O storytelling pode ser aplicado em diversos processos da empresa — treinamento e desenvolvimento, marketing, vendas etc. —, gerando melhorias nos seus resultados. Em formações, essa técnica engaja, ensina e envolve a equipe, beneficiando tanto a organização quanto o colaborador.
Assim, é fundamental para o RH entender o que é storytelling e como aplicá-lo no contexto empresarial. A boa notícia é: vamos contar exatamente isso a você neste conteúdo. Siga a leitura e confira várias informações relevantes sobre o assunto!
O que é storytelling?
De forma simples, esse termo da língua inglesa significa: contar histórias. No entanto, para haver uma compreensão completa sobre o que é storytelling, é preciso ir além da sua tradução literal.
No contexto empresarial, ele se refere à maneira de transmitir o sentido ou o objetivo de uma narrativa, despertando emoções por meio de metodologias de atração e persuasão. Quer sejam aplicadas em sua estruturação, encadeando ideias e gerando fluidez, quer sejam exploradas por meio do conteúdo.
Quais são os seus benefícios?
O storytelling pode beneficiar a empresa em várias iniciativas em que ele for usado, como em cursos, vendas, propagandas, entre outras. Mais do que isso, esses efeitos ajudam a atingir os objetivos específicos da aplicação. Seus principais benefícios são:
- envolver: as emoções — positivas ou negativas — atingem as pessoas, fazendo com que elas fiquem imersas e absorvam melhor as informações, tanto no nível consciente como no cognitivo;
- engajar: desde o público-alvo até os colaboradores, todos são impelidos a interagir quando se sentem incluídos e se identificam com o que é apresentado;
- informar: o conteúdo pode ser o meio de aplicação do storytelling e ainda a finalidade dele, ao repassar informações relevantes;
- ensinar: uma narrativa bem desenvolvida e atrativa facilita a retenção do conceito, tornando o aprendizado mais produtivo;
- conduzir: essa técnica é um recurso eficaz para organizar e conectar as ideias;
- simplificar: ao aproximar a temática da audiência e desenvolvê-la de maneira fluida, fica mais simples entender o conteúdo apresentado.
Vale ressaltar também que o storytelling é de fácil aplicação e não exige um grande investimento, bastando o conhecimento técnico para ser aplicado. Ao mesmo tempo, esse recurso apresenta uma excelente aceitação, diferenciando-se de outras estruturas de treinamento que encontram resistência na equipe.
Em quais atividades corporativas o storytelling pode agregar?
Saber o que é storytelling e quais são seus benefícios não basta para colocá-lo em prática em um negócio. Como uma técnica de ampla abrangência, ela agrega a diversas atividades corporativas. Entenda!
Criação de uma identidade para a marca
Um dos elementos do storytelling são os arquétipos, modelos mentais de padrões de comportamento. Eles funcionam como base para estruturar o posicionamento de marca na mente do público e criar uma identidade para a empresa.
Atração de Clientes
O marketing é a área que melhor utiliza essa técnica narrativa para atingir seu principal objetivo: atrair Clientes. O storytelling é usado para apresentar um produto ou serviço e suas vantagens, aproximar-se do público, agregar valor ou explicar diferenciais.
Aumento das vendas
Quando se trata de aumentar as vendas, o storytelling pode ser usado para estabelecer uma conexão entre a empresa ou a solução com a audiência, colocando o público como protagonista da história ou demonstrando o produto como resposta à sua problemática.
Treinamento de colaboradores
Dentro de uma cultura de aprendizagem, o processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores não deve ser algo monótono. Muito pelo contrário! Investir em novas abordagens ou estratégias, como o storytelling, para atrair os colaboradores e otimizar seu aprendizado representa um ganho em competitividade para a empresa.
Como aplicá-lo nos processos de treinamento e desenvolvimento empresariais?
Como visto, o storytelling é um aliado para tornar os processos de treinamento e desenvolvimento mais interessantes. Assim, a implementação dessa técnica depende de algumas boas práticas. Veja quais são a seguir!
Conheça os elementos do storytelling
Além de entender o que é storytelling, é necessário compreender os elementos que compõem sua estrutura. Estamos falando de contexto, enredo, personagens, arquétipos, desafio e superação. Para usufruir dos seus resultados, é preciso dominar tanto o conteúdo como as técnicas narrativas e a fluidez — que sustentam e envolvem.
Leve em conta a identidade da empresa
A aplicação do storytelling em cursos e formações pode se valer desse elemento quando utiliza características e situações reais do negócio para contextualizar o aprendizado.
Saiba com quem você está falando
A audiência pode se afastar ou se envolver com o treinamento conforme ele é desenvolvido, e isso não tem necessariamente ligação com a qualidade do uso da técnica de storytelling. Muitas vezes tudo está correto e, ainda assim, não gera os efeitos desejados.
Isso acontece quando se faz um planejamento sem considerar o perfil dos colaboradores: objetivos, problemas, capacidades e limitações. Esses aspectos devem servir de guia para a narrativa, adequando linguagem, desafio e superação ao público com quem se está falando.
Tenha um objetivo
Se o storytelling é basicamente contar uma história, ter um objetivo em foco permite que o treinamento chegue aos resultados desejados. Isso se trata de priorizar o recorte ideal, impedindo que questões secundárias tornem o processo menos atrativo.
Use a tecnologia como suporte
As tecnologias desenvolvidas como soluções educacionais facilitam a implementação do storytelling em formações corporativas, pois direcionam a estruturação dos processos de treinamento considerando essa técnica e outras metodologias como Power Learning, gamificação e microlearning.
Ao entender o que é storytelling e como ele pode ser útil no contexto organizacional, indo além do marketing e das vendas, o RH passa a contar com mais esse aliado para promover treinamentos. Com a implementação dessa técnica, o desenvolvimento dos colaboradores se torna envolvente e atrativo, engajando-os no processo. Como efeito, os resultados são mais significativos, otimizando o seu aprendizado.
Quer ter acesso em primeira mão a outros conteúdos como este? Então assine nossa newsletter e não perca nada!