O embarque de novos funcionários é uma etapa muito importante para engajar as equipes e acelerar resultados dos colaboradores. Por isso, elaboramos este conteúdo fundamental sobre o onboarding, explicando o que é a curva de aprendizagem e como é possível agilizar esse processo de adaptação.
Assim, você garante que a sua operação seja o mais produtiva possível, sem sofrer com a ociosidade após uma nova contratação. Para isso, reunimos as curiosidades mais interessantes sobre o tema, listando as três melhores técnicas para acelerar os resultados dos novos colaboradores. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é a curva de aprendizagem dos novos colaboradores?
Todos nós apresentamos uma curva de aprendizado, que nada mais é do que o intervalo de tempo necessário para dominarmos um tópico, ganharmos familiaridade com uma ferramenta ou nos engajarmos com outros grupos, rotinas e pessoas. Por isso, é muito importante investir na aceleração desse período para os novos colaboradores.
Para quem acaba de chegar na empresa, tudo é novo: a equipe, os processos, as ferramentas e afins. Por isso, é tão essencial investir em tecnologia, métodos e bons treinamentos, pois esse é o tipo de solução que consegue atualizar o profissional nas habilidades e noções que ele precisa para desempenhar seu trabalho com competência, agilidade e eficiência.
Quais são as 3 boas técnicas para acelerar resultados dos novos colaboradores?
Onboarding, treinamento e tecnologia aplicada: da forma como percebemos, essas são as ferramentas mais importantes para acelerar a adaptação dos novos colaboradores. E quanto mais rápida é a adaptação, mais cedo o profissional poderá performar com alta produtividade, sem redundância, receio ou ociosidade. Veja!
1. Implemente um onboarding de qualidade
O onboarding é a iniciativa que permite facilitar e agilizar o embarque do funcionário à empresa e às suas novas responsabilidades. Um bom onboarding serve para aclimatar o colaborador ao novo ambiente, apresentando os valores da empresa e as expectativas que a gestão e o grupo têm sobre esse novo profissional.
2. Aposte em bons treinamentos
Por mais qualificado que seja o profissional, é comum que existam gaps importantes em seu conhecimento. É para resolver isso que as gestões investem em treinamentos de qualidade, pois é por meio do microlearning que se torna possível ensinar competências e habilidades, além de garantir a compliance em torno de códigos e normas, com eficiência e velocidade.
3. Invista em tecnologia aplicada
De nada adianta ter onboarding e bons treinamentos se não existem ferramentas para centralizar e distribuir esses conteúdos e monitorar o aprendizado. É por isso que é tão importante investir em tecnologia aplicada. Tratando-se de educação corporativa, é fundamental contar com uma plataforma completa para realizar o treinamento..
No fim das contas, é muito claro o que a gestão precisa fazer para alavancar os novos colaboradores, bastando ter um foco muito objetivo sobre o onboarding, os treinamentos e a tecnologia aplicada. Combinadas, essas iniciativas garantem uma adaptação muito mais rápida, gerando o aumento da produtividade.
Agora que você sabe a importância dessas técnicas para acelerar resultados dos novos contratados, aproveite para continuar atualizado em mais temas fundamentais para a sua gestão. Para isso, basta seguir a MicroPower nas redes sociais — você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, LinkedIn, Telegram, Twitter e YouTube!