Empresas que visam ao sucesso e ao crescimento no mercado sabem a importância de investir no treinamento e no desenvolvimento de seus colaboradores. A gestão de aprendizagem é importante para que esse processo seja eficiente, pois ajuda a verificar como cada profissional está se desenvolvendo.

Diversas tecnologias contribuem para que esse processo seja conduzido de forma eficiente, tirando o melhor de cada conteúdo e profissional. Com a evolução dos recursos, é preciso ficar atento para aproveitar as tendências que otimizarão essa atividade.

Neste artigo, vamos entender como funciona a gestão de aprendizaem nas empresas. Além disso, conheceremos as principais tendências para essa área no futuro. Continue a leitura!

Como funciona a gestão de aprendizagem nas empresas?

A gestão de aprendizagem nas empresas é importantíssima para que o processo de treinamento e desenvolvimento ocorra de forma assertiva. Ela pode ser feita de diversas maneiras, sendo que o objetivo é avaliar todas as estratégias de desenvolvimento que podem ser aplicadas dentro da organização, escolhendo as que trazem melhores resultados.

Esse processo foi por muito tempo feito manualmente, o que exigia bastante organização das empresas e atrasava a tomada de decisões. Desse modo, era difícil identificar dificuldades de aprendizagem nos colaboradores e os materiais que não estavam sendo interessantes para o desenvolvimento deles.

Com o avanço da tecnologia, muitas organizações passaram a contar com uma plataforma LMS (Learning Management System) para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores em seus processos de capacitação. Isso trouxe mais agilidade para o processo, permitindo que mudanças fossem feitas para melhorar a qualidade dos treinamentos.

Esse sistema faz a integração e o gerenciamento do processo de treinamento corporativo. Sendo assim, ele facilita o acesso aos dados principais sobre o desempenho dos colaboradores, trazendo informações que ajudarão a empresa a otimizar o desenvolvimento de seus profissionais.

Desse modo, é importantíssimo se preocupar com esse aspecto, pois ele ajuda a avaliar a qualidade da aprendizagem, os pontos fracos na estratégia e dá sinais do que precisa ser otimizado. Isso permite que a empresa tome decisões que trarão mais qualidade para as capacitações, conseguindo aumentar o engajamento, a agilidade e a eficiência desse processo.

Quais são as tendências para o futuro da gestão de aprendizagem?

O crescimento da tecnologia trouxe a necessidade de agilidade em todos os processos empresariais, pois quem não investe nesses recursos se torna ultrapassado. Esse movimento se reflete no desenvolvimento das pessoas, que também pode ser otimizado com ferramentas tecnológicas.

As empresas não têm mais opções e precisam investir no ambiente on-line, pois ele traz diversos benefícios para o processo de treinamento. Confira algumas tendências para essa área!

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são duas tendências interessantes para a gestão de aprendizagem. O uso dessas ferramentas permite trabalhar com a simulação de cenários hipotéticos de forma real e didática, o que traz mais qualidade para os treinamentos corporativos.

A possibilidade de visualizar situações do dia a dia facilita o aprendizado, permitindo que os colaboradores se desenvolvam de modo mais completo. Além disso, essas tecnologias contribuem para o aumento do engajamento, pois despertam a atenção dos profissionais.

Plataformas mobile

A utilização do universo on-line abre uma série de possibilidades para os treinamentos corporativos. Pensando no crescimento do uso de dispositivos móveis pelas pessoas, é fundamental investir em plataformas mobile, visto que esse canal pode facilitar o acesso aos conteúdos.

Quando os colaboradores têm a possibilidade de acessar os materiais pelo mobile, é normal que o engajamento seja maior e a eficiência do aprendizado também. Isso traz flexibilidade e agilidade, facilitando a inclusão do desenvolvimento em diversos momentos da rotina dos profissionais.

Inteligência Artificial

Outro passo relevante é o uso da Inteligência Artificial (IA) nas plataformas de aprendizagem utilizadas pelas empresas. Esse recurso facilita o trabalho dos gestores de treinamentos, pois identifica tendências nas capacitações dos profissionais, contribuindo para personalizar os conteúdos.

A IA é capaz de perceber automaticamente quais conteúdos estão gerando mais engajamento e oferecendo bons resultados, distribuindo-os de forma direta para os profissionais. Além disso, ela consegue verificar a evolução de cada participante e enviar materiais que estejam de acordo com o seu nível de conhecimento.

Aprendizagem customizada

Os métodos tradicionais de ensino oferecem conteúdos semelhantes a todos os participantes, entretanto, em muito casos, isso não é eficiente. Com as possibilidades que a tecnologia oferece, é possível disponibilizar uma aprendizagem customizada, permitindo que cada pessoa se desenvolva de maneira mais livre.

Isso permite que cada profissional controle alguns aspectos do seu treinamento, o que ajuda a aumentar o engajamento e o interesse pelos conteúdos. Desse modo, a aprendizagem tende a ser mais ágil e qualificada, trazendo habilidades e conhecimentos que serão úteis para o cotidiano.

Gamificação

A gamificação também deve ser vista como uma tendência interessante quando falamos de gestão do treinamento e desenvolvimento corporativo. Essa estratégia pode ser definida como o uso de atividades para engajar, motivar e desafiar as pessoas a buscarem desenvolvimento pessoal a partir de elementos presentes nos games. Ela é mais completa do que apenas um jogo, entretanto, ela aproveita os elementos existentes nesse universo para entreter os participantes.

Com o auxílio da tecnologia esse processo se torna bastante eficiente, sendo possível utilizar sistemas online para tornar o desenvolvimento completo e atrativo. Com os elementos dos games, a empresa consegue aumentar a participação dos colaboradores nas capacitações, alcançando resultados mais sólidos para o crescimento do negócio.

Neste artigo, vimos algumas tendências para o futuro da gestão de aprendizagem. Essa é uma área fundamental para o treinamento corporativo, pois traz os dados relevantes sobre o desenvolvimento dos colaboradores. Portanto, é interessante investir em plataformas que facilitem esse acompanhamento, trazendo mais agilidade e qualidade para o desenvolvimento dos profissionais.

O MicroPower Perfoma é uma plataforma que pode ajudar nessa estratégia, oferecendo os recursos para os responsáveis por essa área. Por meio dela, é possível acessar as principais informações de desempenho e treinamentos do colaborador, da equipe e de toda a empresa de modo simples e ágil.

Gostou de conhecer as tendências para essa área? Então, aproveite para conhecer a nossa plataforma e veja como ela pode contribuir para a sua empresa!