A gestão do capital humano é um dos atributos mais valiosos para a sustentabilidade de uma empresa. Não por acaso, os cargos de liderança estão entre os mais bem remunerados, justamente por serem tão cruciais e estratégicos no mercado. Por isso, elaboramos este material exclusivo para falarmos da importância do treinamento de liderança.
Aqui, você entenderá o que é essa prática, quais os principais motivos para desenvolver novas lideranças por meio de treinamentos individuais ou coletivos e o que não pode faltar em um bom treinamento de liderança para a sua empresa. Acompanhe e fique por dentro!
O que é um treinamento de liderança?
Um treinamento de liderança nada mais é do que uma trilha de aprendizado para desenvolver profissionais com perfil de liderança. Em várias oportunidades aqui no blog, destacamos a importância de investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas em todas as áreas da sua empresa. Com a liderança, isso não seria diferente.
Como sabemos, existem muitos benefícios da educação corporativa, tais como a diminuição da rotatividade, o aumento da eficiência e, principalmente, da produtividade. O mesmo ocorre no desenvolvimento de novas lideranças, pois são essas pessoas que ocuparão cargos de destaque e decisão no futuro da empresa, gerenciando pessoas, expectativas e necessidades.
Mas afinal de contas, como se constroem novos líderes? É esse o tema dos treinamentos de lideranças, os quais envolvem cursos, seminários, treinos, palestras, workshops e mentorias focadas no desenvolvimento de habilidades fundamentais na caixa de ferramenta de bons líderes, tal como comunicação não violenta, persuasão, psicologia, negociação e afins.
Os objetivos desses treinamentos são o empoderamento e a qualificação dos profissionais, a fim de elevar atributos como inteligência emocional, conversação, carisma e tomada de decisão. Basicamente, o foco é lapidar talentos com uma inclinação natural à função, oferecendo novas habilidades e ferramentas que podem ser úteis para lidar com as responsabilidades futuras.
Quais os principais motivos para realizar um treinamento de liderança?
Produtividade, retenção, motivação, eficiência e muito mais. De fato, investir em treinamentos de liderança é uma das estratégias com a maior relação custo-benefício disponível no mercado, pois, de forma acessível e prática, é possível evitar riscos e estimular o bem-estar e a dedicação entre as equipes. Abaixo, explicamos tudo em mais detalhes.
Obter mais do time
Por acaso, você sente que os seus times estão trabalhando aquém do potencial? Bem, esse é um dos cenários em que vale a pena investir em um treinamento de lideranças. Rapidamente, as pessoas se preenchem com um senso de responsabilidade, tanto individual quanto coletiva. O resultado disso são equipes ainda mais entrosadas, dedicadas e alinhadas com a empresa.
Desenvolver novas habilidades
Outro excelente motivo para investir nesse tipo de treinamento é o desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores, principalmente se considerarmos as chamadas soft skills, que são habilidades comportamentais, muito ligadas à maneira como as pessoas interagem e solucionam conflitos — que são duas práticas fundamentais e comuns a qualquer empresa.
Desenvolver a comunicação empresarial
Um dos aspectos mais trabalhados em um treinamento de liderança é a comunicação. Isso porque essa é a ferramenta por meio da qual o líder instrumentaliza suas ideias, orientações, sugestões e comandos. Além de desenvolver essa habilidade nos colaboradores, o treinamento estimula o engajamento entre diferentes pessoas de diferentes setores e equipes.
Elevar a motivação
Muitas vezes, as pessoas atravessam um período de desmotivação nas empresas. Esse estado costuma ocorrer por motivos variados, tais como o esgotamento, a falta de perspectiva de crescimento, de realização pessoal ou mesmo de reconhecimento. Então, os treinamentos ajudam a demonstrar que a empresa valoriza seus funcionários, pois está investindo em qualificação.
Reter talentos
Grande parte das empresas tem dificuldade em reter bons talentos, tanto pela competitividade do mercado quanto pelo desalinhamento entre a cultura organizacional e o perfil dos candidatos. Os treinamentos ajudam a amenizar essas aflições, uma vez que servem para a empresa demonstrar o seu comprometimento com a qualificação do seu quadro de colaboradores.
Reduzir o turnover
A redução do turnover está diretamente ligada ao sucesso na retenção de talentos. Existem medidas básicas, mas bastante eficientes para elevar a lealdade dos colaboradores. Os maiores exemplos são o caminho remuneratório (pagando e bonificando mais), o qualificatório (desenvolvendo talentos) e o bem-estar (promovendo uma cultura de equilíbrio, respeito e qualidade de vida).
Solucionar conflitos
Por fim, destacamos a capacidade de solucionar conflitos. Em uma empresa, existem inúmeras ocasiões em que as pessoas podem divergir a respeito de questões pessoais ou de trabalho, a ponto de entrarem em debates mais acalorados. Com bons líderes, é possível desescalar as situações, evitando conflitos desnecessários e preservando um ambiente harmônico e respeitoso.
O que não pode faltar em um treinamento de liderança?
Bons cursos e boa tecnologia. Acreditamos que essas são as duas soluções fundamentais para o sucesso dos seus treinamentos. Em termos de bons cursos, recomendamos os de softskills do MicroPower Classes, que trabalham temas críticos de forma estratégica, tais como:
- Agindo com Inteligência Emocional e Inteligência Relacional;
- Como gerenciar pessoas e entregar melhores resultados;
- Adaptabilidade e Mentalidade de Crescimento;
- Como se Comunicar de Forma Assertiva;
- Processos Eficientes e Times Engajados;
- Desenvolvendo suas Soft Skills;
- Fortalecendo sua Carreira;
- Gestão das Emoções.
Já em termos de tecnologia, é importante investir em plataformas e ferramentas que permitam distribuir esses ensinamentos de maneira organizada e dinâmica para cada um dos usuários. Nesse sentido, são utilizados recursos de Inteligência Artificial para oferecer uma jornada de aprendizado adaptada para as aptidões e vulnerabilidades de cada colaborador.
Como você pôde perceber, o treinamento de liderança é algo fundamental para garantir a sustentabilidade e a longevidade da sua empresa no mercado. Mas muito além de adotar bons treinamentos e soluções educacionais, é importante investir em tecnologia aplicada. Nesse caso, vale muito a pena conhecer o MicroPower Performa, a mais completa plataforma de Treinamento e Desenvolvimento do mercado.
Agora que você sabe a importância de um bom treinamento de liderança para a sua empresa, aproveite para continuar se atualizando em mais temas essenciais para qualificar a sua gestão. Para isso, a melhor dica é seguir a MicroPower nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Telegram, Twitter e YouTube.