Você sabe a importância do treinamento corporativo em 2021? Trata-se de uma prática necessária dentro das organizações, tendo em vista que, por meio dela, é possível desenvolver competências e habilidades dos funcionários e, assim, conquistar uma série de benefícios, como capacidade para atender às novas demandas do mercado, aumento da produtividade, melhora na qualidade dos serviços prestados, entre outros.

Mas, para usufruir de todas as vantagens, é preciso saber como planejar e implementar esse tipo de treinamento da melhor forma. Pensando nisso, separamos as principais dicas. Confira!

Verifique as necessidades da empresa

Nesse caso, é preciso realizar um mapeamento para identificar as necessidades da companhia em cada etapa do planejamento estratégico. Também são analisados os erros e riscos para compreender quais tipos de treinamento podem colaborar para a resolução de problemas.

Estabeleça os objetivos

Outro ponto relevante é definir o objetivo que se pretende alcançar, por exemplo: “qual falha precisa ser solucionada?”. Podem ser problemas no atendimento, queda de produtividade da equipe, falha na execução das atividades e demais.

É necessário entender os pontos que devem ser desenvolvidos e, assim, criar um processo de aprendizagem com foco no desenvolvimento dos atributos mais úteis para o aprimoramento dessas práticas.

Defina as metas

As metas devem ser estabelecidas com base no que se pretende alcançar com a empresa. Por exemplo, se o intuito é oferecer para um grupo de colaboradores um conteúdo sobre atendimento, espera-se que haverá um nível x% de melhora na satisfação dos clientes.

Adquiria os recursos necessários

É preciso reservar os recursos que serão aplicados no treinamento corporativo em 2021 com antecedência e, assim, evitar qualquer tipo de imprevisto. Assim, o orçamento é criado levando em conta a quantia que a organização pode gastar e, então, verificar o formato escolhido, forma de aplicação e demais critérios que vão contribuir para um bom custo-benefício.

É importante ter em mente que a empresa precisa buscar a implementação das melhores metodologias para as suas características, que trarão resultados positivos sem comprometer o caixa.

Esteja atento às tendências

Para definir a melhor técnica a ser usada no treinamento, é preciso estar atento às tendências e proporcionar um curso acessível e eficaz aos colaboradores. Entre os métodos que mais crescem no mercado, podemos apontar:

  • educação digital: trata-se da utilização de plataformas, ambientes online ou aplicativos com a finalidade de promover os treinamentos. Assim, os funcionários podem acessar os materiais na hora e local que acharem melhor, gerando um aprendizado mais acessível;
  • gamificação: representa a aplicação de mecanismos de jogos para engajar pessoas, promover a aprendizagem e solucionar problemas, baseado em três fundamentos principais: Reconhecimento, Premiação e Recompensa. Essa prática estimula a competitividade e exigência de resultados de forma saudável;
  • microlearning: conhecido como pílulas de aprendizado, é um método que divide os conteúdos em pequenas e curtas partes de ensino, possibilitando um estudo realizado de forma rápida e em poucos minutos, sendo bastante eficiente para a concentração e absorção dos materiais pelos colaboradores.

Acompanhe os resultados

É necessário monitorar e avaliar os resultados de cada treinamento conforme os objetivos da empresa. Claro que os resultados não vão surgir de um dia para o outro. Por esse motivo, é importante monitorar com frequência e elaborar avaliações e indicadores de performance para compreender o desenvolvimento e melhorias obtidas, tanto comportamentais quanto técnicas.

Como pode perceber, as tendências têm mostrado a importância de investir no online ao aplicar o treinamento corporativo em 2021, principalmente pelos seus benefícios, como acessibilidade, mobilidade, custo baixo, entre outros que vão impactar diretamente os propósitos alcançados.

A MicroPower é uma empresa líder em soluções tecnológicas para organizações que buscam implementar e aprimorar processos de gestão de performance, desenvolvimento de talentos, e-Learning, entre outras práticas. Somos especialistas em ajudar companhias que estão se adaptando às inovações propostas pela transformação digital.

Quer conhecer um pouco mais de todas as nossas soluções oferecidas? Então, entre em contato e veja como elas podem auxiliar no aperfeiçoamento da equipe e desenvolvimento do negócio!