Os benefícios de um programa de integração

Os benefícios de um programa de integração

Descubra como a implementação de um programa de integração pode melhorar os resultados de sua organização

O processo seletivo e o recrutamento de um novo colaborador são passos importantes para a equipe de RH. Porém, não para por aí. É preciso garantir que o novo membro de sua equipe se adapte à sua nova função e se integre ao ambiente, para, assim, conquistar bons resultados. Como? Comece por um programa de integração eficaz, de acordo com a cultura de sua empresa.

O processo de integração, também conhecido como onboarding, está se tornando cada vez mais importante quando se trata de melhorar os resultados de uma organização. É o processo que “ensina” aos novos colaboradores as habilidades e comportamentos necessários para se tornarem membros produtivos de uma empresa.

Quanto melhor o processo de integração, mais rápido os colaboradores podem alcançar um bom nível de capacitação e começar a obter resultados, tanto para o profissional, quanto para a organização.

A importância da integração de novos colaboradores

Em um estudo recente da Glassdoor, constatou-se que uma forte integração pode melhorar a retenção de novos contratados em mais de 80%. O estudo também descobriu que a integração eficaz pode aumentar a produtividade em 70% e 77% dos funcionários que passaram por um processo formal de integração atingiram seus primeiros objetivos de desempenho.

Grande parte dos colaboradores que não atingem seus objetivos não passaram por um processo formal de integração. Como a integração tem um impacto tão significativo em muitos fatores-chave que impulsionam o sucesso, é importante maximizar sua eficácia. Os programas de integração mais bem-sucedidos têm pontos de foco que ajudam a melhorar o ROI.

Sendo assim, por onde começar, quais ferramentas utilizar e quais conteúdos para apoiar nesse processo? Veja a seguir:

Planejando a integração

Tentar oferecer uma quantidade extensa de informações da empresa em um único dia, não é muito eficaz. Quando os novos colaboradores são bombardeados com dados que abrangem desde políticas de RH, funções e responsabilidades e detalhes da missão e visão da empresa, além das informações de orientação, é mais provável que, no final do dia, eles não consigam reter a maioria do conteúdo apresentado.

Integração presencial e online

Duas pessoas se cumprimentam

Simplesmente ter um processo padrão de integração não é suficiente por si só. É importante entender que o treinamento não termina após o processo de integração. O treinamento deve ser incorporado ao fluxo de trabalho; um processo contínuo que apoia os trabalhadores em cada estágio de seu desenvolvimento.

Ter uma única abordagem de aprendizado pode parecer a maneira mais econômica de transferir conhecimento para novos funcionários; no entanto, é um erro crítico quando a diversidade de novas contratações não é levada em consideração.

Pessoas diferentes, aprendem de maneira diferente e garantir que informações críticas relacionadas ao trabalho sejam transmitidas a elas de acordo com suas necessidades no início de seu emprego, trará um retorno maior no futuro.

Ao oferecer, por exemplo, uma plataforma de aprendizado, além do estágio de integração, você oferece a seus funcionários o suporte e os recursos necessários para obter sucesso em sua organização.

Seus objetivos de treinamento não devem focar apenas em integrá-los, mas em um caminho de carreira a longo prazo para que sua equipe continue a se desenvolver.

Por isso, deve ser feito com ações de capacitação estruturadas, objetivas, diversificadas e eficazes. Veja abaixo [algumas] soluções aderentes e assertivas que você oferecer em sua empresa:

Gamificação: utiliza recursos de games em soluções educacionais para estimular o engajamento dos colaboradores de maneira divertida e descontraída, instigando duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

Jogo Instrucional: desenvolvimento de game quiz contextualizado com o tema e jogos personalizados com tomadas de decisão, análise de situações e simulações, nas quais as decisões do jogador influenciam o enredo e geram indicadores de performance, pontuações com pesos diferenciados, conquistas, ações de causa e consequência, entre outros.

Simulação de sistemas: modalidade de cursos online que ensina como utilizar softwares e sites por meio de demonstrações e/ou simulações interativas, onde o usuário poderá praticar o passo-a-passo de cada procedimento, como se estivesse acessando o ambiente real.

Trilha de carreira: recurso interativo que proporciona uma visão completa das possibilidades de crescimento ou movimentação de carreira na empresa, de acordo com o interesse e potencial do(a) funcionário(a). A trilha exibe perspectivas objetivas, definindo até onde ele pode chegar, quais competências técnicas e gerenciais são necessárias e quais experiências deve acumular.

Suporte ao presencial: produção completa dos materiais utilizados em treinamentos presenciais com adequação do conteúdo e criação de identidade visual exclusiva para apostilas, planos de aula, dinâmicas de grupo ou jogos, entre outros.

Proporcione uma experiência positiva

Proporcionar uma experiência positiva de integração para as novas contratações é uma das maneiras mais eficazes de melhorar suas taxas de retenção.

Os novos colaboradores que têm uma experiência positiva estão mais dispostos a investir seu tempo e energia em uma empresa que sentem que também está investindo neles. Assim, os novos funcionários têm mais probabilidade de permanecer na empresa.

Medindo a eficácia do seu programa eficaz de integração

Existem dois tipos de dados que você precisará coletar para entender melhor como o seu programa de integração está funcionando. O primeiro é quantitativo e o segundo é qualitativo. Dados quantitativos é uma informação numérica que pode ser facilmente rastreada e medida.

Essas informações mostrarão alterações nas taxas de retenção, produtividade e número de treinamentos concluídos. Isso fornecerá informações sobre o que está funcionando e o que não está. Dados qualitativos são informações que podem ser observadas e não contadas.

As informações podem ser coletadas através da realização de entrevistas e pesquisas. Perguntar aos funcionários sobre seus pensamentos e sentimentos sobre sua experiência de integração ajudará você a entender melhor o porquê dos números. Juntas, essas informações podem fornecer uma imagem completa da eficácia do seu programa de integração atualmente e se alguma área precisa ser aprimorada.

Ref: elearningindustry

Compartilhe: