Entenda a relação entre Learning Management System e RH 4.0

LMS são as iniciais de Learning Management System, traduzido para o português como Sistema de Gestão de Aprendizagem, e consiste em uma plataforma de ensino online com o objetivo de promover e disseminar a educação por meio do ensino a distância. Assim, é uma ferramenta útil para recursos humanos, em especial ao RH 4.0.

Isso porque, em vez de a organização precisar reservar espaço e tempo, deslocar alguém da equipe ou convidar um instrutor para educar seu público-alvo, o Learning Management System cria um ambiente virtual para os envolvidos terem acesso aos conteúdos informativos produzidos previamente. Ou seja, essa plataforma possibilita mais flexibilidade e liberdade para treinar os colaboradores. Por isso, apresenta-se como uma tendência no RH 4.0.

Então, sentiu interesse pelo Learning Management System e quer saber mais sobre a plataforma? Continue de olho e descubra!

Para que serve o LMS?

Conforme mencionado, o Learning Management System é um software com o intuito de acompanhar cursos virtuais e online — algumas versões suportam, até, a gestão de cursos presenciais —, avaliando o desempenho e acompanhando o progresso dos inscritos.

Como são os tipos de plataforma LMS?

O LMS apresenta, basicamente, duas funcionalidades: a Corporativa e a Educacional. No primeiro caso, é utilizado como plataforma para educação corporativa. Assim, serve para ajudar na capacitação de parceiros, clientes e colaboradores. Dessa maneira, há uma otimização no desempenho dessas pessoas e, consequentemente, um impacto positivo para a organização empresarial.

No contexto educacional, o LMS atende instituições que desejam operacionalizar a oferta de cursos para estudantes ou, ainda, como uma alternativa para potencializar os cursos presenciais por meio de suporte.

Para isso, existem fornecedores de LMS que se especializaram em plataformas mais focadas para atender instituições de ensino e outros, direcionados para necessidades específicas da educação corporativa. Ainda, existem os tipos de plataforma LMS que conseguem transitar entre os dois contextos, corporativo e educacional.

Quais são as principais funcionalidades de um LMS?

Nem todas as plataformas contêm as mesmas funcionalidades. Porém, é importante que você fique de olho nos recursos realmente importantes para o seu objetivo, a fim de escolher a plataforma com base nisso.

Por essa razão, é fundamental especificar de maneira correta as funcionalidades que sua empresa precisa por meio de um RFP e RFI.

Confira, abaixo, as principais funcionalidades de um LMS.

Gestão de conteúdo

Como falamos, uma das principais funções de uma plataforma LMS é a distribuição de conteúdo entre seus usuários. Por isso, toda plataforma desse tipo conta com mecanismos para inserção e gestão de conteúdo, que podem ser vídeos, PDF’s, áudios em geral, links externos, animações, páginas HTML, pacotes SCORM etc.

Testes e pesquisas

Para potencializar o desempenho dos usuários, também é muito comum entre os LMS’s a possibilidade de criação de testes e pesquisas com diversos tipos de questões, como múltipla escolha, resposta aberta, resposta numérica, verdadeiro ou falso, relacionamento entre colunas etc.

Além disso, a funcionalidade traz configurações como tempo para término da prova, pontuação e peso para cada questão, geração de testes com questões randômicas, entre outros.

Web conferência e chat

De acordo com o objetivo da sua empresa, pode ser pertinente a interação síncrona entre o instrutor e os usuários. Assim, é possível uma reunião virtual pela internet em tempo real por meio de vídeos, áudio e texto. Inclusive, os recursos são disponíveis também via tablets e smartphones.

Gestão de sala de aula

As versões do LMS cuja funcionalidade suporta gestão de cursos presenciais também contam com recursos para contabilizar a frequência do usuário e, ainda, gerenciar toda a programação e materiais das aulas. Esse tipo de plataforma permite a alocação dos recursos necessários, de professores, gestão da agenda da sala e o que for preciso para evitar conflitos e facilitar a aula.

Recursos sociais

Atualmente, boa parte das plataformas de LMS contam com aprendizagem social, um recurso com redes informais de aprendizagem e que permite a conexão, postagem — de forma pública ou privada — de conteúdo.

Gamificação

Outro recurso comumente utilizado nos dias atuais é a gamificação, que atribui uma pontuação para os usuários de acordo com suas conquistas com relação à conclusão de treinamentos, contribuição com materiais na plataforma e ao receberem notas acima do esperado em um teste.

Quais os benefícios de utilizar o Learning Management System?

Como você pode perceber, contar com um LMS traz inúmeros benefícios para uma organização, especialmente para o RH, e isso pode fazer com que o gerenciamento de aprendizado se torne porta de entrada para o RH 4.0. Confira abaixo os benefícios dessa plataforma que podem explicar isso.

Treinamento de alta qualidade

Os colaboradores são fundamentais para o sucesso de uma corporação. Assim, não é difícil imaginar como é importante contar com uma plataforma que eleve o desempenho e a qualidade dos funcionários.

Processo de aprendizado simplificado e personalizado

Existem diversos tipos de treinamento que podem ser oferecidos aos seus colaboradores. Porém, nem todos eles podem ser eficazes. Com a plataforma LMS, os usuários contam com conteúdos em formatos variados.

Assim, o aprendizado pode ser muito mais proveitoso e eficiente para o futuro da sua corporação. Além disso, todo esse conteúdo fica à disposição dos usuários sempre que eles precisarem, seja para relembram algum conhecimento, seja para embasamento em projetos.

Então, percebeu a importância do Learning Management System para potencializar a atuação do RH 4.0 da sua empresa? Essa plataforma ainda permite a digitalização dos processos de treinamento, o que oferece a centralização do aprendizado e otimiza ainda mais os benefícios empresariais.

Lembrando que o LMS é apenas uma funcionalidade e que o ideal é contar com uma plataforma de Treinamento, Desenvolvimento e Gestão de Performance com LMS, como o MicroPower Perfoma.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog e nos siga nas redes sociais para receber as atualizações de conteúdo. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube!

Compartilhe: