As estratégias de employer branding, ou imagem positiva da marca empregadora, têm o intuito de aprimorar os processos de atração e retenção de talentos e, assim, compor um time de alto desempenho. Por meio delas, é possível contar com funcionários alinhados e envolvidos com os valores organizacionais, o que vai influenciar diretamente a produtividade e o sucesso da empresa em um mercado tão competitivo.
Quer saber como aplicar o employer branding de forma efetiva para que os colaboradores se sintam valorizados? Então, leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!
1. Melhore a comunicação interna
É fundamental desenvolver um canal de comunicação simples e transparente na empresa. Afinal, sem um diálogo claro e amigável, não é possível promover a valorização da equipe nem estimular uma troca de ideias e sugestões para implementar melhorias. Algumas medidas recomendadas são:
- criar uma rotina de feedback para incentivar o contato entre os líderes, o RH e o time de colaboradores;
- desenvolver um guia de recrutamento que vai estabelecer as diretrizes e alinhar o setor de RH e os gestores na atração de novos talentos;
- utilizar o site institucional, e-mails, mural, blog e outros canais para comunicar os valores e as boas práticas da empresa na rotina.
2. Implemente a gestão de aprendizagem
A gestão de aprendizagem exerce um papel importante para aumentar a satisfação da equipe e, consequentemente, a produtividade. Ela permite que você avalie todas as estratégias de desenvolvimento que podem ser adotadas e, a partir daí, escolha as que geram melhores resultados.
O aprendizado ocorre de várias formas: experiências do dia a dia, sistemas tradicionais, convivência, cursos, treinamentos, entre outras. O ideal é que ela funcione com o auxílio da tecnologia, considerando que o uso de um sistema possibilita monitorar o desenvolvimento dos funcionários nos cursos e nas capacitações disponibilizados.
As plataformas de Learning Management System (LMS) estão entre as mais usadas nesse sentido, pois facilitam o monitoramento de fatores como dedicação, nota e evolução em cada conteúdo. O LMS oferece diversos recursos, em tempo real ou não, que dão suporte ao processo, viabilizando o planejamento, a implementação e a avaliação.
3. Adote soluções de treinamento e desenvolvimento
Existem diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento para profissionais. Dessa forma, é necessário buscar as estratégias mais adequadas aos objetivos e às especificidades da organização para tirar o máximo possível dos colaboradores. Entre elas, destacam-se o microlearning e a gamificação.
Com relação às vantagens dessas ações, as principais são as seguintes:
- capacitar os funcionários para uma nova metodologia implementada na empresa;
- motivar os trabalhadores;
- integrar os membros da mesma equipe ou entre setores;
- minimizar falhas específicas em uma das etapas do processo de trabalho;
- atualizar conhecimentos.
Após colocar as estratégias em prática, é essencial mensurar o desenvolvimento de forma periódica. Assim, fica mais fácil entender o que está gerando resultados positivos ou não e realizar os ajustes necessários para garantir a eficácia das ações.
Como vimos, adotar as soluções certas ajuda na implementação do conceito de employer branding e desenvolve o diferencial de que a empresa precisa para superar os concorrentes. Nesse sentido, você pode contar com o MicroPower Performa. Trata-se da melhor plataforma de treinamento, desenvolvimento e gestão de desempenho do mercado, ideal para gerir pessoas de maneira integrada e eficaz.
Quer saber mais sobre a nossa solução para investir no employer branding? Então veja como funciona a implementação e a gestão da aprendizagem (e-Learning).