O comportamento organizacional tem grande impacto na gestão de recursos humanos de uma empresa, uma vez que engloba diversos aspectos com efeitos nas carreiras dos colaboradores e nos resultados corporativos.
Mais do que um conceito acadêmico, esse campo da administração requer a atenção prática dos gestores, por ser um elemento central para o desenvolvimento de uma cultura empresarial positiva.
Líderes e departamentos de RH devem entender sua abrangência para obter os benefícios que ele oferece. Diante disso, vamos te contar os principais pontos para você compreender esse assunto. Confira!
O que é comportamento organizacional?
De uma forma simples, esse conceito pode ser explicado como o campo de estudo do comportamento humano no ambiente profissional. Mas ele é bem mais do que isso, pois engloba descrever, compreender, prever e controlar estratégias e ações adotadas em relação às pessoas pela corporação com o objetivo de:
- balizar a dinâmica de interação e as condutas dos colaboradores;
- criar uma filosofia de trabalho para guiar as decisões;
- promover o desenvolvimento da equipe e da empresa;
- garantir o andamento adequado das tarefas;
- assegurar a melhoria contínua;
- estruturar os processos de gestão;
- entender as necessidades dos indivíduos;
- correlacionar todos os aspectos que influenciam as relações trabalhistas.
Quais aspectos ele engloba?
O comportamento organizacional é complexo e dinâmico, uma vez que ele influencia e é influenciado pelos diversos aspectos que o compõem, gerando uma contínua relação de causa e consequência entre eles. Os principais fatores que engloba são:
- valores, objetivos e identidade da empresa;
- código de conduta;
- inclusão, personalidades e relações interpessoais do time;
- níveis hierárquicos, liderança e modelo de gerenciamento da equipe;
- necessidades e objetivos dos envolvidos;
- correntes de pensamento;
- processos e estratégias de gestão;
- desenvolvimento e desempenho dos funcionários e do negócio;
- mindset, clima e cultura empresarial.
Qual a sua importância?
Por ser um aliado das empresas para lidar com as mudanças geracionais e tecnológicas que estão acontecendo, assim como um meio de gerir pessoas, o comportamento organizacional é muito importante para os resultados do negócio. Por meio dele, os gestores podem:
- entender e prever tanto condutas como motivações dos membros da equipe;
- planejar sua atuação e comunicação de maneira adequada diante das diferenças entre os colaboradores;
- evitar ou sanar conflitos;
- desenvolver os funcionários em busca da excelência;
- alocar os recursos humanos disponíveis conforme suas habilidades e competências;
- obter o máximo rendimento dos talentos;
- gerar satisfação profissional.
Como resultado disso, o ambiente de trabalho se torna harmonioso, gerando vantagens para a corporação, o que é fundamental para que a gestão das atividades cotidianas seja conduzida de forma a aumentar a produtividade.
Quais os seus benefícios para a empresa?
Os negócios mais competitivos são aqueles que entendem que a equipe de trabalho é a principal fonte de diferencial e aplicam o estudo do comportamento organizacional como um meio para otimizar isso. Assim, podem usufruir de vários benefícios na gestão de pessoas. Veja quais são!
Processos e decisões mais alinhados
Um dos papéis do comportamento organizacional é servir de referência para a atuação de funcionários e gestores, permitindo que suas ações fiquem naturalmente mais alinhadas. Decisões e processos internos moldados com base nesse guia são mais coesos e coerentes com os objetivos da empresa, sem depender de discussões para chegar a um consenso.
Aumento da satisfação e do engajamento da equipe
Como todos os objetivos do comportamento organizacional são voltados para o desenvolvimento da equipe, colocando-a no centro das estratégias e da gestão, as boas práticas que propõe elevam a satisfação e o engajamento dos colaboradores.
Regras, normas e processos definidos e relações mais saudáveis são consequências diretas desse campo de estudo e, ao mesmo tempo, contribuem para a melhoria do clima organizacional.
Ainda nesse sentido, a identificação dos funcionários com a cultura empresarial tem esse efeito positivo. Como consequência, o desempenho deles e os resultados da empresa são melhorados.
Ampliação da motivação da equipe
Um clima organizacional e um ambiente de trabalho saudáveis contribuem para que a equipe possa desempenhar suas funções com excelência, sem precisar se preocupar com questões desgastantes.
Além disso, o senso de propósito que a identificação com a empresa em que atua possibilita, bem como o interesse em dar o seu melhor na realização das atividades laborais quando há reconhecimento, surgem a partir do comportamento empresarial. De tal forma que motivar os colaboradores é tanto causa como consequência desse contexto.
Construção de ambiente de incentivo à inovação
Uma cultura empresarial justa e empática, somada com uma mentalidade aberta à mudança, favorece a inovação. Uma vez que com isso se instala no colaborador a segurança para arriscar. Além disso, ele se sente estimulado e responsável por apoiar a melhoria na empresa.
Atração e retenção de talentos
Para alcançar resultados diferenciados, é preciso ter uma equipe à altura, cujos talentos tornem a empresa melhor. A atração e retenção desse perfil profissional dependem de uma organização em que o ambiente, as dinâmicas e as estruturas de trabalho estejam saudáveis, o que também contribui para a redução do turnover. A chave para tanto está no conhecimento que esse campo de estudo fornece.
Descoberta de líderes em potencial
O desenvolvimento de novas lideranças é fortemente apoiado pelo comportamento organizacional. Ele ajuda a identificar colaboradores que têm potencial, e trabalhar em suas aptidões e limitações até que possam exercer plenamente uma função de gestão é estratégico para o crescimento do negócio.
Como o treinamento e o desenvolvimento de pessoas estão relacionados ao comportamento organizacional?
A ligação entre eles é clara, já que tudo que envolve os recursos humanos de uma empresa é abrangido pelo comportamento organizacional. Entre esses aspectos estão o treinamento e o desenvolvimento da equipe.
Sob esse ponto de vista, os fatores que fazem parte desse campo de estudo e que possibilitam o andamento ideal do negócio podem ser influenciados por cursos, palestras e formações, fazendo o aprendizado corporativo funcionar como ferramenta para a gestão de pessoas, que se ampara nesse conhecimento para ser otimizada e atingir de maneira precisa seus objetivos.
Compreender tudo o que o comportamento organizacional engloba é de grande importância para a gestão dos recursos humanos de um negócio. Isso gera benefícios para a empresa e para os colaboradores, além de permitir que os processos internos, principalmente o treinamento e o desenvolvimento, possam ser otimizados a fim de garantir a evolução de desempenho.
Gostou deste artigo? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Dessa forma, saberemos que estamos ajudando você!