A processo de treinamento e desenvolvimento de colaboradores é importantíssimo para uma empresa, visto que ele contribui na geração de novas habilidades que aumentarão a produtividade no ambiente de trabalho. O ensino híbrido em treinamentos corporativos é uma metodologia que pode contribuir com esse objetivo, trazendo mais mobilidade para as capacitações.

Uma das dificuldades das organizações é reunir todos os colaboradores para realizar treinamentos, cursos e palestras que visam ao desenvolvimento dos profissionais. Com a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos, é possível diminuir esses encontros e aproveitar o ambiente online para o aprendizado.

Neste artigo, você vai entender o que é ensino híbrido e como ele funciona. Além disso, conhecerá os principais benefícios dessa estratégia em treinamentos corporativos. Confira!

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma modalidade que mistura métodos pedagógicos de ensino a distância com os do presencial. Desse modo, ele alia as possibilidade e vantagens das duas metodologias, visando a aprimorar os processos de desenvolvimento e treinamento dos colaboradores.

A empresa pode adotar atividades online e presenciais, aproveitando a comodidade que o método a distância oferece com o reforço do aprendizado presencial. Essa é uma forma de trazer agilidade para a aprendizagem, já que é possível avançar nos conteúdos de modo flexível.

No primeiro momento, os participantes acessam os conteúdos na internet, o que permite que eles já adquiram conhecimento. Depois disso, eles podem tirar dúvidas com os instrutores e debater os assuntos com seus colegas, aproveitando, assim, a qualidade dos dois modelos.

Quando esse método é aplicado nos treinamentos corporativos, ele oferece a flexibilidade necessária para que os profissionais se sintam mais tranquilos para progredir nas capacitações. Eles conseguem acessar os conteúdos de suas casas e em qualquer horário, devendo apenas consolidar o conhecimento nos encontros presenciais.

Quais são os benefícios do ensino híbrido em treinamentos corporativos?

O ensino híbrido oferece diversos benefícios para o processo de capacitação profissional. Confira alguns deles!

Acessibilidade

A acessibilidade é um dos benefícios mais valorizados pelo ensino híbrido. Isso acontece porque os treinamentos não dependem apenas dos encontros presenciais, pois o conteúdo também é apresentado de forma virtual.

Para acessar os materiais, os colaboradores precisam apenas de acesso à internet, tendo a liberdade para estudar em qualquer horário e local. Essa possibilidade flexibiliza o processo de desenvolvimento, o que permite alcançar mais funcionários, sem prejudicar a produtividade da equipe.

Aumento do engajamento

Um dos principais objetivos dessa modalidade é aumentar o engajamento dos colaboradores. Com a utilização dos recursos tecnológicos, os treinamentos se tornam mais dinâmicos, despertando o interesse dos profissionais. As aulas presenciais mais esporádicas também fazem a aprendizagem ser mais fluída, diminuindo a pressão sobre os profissionais.

Redução de custos

A redução de custos é outro benefício que deve ser ressaltado. Isso acontece porque o mesmo conteúdo pode ser aplicado nos modos presencial e online. Dessa maneira, ao lidar com o formato digital, há economia em diversos processos, pois não é necessário locar um auditório para as aulas ou pagar passagem para colaboradores de outras filiais deslocarem-se até o treinamento.

Isso permite que a empresa reduza custo com as atividades de treinamentos teóricos, sobrando mais orçamento para investir em capacitação prática. Além disso, como os colaboradores podem acessar os conteúdos em outros horários, não é preciso interromper a rotina de trabalho para realizar treinamentos presenciais.

Valorização do profissional

Os profissionais são fundamentais para o sucesso das organizações. Por isso, é estratégico oferecer recursos que tornem o aprendizado deles mais completo e eficiente. Ao adotar o ensino híbrido, a empresa demonstra que valoriza o profissional, investindo em recursos que facilitam a rotina de cada um.

Essa é uma forma de deixar claro que ela quer o desenvolvimento de seus colaboradores e investe para que o processo seja atraente e interessante. Isso faz com que eles reconheçam esse esforço e pode gerar mais engajamento na estratégia.

Diminuição da burocracia

Com a possibilidade de mesclar o online e offline, as empresas utilizam plataformas conhecidas como LMS (Learning Management System), que facilitam a gestão de aprendizagem. Esse sistema simplifica os processos que envolvem os treinamentos corporativos, permitindo uma gestão mais simples do desempenho dos profissionais da sua equipe.

Desse modo, é possível automatizar o acompanhamento dos participantes, emitir certificados e enviar notificações sempre que colaborador perder algum prazo ou alguma atividade na ferramenta. Além disso, ajuda a manter o controle sobre a validade dos certificados e facilitar o acesso ao projeto pedagógico de cada treinamento.

Como usar o ensino híbrido em treinamentos corporativos?

A estratégia de ensino híbrido em treinamentos corporativos deve ser planejada com atenção para que todos os benefícios dessa modalidade sejam aproveitados. É preciso pensar nos recursos que podem ser aproveitados no ambiente virtual e como os encontros presenciais contribuem no aprendizado dos colaboradores.

Sendo assim, a empresa deve basear-se no tripé do learning, que envolve tecnologia, conteúdos e serviços. Os recursos tecnológicos são vitais para essa estratégia. Afinal, para que os profissionais se desenvolvam nesse ambiente, é necessário investir em uma plataforma para hospedar os conteúdos e verificar o avanço dos participantes.

Os conteúdos são outra parte essencial, pois eles ditam o que será aprendido pelos colaboradores, de acordo com a estratégia e o objetivo da organização. Por isso, eles precisam ser produzidos com atenção, considerando as habilidades que necessitam de desenvolvimento.

Neste artigo, conhecemos os benefícios do ensino híbrido em treinamentos corporativos e de que modo esse método funciona. A possibilidade de aproveitar as melhores características dos encontros presenciais e online traz diversas vantagens para a capacitação dos colaboradores. Portanto, vale a pena investir nessa metodologia e otimizar o treinamento e desenvolvimento da sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog, que apresenta 6 etapas do processo de treinamento e desenvolvimento!