Não importa em qual ramo ou segmento uma empresa atua, ter diferencial competitivo é fundamental para se manter e crescer frente ao mercado, não é mesmo? Entretanto, já que se trata de um ativo intangível, nem sempre é fácil obtê-lo.
Um dos elementos que mais contribuem para esse objetivo é o capital humano. Como parte imprescindível dos recursos que viabilizam qualquer negócio, são as pessoas quem agrega valor tanto a processos quanto a produtos ou serviços.
Quer saber qual a melhor forma para conquistar essas vantagens no seu empreendimento? Siga a leitura deste conteúdo que vamos contar isso e muito mais!
O que significa ter diferencial competitivo?
Trata-se da capacidade que uma empresa tem de se destacar e se posicionar nas melhores condições para competir no mercado a partir de atributos únicos que são percebidos pelo Consumidor como vantagens. Assim, é o diferencial competitivo que leva os Clientes a preferirem comprar de um negócio em comparação aos seus concorrentes.
Tanto se originam na otimização de processos internos quanto no aperfeiçoamento de produtos e serviços ou, ainda, ocorrem pelo fortalecimento da imagem da marca ao ser associada a valores positivos para seu público-alvo.
Assim, o que os define é o impacto para os compradores. Portanto, desde uma redução de custos para tornar os preços menores até aumento da qualidade superando as demais opções disponíveis são exemplos disso.
Qual é a importância do diferencial competitivo para as empresas?
Claro que superar a concorrência já é um motivo e tanto para buscar por diferencial competitivo no negócio. Mas a importância desse conceito para as empresas é muito maior do que isso. Afinal, ter esse tipo de vantagem permite ao empreendimento:
- conquistar mais espaço no mercado;
- ampliar o reconhecimento de marca;
- posicionar-se como autoridade;
- colocar-se em posição de destaque;
- ser percebido como único;
- obter valor agregado em seus produtos ou serviços;
- atrair e fidelizar Clientes;
- otimizar a lucratividade reduzindo custos ou aumentando a margem de lucro.
Por que investir no capital humano ajuda a alcançar isso?
Como visto, o diferencial competitivo pode ser alcançado de diversas formas. Pela otimização dos processos internos, por meio de estratégias de marketing, com o aumento da qualidade dos produtos ou serviços, em novas tecnologias etc. No entanto, um fator oportuniza todas elas: o capital humano.
A lógica por trás disso é simples: o principal recurso para viabilizar o funcionamento de uma empresa são as pessoas. Elas realizam as operações que são meios para atingir os objetivos empresariais. Basicamente, um negócio não existe sem os funcionários.
Nesse sentido, o desempenho da força de trabalho, a entrega de valor que proporciona por meio das ações cotidianas, as melhorias e inovações que surgem dessa maneira ou a competência para solucionar problemas são os fatores que realmente criam tal vantagem sobre a concorrência.
Desse modo, o melhor caminho para se diferenciar é investir no aprendizado para aumentar o desenvolvimento dos colaboradores e, com isso, ampliar a capacidade que eles têm de gerar conhecimento organizacional, contribuindo para a performance do empreendimento frente ao mercado.
Como investir em capital humano para conquistar diferencial competitivo?
Está mais que clara a importância do diferencial competitivo para o sucesso do negócio. Assim como o papel do capital humano para alcançar tal vantagem. Portanto, você deve estar pensando no melhor jeito de investir nisso, certo? Então, descubra as principais ações para essa finalidade, a seguir!
Ofereça treinamentos
Apesar de óbvio, é preciso mencionar que a principal forma de investir no capital humano de sua empresa é proporcionando treinamentos. Afinal, cursos, capacitações ou mentorias permitem que o desenvolvimento e o aprendizado dos colaboradores continuem durante todo o tempo em que eles estiverem ligados ao empreendimento.
Além disso, a partir dessas formações e por meio da troca de saberes entre os membros da equipe, eles conseguem construir novos conhecimentos, inovando ou otimizando tanto as atividades operacionais quanto as estratégias.
Dê feedbacks
Se o aperfeiçoamento profissional é um caminho para a otimização do capital humano da empresa, os feedbacks servem para guiar as decisões na hora de direcionar as ações a serem adotadas para isso.
Nesse sentido, reuniões individuais com análises comportamentais e de desempenho, no geral ou em relação a projetos específicos, devem ser acompanhadas de momentos de avaliação coletiva, para terem o máximo efeito.
Disponibilize boas ferramentas aos colaboradores
O capital humano, ou seja, a equipe atingir o melhor desempenho em relação ao seu máximo potencial também depende dos meios disponibilizados para eles. Ferramentas, equipamentos e soluções tecnológicas, bem como metodologias vanguardistas, fazem toda a diferença na performance dos colaboradores.
Por outro lado, não ter o que é necessário ou utilizar instrumentos limitados em sua atuação são aspectos que tendem a atrasar o trabalho, reduzir sua qualidade ou impedir a execução plena das operações, diminuindo os impactos positivos de contar com os profissionais mais capacitados em seu empreendimento.
Reconheça e recompense
Outro elemento fundamental para usufruir o máximo potencial do capital humano da empresa e, por meio dele, obter o diferencial competitivo almejado é o engajamento do time para tanto.
Motivar a equipe é um desafio constante em qualquer negócio. Porém, alcançar um nível elevado de eficiência exige que os colaboradores se esforcem acima da média. Para que eles façam isso, é preciso que se sintam recompensados por suas atitudes. Algumas maneiras para reconhecer os funcionários são:
- benefícios ou bônus por desempenho;
- recompensas por ideias;
- plano de carreira e sucessão.
Quais são as vantagens de investir em capital humano?
São muitas as estratégias a serem implementadas visando otimizar o capital humano da empresa. Entretanto, no papel de meio para atingir o diferencial competitivo e elevar os resultados do negócio, eles mais que compensam. Além disso, o empreendimento passa a usufruir vantagens como:
- atrair e reter talentos;
- desenvolver processos ágeis e qualificados;
- otimizar investimentos;
- criar uma cultura de melhoria contínua;
- aumentar a produtividade, o empenho e a eficiência;
- envolver o time com os objetivos organizacionais;
- evitar erros de execução.
Não é viável obter diferencial competitivo sem investir em capital humano. Mas, mais que a importância do primeiro para a manutenção e o crescimento do negócio, é imprescindível considerar as vantagens do segundo para o bom andamento da empresa. Ou seja, colocando nossas dicas em prática para investir nisso, seu empreendimento só tem a ganhar.
Quer saber como qualificar seu time? Confira este artigo sobre treinamento e desenvolvimento de colaboradores em 2022 e tenha um guia completo!