A boa performance dos colaboradores é algo fundamental para o sucesso de uma empresa, visto que grande parte do trabalho é responsabilidade desses profissionais. Nesse cenário, a gestão de desempenho contribui para a otimização da produtividade por meio de diversas etapas.

Para que esse processo aconteça de modo eficiente na empresa, é preciso ter um bom planejamento e capacidade para engajar os colaboradores. Desse modo, a organização consegue resultados interessantes, aumentando a produtividade e a qualidade do serviço de cada profissional.

Neste artigo, vamos entender o que é gestão de desempenho e o objetivo dessa prática. Além disso, mostraremos como ela pode ser feita de forma assertiva na sua empresa. Continue a leitura!

O que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho pode ser entendida como o processo de definir e alinhar expectativas para o trabalho, acompanhar a performance, avaliar resultados e implantar ações de melhoria e desenvolvimento em uma organização. Desse modo, ela não acontece em um momento isolado, sendo algo contínuo que envolve diversas pessoas e atividades.

Sendo assim, ela está preocupada em como as pessoas realizam suas atividades, qual o comportamento durante elas, quais são os resultados e o que pode ser feito para melhorar a produtividade. Desse modo, é preciso ter uma visão geral sobre o cotidiano dos profissionais e entender como eles podem evoluir.

O principal objetivo dessa prática é melhorar a performance dos colaboradores por meio da aprendizagem. Com o acompanhamento de perto de cada profissional, a empresa consegue identificar os pontos fortes e fracos e encaminhar o colaborador para treinamentos e capacitações que trarão habilidades relevantes para a sua função.

Como aplicar essa estratégia de forma assertiva?

Algumas práticas são fundamentais para que a gestão de desempenho seja aplicada de forma assertiva na organização. Confira algumas dicas!

Faça um planejamento preciso

Qualquer estratégia empresarial precisa de um bom planejamento para funcionar com eficiência. Portanto, é importante definir quais elementos serão avaliados, como esse processo será feito e quais são as possibilidades de treinamento disponíveis para otimizar o trabalho dos colaboradores.

É nesse momento que os objetivos devem ser definidos, pois eles direcionarão as ações que serão realizadas nessa estratégia. Isso permite que a empresa entenda quais são as áreas de necessidade, o que pode ser feito para melhorar e quais soluções estarão disponíveis para a equipe.

Alinhe as expectativas

Outro ponto fundamental é alinhar as expectativas da empresa com os colaboradores. Para que a performance deles evolua, é preciso que eles entendam exatamente o que a organização espera de suas funções, portanto, é preciso propor uma troca de informações.

Dessa forma, é imprescindível definir quais são as responsabilidades, atividades e funções de cada colaborador e equipe. Assim, todos saberão quais critérios serão utilizados para avaliar o desenvolvimento e a performance individual.

Engaje os colaboradores

Outra atitude importante é mostrar a todos os colaboradores que a gestão de desempenho é uma oportunidade de crescimento profissional e de capacitação. Essa é uma forma de evitar barreiras e rejeições que os profissionais podem apresentar ao se depararem com essa estratégia.

Portanto, a comunicação de como a avaliação será executada é fundamental para que o engajamento ao programa seja positivo. Desse modo, é possível deixar os profissionais comprometidos com os resultados e objetivos da organização, atuando de forma ativa nesse aspecto com a liderança para maximizar o desenvolvimento.

Capacite a equipe

Se o propósito dessa estratégia é elevar a performance, a capacitação e o treinamento dos colaboradores são partes cruciais desse projeto. É preciso criar uma cultura de desenvolvimento, demonstrando que esse processo é benéfico para cada profissional e para a organização.

É por meio dos treinamentos que os profissionais corrigem problemas, desenvolvem novas habilidades e otimizam aspectos que eram fortes. Portanto, é preciso encontrar as melhores maneiras de capacitar seus profissionais e melhorar a qualidade da gestão de desempenho.

Escolha os indicadores adequados

Os indicadores de performance, também conhecidos como KPIs, são importantes para que a empresa mensure o desempenho de cada colaborador. Sendo assim, é necessário escolher quais serão utilizados com cuidado, sempre pensando em relacioná-los com a estratégia do negócio.

Com os indicadores corretos, a organização evita que situações extraordinárias sejam tomadas como corriqueiras, o que prejudica a avaliação do trabalho. Para isso, é interessante utilizar a tecnologia para reunir os índices obtidos, armazenar as informações com segurança e facilitar o cruzamento de dados.

Otimize a comunicação

A comunicação entre os envolvidos é essencial para que a gestão de desempenho funcione. Os gestores e responsáveis por essa etapa devem conversar com os profissionais, oferecendo o feedback sobre suas atividades e demonstrando quais aspectos necessitam de aperfeiçoamento.

Essa troca de informações ajuda a direcionar o caminho de cada colaborador, evitando que ele continue cometendo os mesmos erros em suas atividades. Dessa forma, a empresa também consegue encaminhar os profissionais para os processos de desenvolvimento e treinamento que são relevantes para eles.

Use as ferramentas certas

Para favorecer esse processo, é importante contar com ferramentas que facilitam o acompanhamento das performances dos colaboradores. Um sistema de gestão é essencial para reunir os dados necessários sobre o assunto e tornar as informações mais precisas.

Desse modo, todos os gestores e profissionais de RH terão acesso aos resultados, identificando quais aspectos podem ser otimizados. Isso facilita a gestão das principais informações referentes à performance dos colaboradores e agiliza a tomada de decisões.

Neste artigo, explicamos o que é gestão de desempenho e trouxemos algumas dicas para aplicá-la de forma assertiva na empresa. Esse é um processo que pode trazer diversos benefícios, como o aumento da produtividade, a melhora no fluxo de trabalho e o desenvolvimento dos colaboradores.

O MicroPower Perfoma é uma plataforma que pode ajudar nessa estratégia, oferecendo todos os recursos para os responsáveis por essa área. Por meio dela, é possível acessar as principais informações de desempenho e treinamento do colaborador, da equipe e de toda a empresa de modo simples e ágil.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse assunto? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saiba como podemos contribuir para esse processo no seu negócio!