
Pensando nisso, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o significado e como aprimorar o capital intelectual na sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é capital intelectual?
Antes de tudo, é fundamental falarmos sobre o que significa o conceito de capital intelectual, já que essa é a dúvida de muitos gestores. Basicamente, podemos destacá-lo como um patrimônio de conhecimento, experiência, criatividade e inteligência, formado pelos membros de um negócio. Ou seja, é considerado um ativo intangível com total relevância para a geração de valor de uma empresa.
Esse recurso se materializa por meio de ações, atitudes e do compartilhamento de informações vivenciadas no ambiente interno, sendo um dos principais recursos que elevam a competitividade de um negócio. Vale ressaltar que o capital intelectual não está ligado à infraestrutura ou aos recursos materiais da empresa, mas, sim, à capacidade de gerar conhecimento, repassar experiências e proporcionar inovação e desenvolvimento aos membros do negócio.
Para um melhor entendimento desse conceito, normalmente os especialistas dividem em três principais pontos: humano, estrutural e relacional. Para saber mais sobre cada um, continue a leitura!
Humano
Está relacionado aos recursos humanos de uma empresa. Nesse caso, é possível incluir quesitos, como experiência, conhecimentos, talentos de todos os integrantes.
Estrutural
Já quando nos referimos ao capital intelectual estrutural, nada mais é que a parte que envolve a utilização de ferramentas e dados da corporação. Ou seja, engloba documentos, bancos de dados, processos educacionais, informações sobre a empresa, bem como outros aspectos que contribuem para o funcionamento do negócio.
Relacional
Como o próprio nome sugere, essa classe de capital intelectual refere-se aos relacionamentos internos e externos, como a marca e credibilidade do negócio. O nível de qualidade do seu banco de clientes depende muito da capacidade dos seus colaboradores em gerar uma boa experiência dos consumidores para com a sua empresa.
Qual é a importância do capital intelectual nas empresas?
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o capital intelectual, já deve ter percebido que esse conceito possui uma grande importância para o crescimento de uma empresa. Para você ter uma ideia da relevância desse tema, confira agora alguns pontos que atestam a necessidade de desenvolver o capital intelectual dentro de sua corporação!
Ajuda na valorização dos colaboradores
Se no passado os colaboradores eram vistos pelos empresários como apenas mão de obra para realizar funções específicas dentro da empresa, na atualidade, os empreendedores têm percebido cada vez mais a relevância de atentar ao capital intelectual. Esse é um atributo que tem como resultado o aumento da valorização dos profissionais.
Diminui os índices de turnover
Outro ponto importante diz respeito à diminuição do índice de turnover. Isso acontece porque os colaboradores que contam com vantagens de educação corporativa incentivam a qualificação e o desenvolvimento intelectual e sentem-se mais valorizados pelos seus líderes e gestores.
Isso, é claro, gera maior satisfação, engajamento e produtividade entre as equipes de trabalho. Outra vantagem ligada a esse cenário é a maior estadia do funcionário na empresa, pois ele se sente em um ambiente acolhedor e positivo para sua carreira profissional.
Possui um diferencial competitivo
Como o investimento no capital intelectual ainda é um assunto pouco discutido entre as empresas, os negócios que procuram evoluir essa temática em sua instituição acabam tendo maior poder competitivo.
Ou seja, sua empresa consegue criar um clima organizacional pautado no desenvolvimento de quesitos, como comunicação, compartilhamento de experiências e desenvolvimento de ideias e opiniões, garantindo o pensamento crítico dos membros e o crescimento interno constante.
Como melhorá-lo?
Muitos gestores acham que melhorar o capital intelectual é algo bastante complexo e difícil de ser colocado em prática em sua empresa. No entanto, na prática, é possível investir em alguns pontos que contribuem para o sucesso desse tema na sua empresa. Confira os principais!
Plano de carreira
Um dos primeiros passos para se implementar e desenvolver o capital intelectual é por meio da elaboração de um plano de carreira sólido. Isso incentiva todos os colaboradores a mergulharem de cabeça nas ideias e nos planos da empresa.
Inovação nos benefícios
Outro ponto importante é implementar benefícios que contribuam para a qualificação e capacitação em temáticas sobre liderança, espírito coletivo e comunicação interpessoal. Isso pode ser feito, por exemplo, pela disponibilização de cursos, treinamentos e palestras, aumentando o aprendizado sobre desenvolvimento intelectual.
Gestão do conhecimento
Para que suas metas e seus planos de ação gerem resultados significativos, é preciso implementar também uma gestão do conhecimento. Por meio dela, é possível organizar estratégias para conseguir pôr em prática da melhor forma a educação corporativa.
Análise de dados
Não basta apenas investir em planos de ação e planejamento de metas e objetivos. É preciso também avaliar indicadores de desempenho, visando a conhecer de perto como andam os resultados apresentados pelos projetos colocados em prática na empresa. Assim, tenha uma cultura de feedback constante, pois isso facilitará seus processos de gestão.
Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é e como melhorar o capital intelectual da sua empresa. Vale ressaltar que, na atualidade, é possível encontrar diversas ferramentas e plataformas digitais que facilitam o trabalho de educação corporativa e o desenvolvimento intelectual dentro dos negócios. Levando isso em consideração, é fundamental conhecer esses recursos e adaptá-los em sua empresa.
Ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma informação sobre capital intelectual? Então deixe seu comentário no post agora mesmo!