Um grande diferencial para as empresas é a capacidade de conseguir documentar as principais estratégias que tornam os processos internos mais produtivos e eficientes. As ferramentas de gestão do conhecimento são fundamentais justamente por auxiliar esse arquivamento ao mesmo tempo em que são, elas mesmas, o meio pelo qual os colaboradores aprenderão novas competências.

Neste artigo, falaremos sobre o valor de contar com a gestão do conhecimento na sua empresa usando a tecnologia a favor desses processos. Entenda como treinamentos e capacitações podem envolver e motivar sua equipe ao mesmo tempo em que garante o domínio dos processos internos na própria cultura empresarial. Boa leitura!

Entenda a importância de usar ferramentas de gestão do conhecimento

Para garantir que novos funcionários conseguirão executar os processos que já fazem parte do fluxo da empresa, é comum contar com diversas estratégias como treinamento no período de adaptação, além do desenvolvimento de manuais corporativos. O que as ferramentas de gestão do conhecimento fazem é simplesmente reunir diversas funcionalidades em uma plataforma de treinamento que ajuda a:

  • reunir as informações sobre os processos da empresa, arquivando-as em um mesmo lugar;
  • engajar e envolver os colaboradores com estratégias como a gamificação;
  • identificar talentos, incentivando-os a contribuir com o compartilhamento das suas estratégias no formato de conteúdos para outros funcionários;
  • estimular a distribuição do conhecimento;
  • realizar atualizações, apresentando novos processos;
  • fortalecer a cultura empresarial, contribuindo para mudanças quando necessário.

Descubra os requisitos essenciais para esse tipo de ferramenta de gestão

Na hora de pesquisar esse tipo de ferramenta, é fundamental entender que a tecnologia traz um novo modelo no universo dos treinamentos. Assim, uma ferramenta de gestão deve atender ao desenvolvimento das inteligências múltiplas, além de fazer com que a educação corporativa se transforme em uma atividade mais atrativa e eficiente.

A empresa também deve estar atenta para algumas características do fornecedor como uma metodologia que potencialize a distribuição do conhecimento e ganhos no desempenho dos colaboradores. Além disso, é essencial que a ferramenta:

  • possibilite uma gestão dos cursos, distribuindo o acesso ao conteúdo adequado para cada colaborador;
  • apresente métricas relevantes para monitorar o caminho de aprendizagem;
  • conte com uma equipe para auxiliar na análise e implementação das trilhas de aprendizagem.

Veja como o LMS otimiza a gestão do conhecimento

O LMS (Learning Management System) permite que o e-learning (aprendizado on-line) seja monitorado e a acompanhar o desempenho de cada colaborador. Além disso, é possível gerenciar conteúdos relevantes para cada um dos desafios que se apresentarem ao longo da gestão do conhecimento. Essa ferramenta faz com que o processo seja mais dinâmico, permitindo trocas entre estudantes.

Como você viu, as ferramentas de gestão do conhecimento estão ligadas ao novo conceito de RH. Afinal, a gestão de pessoas não deve acontecer de forma unilateral, mas analisando os diversos pontos de interação que um colaborador pode ter com a empresa e como ele pode aprender por esses canais. Além disso, com essas ferramentas, é possível deixar os processos internos sistematizados e documentados.

Se você gostou do texto, então confira agora mesmo nosso artigo Saiba tudo sobre Gestão do Conhecimento com esse guia completo, facilitando ainda mais sua gestão!

Saiba como realizar a Gestão do Conhecimento em sua organização
ebook_amarelo