Para se dar bem dentro do mercado de serviços e garantir uma boa posição frente à concorrência, é necessário que as empresas se preocupem com o investimento constante da sua gestão produtiva. Nesse sentido, além de implementar novas ferramentas de trabalho, é fundamental direcionar investimentos para a qualificação dos colaboradores, já que essa medida tem a finalidade de adequar os trabalhos executados ao nível compatível ao negócio.
Essa medida também é capaz de impactar positivamente a condição de engajamento e produtividade dos colaboradores, pois é demonstrado a eles que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento e carreira profissional. Sendo assim, é muito importante saber como implementar essa estratégia dentro da instituição. No cenário atual, há várias soluções educacionais que podem trazer resultados positivos. No entanto, é preciso saber escolher a mais adequada às suas atividades.
Para você entender melhor sobre esse tema, preparamos este artigo com as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é educação corporativa?
Antes de mais nada, convém falarmos sobre o que consiste o implemento da educação no ambiente corporativo. Na prática, está relacionado a um conjunto de ações que a empresa pode utilizar para garantir a formação contínua dos seus colaboradores, de modo a trabalhar seus potenciais, em conjunto aos princípios da organização.
A diferença em relação ao treinamento corporativo está no fato de esse recurso não ser direcionado apenas para ministrar conhecimentos específicos de uma determinada função. O intuito principal é fortalecer e reforçar as aptidões, utilizando o aprendizado estratégico. Vale lembrar que um resultado positivo esperado ao investir nessa estratégia é o maior engajamento dos profissionais, bem como a retenção de talentos.
Tudo isso acontece em razão da maior autonomia dada ao colaborador para promover o crescimento de sua carreira dentro da empresa. Ao se sentir valorizado e ter à disposição os recursos necessários para se capacitar continuamente, o colaborador trabalhará com maior rendimento e proatividade, o que traz resultado imediato para a produtividade da empresa.
Por conta desses benefícios, muitos negócios têm visto na educação corporativa uma forma de potencializar os ganhos produtivos. Nesse caso, as soluções educacionais são apresentadas como grandes ferramentas para alcançar esses objetivos. Muitas delas fornecem funcionalidades exclusivas que podem facilitar o trabalho dos gestores ao gerir os processos de aprendizado do time, permitindo visualizar e mensurar os resultados de cada investimento.
Quais são as principais soluções educacionais?
Confira, agora, algumas das principais soluções educacionais!
Sistema de ensino tradicional
No sistema de ensino tradicional são trabalhadas estratégias utilizando metodologias específicas para serem aplicadas em sala de aula, de modo a aprimorar a sua gestão educacional. Além de fornecer materiais prontos e conteúdos programáticos para serem ministrados.
Vale ressaltar que se trata de uma definição bastante abrangente, visto que podem-se encontrar sistemas de ensino tradicionais mais ou menos completos. Por isso, é sempre importante averiguar cuidadosamente o modelo de solução antes de efetuar a contratação.
Plataformas educacionais
Normalmente, essa modalidade de solução educacional dispõe de uma única entrega, utilizando plataformas administrativas ou educacionais. Nesse caso, estamos falando de uma LMS (learning management system, ou na sua tradução para o português: sistema de gerenciamento de aprendizado).
Esse formato de solução é válido para otimizar várias funções dentro dos processos de administração educacional. Em alguns exemplos, encontram-se soluções que operam desde a organização das finanças até o fornecimento de materiais para os alunos, bem como exercícios para serem realizados em momentos específicos.
Programa de inteligência emocional
Um dos pontos que mais têm chamado a atenção dos gestores é sobre a condição de inteligência emocional dos colaboradores. Isso porque esse aspecto influencia diretamente outros atributos, como a produtividade e engajamento no campo produtivo. Para atender a essa demanda, no mercado, já é possível encontrar soluções focadas em potencializar esse tema.
Ou seja, o objetivo é desenvolver pontos educativos, sociais e emocionais no ambiente educacional. Dessa forma, como resultado direto dessa estratégia, temos uma maior eficiência no aprendizado, melhoria nas relações interpessoais, com um maior controle da indisciplina.
O que é e como funciona o CHACAP?
Ao juntar conhecimento e experiência, com equipe multisdiciplinar e recursos de análise, desenvolvimento, bem como práticas capazes de fortalecer e otimizar o processo de aprendizado dos profissionais, a MicroPower criou uma forma de lidar com a educação corporativa. O modelo de aprendizagem foi implementado com base em anos de experiência, utilizando o know-how de produtividade de vários casos de sucesso.
Com isso, foi possível criar uma metodologia exclusiva, com vantagens de flexibilidade e foco em funções educacionais cada vez mais condizentes com a realidade da empresa. Sendo assim fornece o caminho para o qual as instituições conseguem direcionar ações inovadoras para desenvolver temas, como:
- experiência do cliente;
- processos organizacionais;
- modelos de negócios
- personalização de recursos.
Esse método de aprendizado ocorre quando uma nova proposta é dada ao colaborador, tendo a finalidade de estimular o aperfeiçoamento de habilidades, competência e ações no ambiente de trabalho. Sendo assim, para se chegar a esse objetivo, é necessário acontecer uma boa interação entre o usuário que está aprendendo e o conteúdo transmitido para ser estudado.
Nesse caso, o CHACAP vem como um excelente recurso, já que reúne ideias e teorias educativas às soluções de aprendizagem corporativa mais atuais no que se refere à educação no contexto empresarial. Para o aspecto de ensino, a metodologia trabalha com três comandos essenciais da mente, com base na Taxonomia de Bloom. São elas: afetivo, cognitivo e psicomotor.
Esses fundamentos viabilizam a conexão entre “Querer”, “Saber” e “Fazer”, tendo o potencial de revolucionar o princípio de ensino corporativo. A Micropower direciona sua solução com foco na experiência de aprendizagem e competências a serem desenvolvidas. Desse modo, vale lembrar que a empresa realiza um briefing aplicando sua metodologia exclusiva, o CHACAP, que envolve:
- identificação do cenário atual, as necessidades e objetivos de aprendizagem, levando em consideração o público e as restrições técnicas, administrativas e culturais;
- proposta da estratégia didática;
- definição do objeto a ser desenhado com base no mapeamento realizado nas etapas anteriores;
- mensuração dos resultados obtidos para melhoria contínua e atuação em gaps identificados para elevar o nível de retenção do conhecimento.
Portanto, essas foram as principais informações acerca de como escolher soluções educacionais que engajem na empresa. Vale reforçar que a implementação de soluções educacionais inovadoras faz toda a diferença no desempenho e processo de aprendizagem dos colaboradores da empresa.