Apostar na educação corporativa é uma estratégia bastante eficiente quando o assunto é a busca pelo desenvolvimento de novas habilidades e competências por parte dos colaboradores, com foco no alcance dos objetivos e metas estabelecidos. Sendo assim, é necessário entender como mensurar o ROI em treinamentos, já que se trata de uma fórmula matemática que aponta se os investimentos realizados nessas ações vêm gerando resultados positivos.
Quer saber como calcular o ROI em treinamento de forma correta e fazer com que os valores disponíveis sejam usados com mais sabedoria, efetividade e rentabilidade? Então, continue a sua leitura!
Para que serve o ROI em treinamento?
Os treinamentos corporativos, quando bem projetados e implementados, oferecem diversas vantagens para os colaboradores e empresa, decorrentes do aumento da motivação, produtividade e desenvolvimento de atributos significativos para a boa execução e qualidade das atividades a serem realizadas.
Contudo, alguns aspectos que fazem parte do planejamento não são tão simples de mensurar, o que dificulta o entendimento de como as ações adotadas impactam a performance da organização e se realmente a estratégia é a grande responsável pelos resultados atingidos.
Dessa forma, o ROI em treinamento e desenvolvimento serve justamente para colaborar com o setor de RH na busca pela comprovação a respeito das metodologias aplicadas, oferecendo dados e comparações lógicas para apontar sobre os objetivos pretendidos e os alcançados — ou se existe a necessidade de realizar mudanças e fortalecer as práticas já implementadas para que as expectativas sejam superadas.
Ou seja, é uma excelente ferramenta para medir o desempenho das soluções e treinamentos adotados ou, até mesmo, fundamentar a necessidade de aumentar o investimento ou otimizar as ações já desenvolvidas.
Como o ROI em treinamentos deve ser calculado?
É totalmente possível medir os resultados dos treinamentos corporativos e saber se valem a pena ou não. Mas, para que isso ocorra, é necessário entender como fazer o seu cálculo de forma adequada. Veja como pode ser realizado a seguir por meio de um passo a passo que vai facilitar esse processo.
Levante os custos
Para identificar o quanto um investimento específico gerou de retorno, é preciso entender, de início, qual foi o montante aplicado. Então, faça o levantamento de todos os custos. Esse processo pode ser mais rápido ou demorado, já que vai depender de como a empresa se organiza.
Por exemplo, algumas instituições optam por contar com ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão financeira, para manter um controle mais eficiente e ágil.
Analise o resultado obtido
Depois que a soma dos custos é feita, o próximo passo é averiguar os resultados conquistados por meio do treinamento corporativo. Esse fato abrange variáveis que vão desde a redução do uso de papéis até o aumento das vendas e prestações de serviços.
Para evitar confusões, uma tática interessante é realizar a comparação dos resultados entre antes da aplicação do treinamento e após o treinamento.
Veja a real contribuição do treinamento
A contribuição é caracterizada pela observância dos resultados alcançados e a análise de qual participação os treinamentos tiveram no resultado obtido. Por exemplo, se as vendas alavancaram 20% e o treinamento aplicado se referia à melhora do atendimento, é possível relacionar a estratégia com o aumento dessas vendas.
Entenda o engajamento da equipe
Nessa fase, é levada em conta a forma como os integrantes da equipe recebeu o treinamento corporativo, se motivou e aceitou a ação. Tudo isso por meio da verificação de como cada pessoa se entregou ao processo, qual foi o desenvolvimento e a maneira de aplicação.
Fórmula para calcular o ROI em treinamentos
A forma básica para mensurar o ROI em treinamento é por meio da quantificação entre os benefícios da ação e seus custos. A fórmula aplicada é a seguinte: ROI = Resultado adquiridos – Custos / Custo.
É fundamental que o resultado seja positivo. Caso contrário, é preciso busca compreender o que deu errado, o que pode ser feito para aumentar o engajamento dos colaboradores, quais soluções mais atrativas podem ser usadas, entre outros.
Nesse tipo de situação, também é necessário que os gestores verifiquem se a perda é justificável, dado o montante investido. Por exemplo, uma perda pequena apresenta probabilidades de ser compensada por meio do aprimoramento do ambiente de trabalho entre os membros do time.
Como os processos de governança podem contribuir nesse processo?
Os processos de governança da empresa também podem ajudar na avaliação para verificar se o colaborador melhorou seu desempenho profissional após o treinamento. Isso ocorre por se tratar de um conjunto de regras, procedimentos e restrições que direcionam a maneira como uma organização deve ser conduzida no alcance dos resultados.
Além disso, busca limitar práticas e comportamentos indesejados, acompanhar as ações aplicadas, bem como definir a utilização de ferramentas de controle, o que permite uma abordagem mais estruturada no controle dos processos e promoção de mudanças. A finalidade é atingir objetivos, metas, agregar qualidade nos produtos e serviços prestados e, consequentemente, melhorar os resultados.
Agora que você entende a importância de mensurar o ROI em treinamentos e como fazer, é necessário destacar a importância de contar com boas ferramentas como parceiras. Nesse cenário, as informações obtidas por meio das soluções da MicroPower podem contribuir muito nesse processo.
Afinal, é importante contar com dashboards exclusivos para funcionário, gestor e o administrador, que fornecem os principais dados e informações de desempenho e treinamentos do colaborador, da equipe e de toda a empresa.
Dessa forma, é possível realizar uma análise de ROI em treinamentos baseada em dados precisos, que vai gerar toda a fundamentação necessária para manter as ações que estão dando certo, identificar erros e propor as melhorias necessárias, por exemplo, a adoção de novas metodologias de treinamento.
Quer conhecer melhor sobre as soluções desenvolvidas pela MicroPower é como elas podem ajudar a empresa no alcance dos resultados? Então, entre em contato agora mesmo!