As metodologias ágeis estão em destaque. Afinal, encaixam-se no mercado atual, respondendo a necessidades empresariais que incluem eficiência e qualidade. Ou seja, são estratégias ideais para garantir a competitividade do seu negócio.
Com elas, projetos e setores podem ser geridos de uma maneira mais enxuta, sem deixar de entregar resultados positivos. Ademais, tanto reduzem desperdícios quanto otimizam a experiência do cliente.
Veja a seguir o que são, quais os principais métodos e muito mais para usufruir de suas vantagens em seu empreendimento!
O que são metodologias ágeis?
Metodologias ágeis são um conjunto de técnicas de gestão que em comum representam um modelo de administração voltado a entregar o máximo de valor rapidamente ao cliente sem desperdiçar recursos para isso.
Lançando mão de processos, práticas e ferramentas alinhados ao desenvolvimento de softwares, esses métodos são caracterizados por:
- segmentar um projeto em ciclos curtos;
- corrigir problemas durante o andamento do plano;
- reestruturar o planejamento de acordo com os feedbacks recebidos;
- promover o trabalho em equipe e a colaboração;
- adequar-se constantemente às necessidades do público–alvo;
- possibilitar o aprendizado e o progresso contínuo;
- focar no que satisfaz o consumidor;
- dar ênfase à autogestão.
Quais são os principais métodos ágeis?
Apesar dos diversos elementos característicos em comum, as metodologias ágeis se separam em variadas opções. Conheça a seguir os principais métodos!
Scrum
O Scrum é um framework que organiza as atividades de um projeto a partir da definição de funções — Product Owner, ou representante do Cliente, Scrum Master, que atua como líder e facilitador, e Development Team, para a equipe — e de momentos de alinhamento formados por 4 cerimônias:
- Sprint Planning: reunião de recebimento de demandas e planejamento da jornada;
- Daily Scrum: reunião diária para definir ações e prioridades;
- Sprint Review: reunião de acompanhamento e revisão para ajustes;
- Sprint Retrospective: reunião de identificação e análise de pontos de melhoria.
Com a implementação dessa metodologia ágil, o próprio processo de gestão das tarefas se torna um caminho para o aperfeiçoamento das entregas e procedimentos, voltando-se à satisfação do público-alvo.
Lean
O Lean é uma metodologia enxuta. Ou seja, busca minimizar ou eliminar desperdícios como tarefas duplicadas ou desnecessárias, gastos excessivos de material, perdas por falta de qualidade, erros, retrabalhos etc.
Para isso, os fluxos de trabalho incorporam o feedback como uma atividade frequente. Nesse sentido, tanto processos quanto entregas são otimizados para agregar valor, demandado o mínimo de recursos em prol de garantir a satisfação do cliente. Enquanto a produtividade cresce, esse método exige um acompanhamento constante para ser efetivo.
SMART
SMART é a sigla para Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-related. Por se tratar de um modelo para a definição de metas, essas características, que em português são traduzidas como específica, mensurável, alcançável, relevante e tempestiva, servem de guia.
Na prática, permite que o negócio proponha objetivos realistas que se alinham aos princípios das metodologias ágeis como instrumentos de acompanhamento ideais para os projetos.
Kanban
Kanban é um modelo de acompanhamento visual que organiza checklists e fluxos de trabalho em dashboards ao alcance da visão de todos os envolvidos. Dessa forma, toda a equipe consegue saber o status de um projeto, o que precisa ser feito, quem é o responsável etc. Para implementar essa metodologia, deve-se separar as atividades em 3 listas:
- tarefas a serem realizadas;
- demandas em andamento;
- ações finalizadas e validadas.
Suas vantagens incluem a facilidade para organizar e perceber em que ponto está cada processo, bem como o estímulo à atenção para atualizar o quadro constantemente, evitando que a desinformação leve a decisões erradas que prejudicam toda a empresa.
Quais são suas vantagens?
As metodologias ágeis se destacam no mercado atual ao responderem a necessidades como eficiência e qualidade, bem como por entregarem melhores resultados sem elevar os gastos. Nesse cenário, suas vantagens incluem:
- maior entendimento do que realmente satisfaz o público-alvo;
- aumento da capacidade de atender com precisão as demandas do cliente;
- ampliação da flexibilidade e da adaptabilidade para realizar mudanças em prol de um resultado superior;
- criação de um ambiente de trabalho cooperativo, motivador e aberto;
- melhora da comunicação, evitando falhas por falta de informação;
- implementação de uma cultura de melhoria contínua;
- elevação da qualidade na execução e nas entregas;
- redução de desperdícios, erros e retrabalhos;
- diminuição de custos;
- eliminação de burocracias e de atividades que não agregam valor.
Como escolher quais metodologias ágeis utilizar na empresa?
Diante da variedade de metodologias ágeis disponíveis, é comum surgir a dúvida sobre qual é a melhor, certo? Cada uma conta com prós e contras que precisam ser avaliados de acordo com as necessidades da empresa ou do projeto no qual o método será implementado.
Elementos como o momento e a maturidade do negócio, o conhecimento ou a experiência dos colaboradores sobre essas abordagens, o nível de organização dos processos, entre outros, influenciam nessa decisão. Afinal, a adesão a essa forma de trabalhar é impactada por tais aspectos.
Do ponto de vista estratégico, o modelo a ser adotado deve responder aos objetivos do empreendimento e às demandas do público-alvo quanto às entregas, além de ajudar a eliminar dificuldades.
Assim, o sucesso de tal análise começa no mapeamento de todos esses itens, classificando-os e indicando quais ações auxiliam na sua resolução, atingimento ou potencialização. Em seguida, é importante associar esse cenário às opções de abordagem. Assim, a que proporcionar melhorias em mais pontas é a ideal.
Como implementar metodologias ágeis na prática?
A implementação de qualquer uma das metodologias ágeis é um processo de transição entre um modelo tradicional de gestão e o Agile. Portanto, é fundamental preparar tanto a empresa quanto a equipe, apresentando os fundamentos que embasam esses métodos e seus benefícios. Ou seja, comece criando uma mentalidade.
Ainda na fase de planejamento, a antecipação da seleção de ferramentas e recursos acelera a implantação. Outra providência que deve ser tomada previamente é priorizar áreas ou projetos, criando um cronograma das intenções de mudanças para que o movimento de modificação ocorra gradualmente.
Por fim, não deixe de capacitar todos os colaboradores, fornecedores e parceiros envolvidos acerca das especificidades técnicas, garantindo que entendam papéis, atividades e instrumentos.
As metodologias ágeis se apresentam como técnicas de um modelo de gestão alinhado à realidade do mercado, já que priorizam as demandas do cliente, a otimização de recursos e a qualificação constante. Portanto, é uma forma de atingir diferencial competitivo a partir da própria estrutura de negócios.
Quer acompanhar outros conteúdos como este? Siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Telegram para você não perder nada!