Com o avanço da tecnologia, o mercado tem vivido em constante evolução, o que pode gerar momentos de incerteza para várias empresas. Como forma de se adequar a essa nova realidade, é importante que a equipe esteja preparada para superar os desafios, manter-se competitiva e sobreviver no ramo de atuação. Por isso, é necessário entender o que é o ambiente VUCA.

Isso porque se trata de um método usado como forma de classificar o cenário de imprevisões e dinamismo que integra o ambiente corporativo. Assim, será mais fácil desenvolver os colaboradores de forma eficiente, para qualquer tipo de transformação.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais pontos sobre o assunto e mostrar como implementar esse ambiente na organização. Acompanhe!

O que significa o ambiente VUCA?

A palavra VUCA retrata a união das iniciais dos termos volatility, uncertainty, complexity e ambiguity. Traduzido para o português, quer dizer volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Compreender a influência de cada um desses aspectos que constituem essa metodologia é fundamental para gerenciar os mais variados contextos aos quais os líderes se submetem no dia a dia de trabalho. Entenda melhor a seguir!

Volatility/ Volatilidade

Mudanças sempre ocorreram, e o que as tornam diferentes nesse novo momento é justamente o fato de elas serem voláteis. Isso significa que são mais dinâmicas, o que exige que as empresas sejam mais rápidas nas contenções de riscos ou no investimento nas oportunidades.

Uncertainty/ Incerteza

Ocorre devido à volatilidade, tendo em vista que esse fato impossibilita a previsão do futuro de forma certeira. Isso coloca em xeque a eficiente das estratégias desenvolvidas, já que fatos inesperados podem surpreender os negócios.

Complexity/ Complexidade

O mundo VUCA torna a rotina mais complexa, considerando que as diferentes situações não lineares influenciam o entendimento dos líderes, gerando um sentimento de caos e descontrole. Sendo assim, é essencial que o gestor estratégico consiga identificar a relação entre os problemas reais, suas causas e efeitos, bem como as melhores decisões a serem tomadas nessa hora.

Ambiguity/ Ambiguidade

Existem várias maneiras de interpretar um cenário. Ou seja, há muitas perspectivas em relação ao acontecimento de ameaças ou oportunidades, o que eleva a importância e a necessidade de uma gestão de riscos efetiva.

Dessa forma, o ambiente VUCA requer que as empresas mudem o seu modelo de negócio e contem com líderes preparados e aptos a lidar com as situações do momento, além de garantir um aprendizado contínuo para o time, ágil econômico e eficiente.

Para lidar com esse novo conceito, é importante que a liderança tenha uma visão clara do que a companhia pretende alcançar, além da capacidade de escutar e observar o que todos têm a dizer. Por isso, habilidades como comunicação, trabalho em equipe, espírito de colaboração, entre outras, precisam ser desenvolvidas.

Como é possível gerenciar equipes de alta performance em um ambiente VUCA?

Existem algumas medidas que podem ser implementadas como forma de criar e desenvolver um time composto por colaboradores de alta performance em um ambiente VUCA. Entenda melhor como isso pode ser feito.

Conte com profissionais com habilidades essenciais

Existem habilidades que são essenciais para que a equipe consiga lidar com os momentos de incertezas presentes no mercado:

  • vontade de aprender: buscar por informações e novos conhecimentos, além das funções exercidas;
  • adaptabilidade e flexibilidade: ter flexibilidade e estar aberto a mudanças repentinas;
  • resiliência: apender de maneira contínua, aprimorando as atividades e processos executados;
  • foco: estar disposto e se disciplinar para alcançar as metas e objetivos propostos;
  • integração: estar alinhado com os colegas de trabalho para gerar produtividade e eficiência.

Sendo assim, a organização precisa contratar profissionais e estimular os já admitidos para desenvolver essas habilidades. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade dos serviços prestados. Além disso, o time será capaz de tomar decisões rápidas e assertivas.

Tenha uma visão estratégica

A visão estratégica engloba os seguintes aspectos: alinhamento dos propósitos a serem compartilhados, foco e crença. Nesse caso, o foco busca dar um objetivo a fim de que a empresa atue para atingir os resultados esperados. Sendo assim, é preciso analisar as oportunidades e antecipar as ações a serem aplicadas.

Isso quer dizer que os líderes, gestores e funcionários devem ser reunidos rumo à crença de uma meta em comum, para que todo o trabalho seja direcionado a um norte organizacional determinado, previamente estabelecido e que gere valor para o negócio.

Foque em uma comunicação transparente

A transparência torna a gestão da empresa muito mais clara, o que facilita a elaboração de estratégias para o negócio em geral. Uma ideia é contar com uma boa ferramenta capaz de reunir dados em um único local e aumentar a produtividade, além de evitar problemas de comunicação que possam causar erros e incertezas.

A criação de um sistema de controle de acervo digital é um exemplo de como reunir as informações em um só mecanismo e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade. Dessa maneira, o livre acesso à comunicação transparente evitaria ambiguidades e incertezas.

Analise os estilos de liderança

É importante promover a formação de uma boa liderança, forte e que tenha a capacidade de enxergar todos os possíveis cenários da organização. Além disso, é necessário focar em líderes que tenham propósitos e que consigam tomar as melhores decisões de acordo com as estratégias do negócio. Isso vai gerar um modelo de gestão que envolve e engaja o time.

Invista no aprendizado constante

O aprendizado constante é promovido com base na busca pelo treinamento, desenvolvimento e capacitação do time. Isso pode ser realizado com um planejamento dos processos eficaz e capaz de estabelecer uma cultura corporativa e organizacional que visa aos melhores resultados possíveis.

Estimule o pensamento crítico

É preciso expandir a capacidade de atendimento e análise do ambiente. Para isso, é necessário observar todo o contexto, por intermédio de perspectivas que vão além dos parâmetros definidos.

Os líderes e demais colaboradores também precisam ter a mente livre de opiniões e pensamentos previamente concebidos para explorar a situação atual e oferecer seu ponto de vista. Isso vai ajudar na tomada das melhores decisões devido à capacidade de avaliar vários cenários e entender as melhores ações a serem colocadas em prática.

Agora que você entende a importância dos lideres e toda a equipe da empresa estarem preparados para enfrentar o ambiente VUCA, o ideal é contar com tecnologias capazes de contribuir para esse processo, seja por meio da automatização da gestão, acompanhamento de métricas ou uma plataforma de treinamento, desenvolvimento e gerenciamento de desempenho que contribui para a gestão de pessoas integrada. Nesse cenário, uma boa alternativa é contar com as soluções oferecidas pela MicroPower.

Quer conhecer os benefícios das nossas soluções? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas dúvidas!