Quem trabalha na área de empreendimentos sabe da importância de verificar a produção dos nossos colaboradores. No entanto, você já imaginou poder calcular o valor gerado por cada pessoa no decorrer da atuação no quadro de funcionários? Esse é o objetivo desse novo indicador para o seguindo de RH e T&D, saiba o que é o lifetime value!
Com esse novo medidor, podemos verificar e acompanhar de perto a efetividade financeira de cada colaborador e, claro, assim poderemos investir na retenção de talentos e melhorar os índices de rotatividade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e o conceito de employee lifetime value e a sua importância!
O que é o employee lifetime value?
O employee lifetime value é um indicador de performance do colaborador que visa analisar o seu desempenho e também o valor gerado com o decorrer do seu trabalho. Assim, poderemos verificar e analisar o retorno financeiro de cada pessoa na organização.
O cálculo começa logo na contratação do profissional e deve ter em conta os custos e os retornos obtidos ao longo dos meses. No setor de vendas, por exemplo, esse monitoramento pode ser mais fácil de ser feito; mas nas áreas administrativas, essa metrificação pode ser mais complexa, no entanto é possível sim fazê-la, como veremos mais à frente.
Segundo os estudos da Gallup, apenas 13% dos colaboradores no mundo se sentem realmente engajados no trabalho. E você sabe, funcionário engajado é algo que devemos valorizar, afinal eles são essenciais para os bons resultados na nossa empresa.
Devido a isso, muitos gestores sentiram a necessidade de investir e compreender como anda o nível de retorno dos seus colaboradores. Assim, podemos compreender também o engajamento do pessoal da empresa, o RH consegue atuar de maneira a evitar a rotatividade de funcionários. Sendo assim, podemos tirar a lição de que precisamos criar o hábito de olhar para os nossos colaboradores, como olhamos para os nossos clientes.
Qual a importância desse novo indicador?
Em muitas empresas, já existem um número considerável de métricas que analisam a satisfação e a experiência do cliente, como LTV – Lifetime Value — que estima o valor que seu consumidor deve gerar para a empresa em seu tempo de fidelização.
No entanto, agora, precisamos olhar também a perspectiva do colaborador por meio do Employee LifeTime Value, o ELTV, ou seja, a receita que ele gera desde a sua contratação. É importante considerarmos que quando um novo funcionário chega à empresa, a sua colaboração é negativa, visto que houve um investimento até a sua chegada. Porém, com o tempo, espera-se que ele deixe um saldo positivo até o momento em que ele decida deixar a empresa.
Pensando nesse contexto, veja abaixo qual a importância desse novo indicador para o segmento de RH e T&D!
Vantagem competitiva
O processo de seleção de novos colaboradores é complexo e exige um grande investimento da empresa, buscando aquele perfil de profissional que esteja de acordo com os valores da empresa, além das habilidades necessárias para executar a sua função da melhor maneira possível.
Os novos profissionais buscam por um bom salário e um bom ambiente de trabalho. Porém, eles buscam também por locais que saibam como valorizá-los. No entanto, para dar o crédito necessário para o bom profissional é importante conhecer de perto o seu desempenho, é nesse momento que o ELTV atuará.
Com esse indicador será possível valorizar os colaboradores engajados e que vestem a camisa da empresa e, além disso, novos profissionais qualificados serão atraídos para as vagas que surgirem, buscando esse mesmo reconhecimento, trazendo um diferencial competitivo para seu negócio.
Retenção de talentos
Quando temos um colaborador engajado, que fornece uma boa receita e tem empenho em realizar as suas funções, é importante retê-lo. Porém, precisamos que isso fique claro para nós e o ELTV nos demonstrará esses resultados positivos.
Assim, poderemos valorizar e reter aqueles colaboradores que, com certeza, fariam falta no quadro de funcionários, seja por meio de reconhecimento, benefícios ou bonificações. Afinal, perdê-lo para o mercado de trabalho, significa também deixá-lo disponível para a concorrência.
Redução da rotatividade
A taxa de rotatividade reflete o número de funcionários que são desligados da organização. Até um certo nível, é normal que ela ocorra e, inclusive, necessária, afinal não podemos manter pessoas que, infelizmente, não se adaptaram aos nossos valores e demandas.
No entanto, quando essa taxa passa a ter um número mais elevado, é importante se questionar o porquê e avaliar o ELTV para verificar o rendimento dos profissionais. Assim, poderá ser mais viável monitorar aqueles que estão gerando menos receita e, inclusive, prever quais serão aqueles que pedirão dispensa.
Lidar com esse problema de uma forma clara, é importante para que saibamos onde está o problema e tentemos resolvê-lo o quanto antes. Afinal, repor um colaborador pode ter um custo alto.
Como aplicar e monitorar o employee lifetime value?
Calcular o ELTV não é uma fórmula tão fácil de ser definida. Afinal, depende muito do perfil e do objetivo da empresa. Se desejar medir a receita que gera os funcionários da área de vendas, é possível por meio do valor financeiro gerado pelas transações já concluídas.
Agora, se seu intuito é medir a receita de um grupo de líderes que coordenam os grupos de vendedores, é preciso definir qual é o conjunto de elementos que será considerado como o principal fator de avaliação do cargo. Depois, é importante montar um gráfico que tenha um eixo que representa o tempo em que o colaborador está na instituição e um segundo eixo que demonstra a sua contribuição.
Por meio desse gráfico, você terá de forma clara se a receita que esse funcionário gera é positiva ou não e, a partir daí, poderá analisar o seu desempenho e engajamento. Ao estudá-lo, é importante verificar que esse gráfico apresentará variações, em um momento a produção estará muito alta e em outro, provavelmente, estará baixa. Esse é um movimento natural, mas é interessante estar atento, pois, caso o gráfico demonstre uma queda muito grande, poderá ser um sinal de desligamento de alguém da equipe.
Notou como saber o que é lifetime value é importante para o RH e para o T&D? Várias demandas da empresa podem ser explicadas por meio desse gráfico e, assim, é possível investirmos e valorizarmos os nossos colaboradores que descobriremos valiosos para a nossa organização!
Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se informado!