Definir metas nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, como saber se o que foi estipulado é relevante ou viável sem ser pouco ambicioso? Essas e outras dúvidas são resolvidas com o uso dos objetivos SMART, uma metodologia que orienta a atuação de profissionais e empresas. Com rumos bem traçados, eles conseguem melhorar os resultados do negócio.
Quer descobrir como defini-los e muito mais? Continue a leitura e fique por dentro!
O que são os objetivos SMART?
Trata-se de uma metodologia que permite elaborar, definir e acompanhar metas de forma mais eficiente, evitando criar expectativas irrealistas ou objetivos pouco desafiadores. Baseia-se no acrônimo SMART, cujas características a serem aplicadas consistem em:
- specific – específico;
- measurable – mensurável;
- achievable – atingível;
- relevant – relevante;
- time bound – temporal.
Na prática, serve para garantir que os rumos estabelecidos sejam viáveis e representem o melhor resultado dentro do contexto em que uma pessoa ou empresa está vivendo no momento.
Por que é importante defini-los?
Traçar metas proporciona mais motivação para pessoas ou empresas alcançarem melhores resultados. Além de servir de guia para sua atuação, evita que percam o foco e assegura que concentrem esforços no que realmente é útil. Assim, elaborar e acompanhar os objetivos SMART gera diversos benefícios, incluindo:
- maior clareza sobre as ideias e ações;
- máximo aproveitamento dos recursos;
- ampliação da capacidade de alcançar o que foi determinado;
- redução de riscos e de dificuldades nesse processo;
- mais oportunidades de progresso.
Como definir e acompanhar os objetivos SMART?
Definir e acompanhar os objetivos SMART rende retorno mais positivo quando se toma alguns cuidados. Veja os principais, a seguir!
Atrele os objetivos ao planejamento de longo prazo
O primeiro passo é dividir a estratégia de longo prazo em prazos menores, o que vai facilitar sua execução e gestão. Nesse sentido, o ideal é que cada objetivo corresponda a um resultado desejado em uma etapa, formando um processo mais amplo, para que todas as ações tenham utilidade.
Comunique com clareza
Quando se trata do trabalho coletivo em empresas, não basta estabelecer metas. Precisa haver uma comunicação efetiva ao repassá-las para todos os envolvidos em realizá-las. Assim, as decisões cotidianas se tornam mais coerentes e a equipe consegue direcionar seus esforços, trabalhando em conjunto para atingir o que foi proposto.
Associe as metas a KPIs
Contar com indicadores para mensurar o alcance de metas faz toda a diferença. Com eles, é possível visualizar o andamento e a efetividade das ações desenvolvidas, bem como o desempenho dos envolvidos. Portanto, KPIs (Key Performance Indicators) devem ser associados a cada um dos objetivos.
Organize tudo em um checklist quantitativo
Outro ponto importante é contar com um checklist quantitativo para acompanhar os objetivos SMART. Nele, atividades, prazos e resultados esperados ficam organizados. Então, você tem mais facilidade tanto para checá-los quanto para medir seus níveis de atendimento.
Dessa maneira, a necessidade de ações corretivas é rapidamente identificada antes do fim do projeto. Essa antecipação permite realizar otimizações durante sua execução para que as metas sejam atingidas ao final.
Os objetivos SMART são capazes de promover uma atuação mais focada em prol dos resultados almejados por meio de metas viáveis e desafiadoras. Com essa metodologia, pessoas e empresas conseguem direcionar seus esforços investindo no que realmente agrega.