O autocontrole é uma competência muito importante no ambiente de trabalho. Inclusive, trata-se de uma habilidade que pode ser trabalhada dentro do meio profissional, por meio de técnicas de educação emocional.
Estimular a autoconsciência das ações, as decisões responsáveis e a inteligência emocional entre os colaboradores é uma maneira de melhorar o clima organizacional e de evitar problemas que podem interferir na boa convivência de todos.
Neste post, vamos mostrar como é possível aplicar a educação emocional na empresa de forma prática e eficiente. Acompanhe e confira ações que o setor de Recursos Humanos pode adotar para incentivar os colaboradores!
Estimule o autoconhecimento
Como visto, a educação emocional está vinculada a diversas habilidades, como o autocontrole, autoconsciência e inteligência emocional. Para desenvolver todas essas qualidades, nada melhor do que se conhecer bem.
É por esse motivo que estimular os colaboradores a buscarem o autoconhecimento se torna uma das primeiras ações que uma empresa pode adotar durante esse processo. Atividades que ajudam a saber mais sobre as próprias habilidades, afinidades e limitações são de grande ajuda para qualquer pessoa, inclusive para melhorar as competências profissionais e direcionar a carreira.
Ajude a nomear as emoções
Quando o assunto é emoção, muitas pessoas podem encontrar desafios. Afinal, desde a infância, boa parte dos indivíduos aprende que demonstrar sentimentos é um sinônimo de fraqueza. Por conta disso, atitudes que ignoram os conteúdos de caráter emocional são adotadas com frequência no dia a dia, principalmente no ambiente profissional.
Consequentemente, esse problema pode resultar também na dificuldade de identificar as emoções. É por isso que nomear os sentimentos é outra das principais atividades propostas pela educação emocional, a fim de ajudar a entender melhor o que se passa internamente em cada pessoa.
Incentive o reconhecimento delas
Nomear o que sente é uma das etapas que levam ao melhor reconhecimento dos conteúdos emocionais. Esse passo é bastante relevante para a aceitação dos próprios sentimentos. Assim, é muito mais fácil lidar com eles e se comunicar mais abertamente.
No entanto, vale ressaltar que, em um ambiente de trabalho, é possível lidar com pessoas das mais variadas origens, crenças e personalidades. Desse modo, é preciso também aceitar as individualidades de cada colaborador, sabendo que os indivíduos têm seu próprio ritmo para identificar as emoções e reconhecer os impactos delas.
Perceba as relações de comportamento da equipe
Uma maneira muito interessante de observar a dinâmica dos colaboradores, principalmente ao tocar em assuntos delicados, como as emoções, é por meio das interações sociais. O relacionamento criado pelos integrantes de uma equipe indica a abertura para abordar determinados temas e o que pode ser trabalhado em conjunto.
Para acompanhar cada colaborador, é possível também analisar como ele se comporta no dia a dia. Em empresas de grande porte, esse pode ser um desafio, tendo em vista que a quantidade de funcionários é maior. Contudo, é uma tarefa que pode ser dividida entre o grupo, incentivando também o apoio mútuo dentro da equipe.
Identifique gatilhos
Por mais impessoal que seja, o ambiente organizacional é capaz de despertar uma série de emoções nos colaboradores. Afinal, é um espaço em que muitas pessoas diferentes convivem e precisam interagir entre si com frequência. Além disso, existem todos os fatores cotidianos das atividades profissionais, que podem gerar estresse a longo prazo.
Já essas situações estressantes são as que trazem mais preocupações, tendo em vista que atuam de forma imprevisível no estado emocional dos profissionais de uma empresa, podendo provocar prejuízos também à saúde mental. Além do mais, é a partir delas que podem surgir conflitos e problemas de convivência.
Por essa razão, identificar os gatilhos que geram problemas emocionais entre os colaboradores é um passo importante para contribuir para a construção de um ambiente de trabalho saudável. Essa é uma atitude relevante também para a gestão de conflitos e otimização da cultura organizacional.
Vale ressaltar que, ao melhorar o clima entre os colaboradores, é possível fortalecer o marketing interno e aprimorar a imagem de uma empresa. Por esse motivo, torna-se uma preocupação do negócio como um todo, unindo os interesses de diversos setores.
Proponha ações diferenciadas
Como é a dinâmica de trabalho na sua empresa? Desenvolver atividades diferenciadas com os colaboradores ajuda a melhorar as interações internas. Consequentemente, um ambiente profissional com um bom funcionamento entre as equipes gera mais produtividade e eficiência nas tarefas.
Dessa maneira, investir nas ações propostas com os profissionais contratados é uma forma também de contribuir para o desenvolvimento sustentável do negócio. Afinal, caprichar nos processos internos permite conquistar resultados mais expressivos.
Por essa razão, é interessante criar estratégias que ajudem a cuidar do bem-estar emocional dos colaboradores. Oferecer ambientes de lazer, benefícios que estimulam o autocuidado e acesso a oportunidades de crescimento pessoal são apenas alguns exemplos que podem funcionar no ambiente de trabalho.
Ofereça treinamentos comportamentais
Por fim, os treinamentos também podem ser ótimos aliados na educação emocional. A capacitação profissional faz toda a diferença em um ambiente de trabalho, assim como também contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento da carreira de cada pessoa.
Por essa razão, é muito vantajoso para uma empresa investir em treinamentos. No âmbito comportamental, é possível contar com parceiros especializados no assunto, a fim de desenvolver palestras, eventos e mais formas de oferecer a orientação e o suporte necessários para cuidar da educação emocional do público interno.
Contratar uma empresa com valores alinhados aos do seu negócio é uma excelente maneira de investir no desenvolvimento das equipes. Essa identificação permite um treinamento comportamental mais eficiente, assim como garante uma parceria duradoura e produtiva.
Viu só como é possível investir cada vez mais na educação emocional dos profissionais? Fazer melhorias na convivência do ambiente de trabalho repercute em ótimos benefícios para o clima organizacional. Como visto, otimizar os processos internos e a atuação das equipes promove retornos positivos para a empresa, no que diz respeito à produtividade e ao desempenho. Por essa razão, vale a pena apostar nessas dicas e cuidar ainda mais dos seus colaboradores.
Achou este post interessante? Então, não deixe de conferir mais conteúdos relevantes. Curta a nossa página do Facebook e continue acompanhando nossas novidades!
Soluções educacionais para engajar os seus colaboradores
Conheça nosso portfólio