Os recursos tecnológicos são ferramentas importantes para várias áreas de atuação, pois trazem automatização e otimização de inúmeros processos. A tecnologia no RH também é uma aliada importante, pois facilita a atração e retenção de talentos, entre outros benefícios.

Neste artigo, traremos as principais tendências tecnológicas para 2020 no setor de recursos humanos. Acompanhe a leitura!

Plataforma de Gestão de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho

Para realizar uma capacitação completa dos colaboradores é necessário utilizar uma plataforma de gestão de Treinamento e Desenvolvimento e gestão do Desempenho, com funcionalidades aderentes às melhores práticas de capacitação e desenvolvimento humano.

Essa plataforma deve ter incorporada metodologias alinhadas às principais tendências globais e que apoiam as pessoas dentro das organizações na busca de resultados.

Além da funcionalidade LMS, a plataforma permite administrar o desempenho da organização, possibilitando o planejamento de ações de desenvolvimento individual, orientação e correção, realizar feedback contínuo e acompanhar os dados de desempenho e treinamento.

Microlearning com uso de Inteligência Artificial

O microlearning é uma forma de ensino que tem por objetivo trabalhar com doses pequenas de informação. Por meio dela, os colaboradores vão progredindo de uma etapa a outra, promovendo a percepção de avanço e trazendo motivação para que continuem o estudo.

Com o uso da Inteligência Artificial, o microlearning terá à disposição algoritmos, capazes de coletar e processar grandes quantidades de informação e cruzar dados em tempo real. Desse modo, o desempenho de cada colaborador pode ser analisado e categorizado, tornando possível encontrar o ritmo e suas preferências de aprendizagem.

Utilização de vídeos

O uso de vídeos também é uma estratégia interessante para o treinamento de colaboradores. Com eles, os conteúdos são atraentes e conseguem proporcionar mais engajamento.

Quando os vídeos fazem parte do treinamento, os colaboradores passam a ter uma concentração maior e se interessam pelo conteúdo veiculado. Eles melhoram o nível de compreensão, trazendo resultados positivos para a empresa.

Gamificação

A gamificação é uma tendência que está sendo usada para vários objetivos distintos. Na área de recursos humanos, por exemplo, ela pode servir na gestão de pessoas, como uma ferramenta para aumentar a produtividade, o engajamento e a motivação dos colaboradores.

A estratégia é comumente utilizada em processos de treinamento corporativo, na contratação de funcionários, a fim de facilitar a comunicação interna e em tarefas cotidianas, pois proporciona mais dinamismo e eficiência.

Essa metodologia pode ser utilizada de forma complementar a outras estratégias já implementadas, como o e-Learning, mobile learning, jogos corporativos e trilhas de conhecimento. Assim, ao mesclar metodologias distintas, é possível suprir necessidades específicas ou estilos variados de perfis profissionais e trazer, ainda, resultados melhores para a empresa.

Essas são algumas tendências de tecnologia no RH para o ano de 2020. Como vimos, os recursos tecnológicos podem ser úteis para trazer mais engajamento dos colaboradores e melhorar os processos de treinamento e capacitação. Com isso, a atração e retenção de talentos é fortalecida, pois a empresa consegue estabelecer um ambiente agradável e de crescimento profissional.

Gostou de conhecer essas tendências? Então, aproveite para compartilhar o nosso artigo nas redes sociais e contribuir para que mais pessoas conheçam essas tecnologias importantes para os recursos humanos!