O processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para que as empresas cresçam e alcancem resultados melhores. A educação corporativa em 2021 acompanhará as mudanças que o avanço da tecnologia oferece para essa área, tornando os processos mais interativos e dinâmicos.

A capacitação dos colaboradores é fundamental para que as empresas melhorem a produtividade, alcançando resultados mais satisfatórios. Esse processo está em constante evolução, principalmente com o desenvolvimento da tecnologia e dos recursos que ela oferece. Por isso, é essencial acompanhar as novas oportunidades para encontrar metodologias que estejam de acordo com a realidade da sua organização.

Neste artigo, vamos apresentar algumas tendências em educação corporativa para o próximo ano que podem contribuir com o seu negócio. Confira!

Microlearning

O microlearning é uma modalidade de educação corporativa focada em conteúdos de curta duração, com a ajuda da tecnologia. Sendo assim, esse modelo exige menos tempo dos colaboradores, o que ajuda a aumentar o engajamento e melhorar os resultados de desenvolvimento. A grande vantagem é a possibilidade de acessar os materiais em qualquer local e horário, apenas com o acesso à internet.

Gamificação

A gamificação é a estratégia de usar elementos de jogos para tornar o processo de capacitação dinâmico. Essa é uma tendência que vem ganhando espaço, visto que os colaboradores se sentem motivados com as propostas feitas, tendo mais ânimo para participar dos desafios e, consequentemente, desenvolvendo habilidades relevantes para a organização.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual é outra tendência que pode ser aplicada de forma eficiente na educação corporativa. O principal benefício dessa tecnologia é a possibilidade de simular situações do cotidiano para que os profissionais aprendam o que deve ser feito em cada uma delas. Isso torna o aprendizado mais divertido e prático, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que serão úteis para a rotina profissional.

E-Learning

O e-Learning é uma metodologia de ensino online que utiliza a tecnologia por meio da internet para o seu funcionamento. Ele é muito utilizado para treinamentos corporativos e necessita de um ambiente virtual de aprendizagem. Para utilizar esse método, é necessário contar com uma plataforma LMS (Learning Management System) que possibilita a interação, a gestão do desempenho dos profissionais e a disponibilização de diversos conteúdos digitais.

Neste artigo, apresentamos algumas tendências que farão parte da educação corporativa em 2021. As organizações devem ficar de olho nessas possibilidades para otimizarem seus processos de treinamento, contribuindo para melhorar o desenvolvimento dos colaboradores. Desse modo, os resultados serão mais eficientes e trarão diversos benefícios para a empresa.

Gostou de conhecer mais sobre as tendências desta área? Então, aproveite para conferir as 6 etapas do processo de treinamento e desenvolvimento!